Testado durante quase toda
a temporada de 2015, neste ano o detector de fumaça será implantado
oficialmente já na primeira prova da Fórmula Truck, marcada para o dia 13 de
março em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. Projetado especialmente para a
mais popular categoria do automobilismo da América do Sul pela empresa DSA, do
interior do Estado de São Paulo, para ajudar a preservar o meio ambiente, o
equipamento eletrônico denominado DSA Evo Truck ganhou uma regulagem mais
rígida para a emissão de fumaça dos caminhões.
Esse aparato tecnológico, inédito no mundo,
servirá para os comissários da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA)
punirem os pilotos dos caminhões que estiverem emitindo fumaça preta além do
permitido pelo regulamento. O Sistema de Medição Eletrônica de Fumaça (DSA Evo
Truck) é composto por uma central eletrônica interligada a um conjunto de
sensores posicionados no cano do escapamento.
Um desses sensores emite uma luz, controlada
eletronicamente, e o outro a recebe, medindo a opacidade, a propriedade que os
materiais têm de absorver a luz. Em linhas gerais, quanto menos luz passar,
mais opacidade será apresentada na parte interna do cano de descarga. Ou seja,
mais fumaça. Dependendo do nível, o piloto será punido. Além de transmitir on
line as informações aos comissários, que poderão acompanhar tudo da tela do
computador na torre da direção de prova, o detector de fumaça também armazena
na memória os dados para, eventualmente, serem verificados depois do treino ou
da corrida.
CALENDÁRIO DE 2016*
|
13 de março - Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril - Curitiba (PR)
15 de maio - Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho - Goiânia (GO)
10 de julho - Londrina (PR)
31 de julho - Interlagos (SP)
4 de setembro - Guaporé (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro - Curvelo (MG)
* Sujeito a alterações
Nenhum comentário:
Postar um comentário