A Scania, referência mundial em soluções de transporte
sustentável, consolida sua liderança no mercado mexicano: pelo sexto ano
consecutivo ficou em primeiro lugar entre os concorrentes, com market share
recorde de 57% no segmento de ônibus rodoviário – aumento de quase 9 pontos
porcentuais em relação ao resultado do ano anterior. Outro destaque do
desempenho da marca no país é o crescimento de 12% no faturamento em serviços,
na comparação entre os números de 2015 e 2014. “Com esses resultados, o México
se torna o principal mercado de ônibus para a Scania no mundo”, diz o
diretor-geral da empresa no México, Enrique Enrich.
No quesito serviços, o México é um modelo de sucesso com
o desenvolvimento do conceito de oficinas nas instalações dos clientes, hoje
presente em quase 40 pontos. Também vale mencionar que a ampliação da rede de
concessionários, que no último ano ganhou duas unidades, colaborou para
consolidar a presença da marca no país “O fato de atualmente 80% de nossos
colaboradores trabalharem na área de serviços mostra a importância do pós-venda
em nossa operação. Pela primeira vez na região das Américas, mais de 50% da
frota circulante roda com contratos de manutenção”, enfatiza o executivo.
Enrich afirma ser possível explorar mais o potencial de
crescimento em serviços, principalmente considerando a conectividade dos
veículos que oferecem, em tempo real, informações sobre sua condução. “Com
esses dados conseguimos dar maior eficiência e disponibilidade a nossos
clientes”, explica o executivo.
A maré favorável para o mercado mexicano deve continuar.
O executivo da Scania conta que neste ano já foram encomendados 360 ônibus,
mais que o dobro das encomendas do mesmo período do ano passado. Esse número
representa um recorde histórico de pedidos realizados em um único mês no
México.
Mobilidade sustentável – Foi somente no fim de 2013 que a
Scania entrou no segmento urbano do mercado mexicano. “A partir de então
estamos ganhando protagonismo, com participação em importantes sistemas da
Cidade do México, do Estado do México, Puebla e León, que intensificaram nos
últimos dois anos a implantação de sistemas de BRT”, conta o executivo.
A aposta reflete a estratégia da Scania de investir no
crescimento do país e aproveitar a demanda por soluções de mobilidade nas
grandes cidades. "Apresentamos ao mercado mexicano em 2015 nosso
ônibus Euro 6 movido a gás natural. A Scania tem todas as tecnologias para
transporte de passageiros, do etanol ao diesel euro 6, do híbrido ao elétrico.
Mas vemos que no México, pela disponibilidade do
combustível gás e levando em consideração todo o ciclo de vida do veículo, essa
é a melhor solução, e as demonstrações comprovam isso”, explica Enrich. Outros
países da América Latina, como Colômbia e Peru, já seguem a mesma tendência do
uso de GNV para seus sistemas de transporte urbano.
Para 2016, a aposta da Scania será também por caminhões.
Estão planejados estudos de mercado e demonstrações com as primeiras unidades
que chegam ao país. "No México, Scania é sinônimo de ônibus e excelência
em serviços, e chegou a hora de ser sinônimo também de caminhões. Estamos
prontos para esse passo", completa Enrich.
Nenhum comentário:
Postar um comentário