Os investimentos em mídia
digital realizados pela MAN Latin America renderam crescimento de mais de 20%
no volume de intenções de compra geradas pelo site da montadora
(www.man-la.com), segundo fechamento de 2015 em comparação ao ano anterior. A
reação foi registrada depois que a fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen
e MAN lançou o novo portal em 2015, permitindo ao consumidor enviar sua
intenção de compra a partir de qualquer página do site, melhorando assim sua
navegação e a apresentação de ofertas.
De acordo com a NTBS 2015 (New Truck Buyer),
pesquisa do setor que avalia as categorias, marcas e modelos de caminhões na
perspectiva do consumidor, os sites das montadoras já são a principal fonte de
buscas para consumidores do segmento. De olho nesta tendência e reforçando seu
perfil inovador, a MAN Latin America também se destaca como a primeira
montadora a ter um portal desenvolvido especialmente para o acesso por
dispositivos móveis.
Além do site na web e o mobile, a montadora
pratica o conceito de “veículos sob medida”, oferecendo informações importantes
para seu público-alvo nas páginas do Facebook (/manlatinamerica) e do YouTube
(/volkscaminhoes), as duas redes mais acessadas pelos brasileiros. Desta
maneira, aproxima-se dos consumidores e observa suas necessidades. Hoje ela é a
líder em número de fãs e engajamentos entre as montadoras no Brasil nas redes
sociais. De junho de 2014 a junho de 2015, passou da quarta para primeira marca
com mais fãs no Facebook, atingindo a marca de um milhão de fãs na página em
dezembro de 2015.
O YouTube, onde são assistidos cerca de seis
bilhões de vídeos por mês só no Brasil, também representa um importante canal
de contato da empresa com seus consumidores. Prova disso é o projeto “Amigo
Estradeiro”, criado em 2015, e que já conta com mais de 129 mil visualizações,
e reforça a comunicação e a proximidade com seus clientes por meio de vídeos
com dicas técnicas que facilitam a manutenção dos seus veículos. Os filmes
também são divulgados pelo Facebook, que já somam mais de três milhões de visualizações
e engajamentos até o momento.
As inovações e o investimento da MAN Latin America
na área digital não se restringem às suas páginas na web e nas redes sociais.
Para agilizar o trabalho dos caminhoneiros e proprietários, a montadora
patrocinou o desenvolvimento do aplicativo da NTC que oferece o cálculo rápido
e preciso do valor de fretes, fornece dicas sobre redução de custos, vídeos de
treinamentos em transporte e logística, e outros voltados para análise de
produtos.
O objetivo da empresa nesta parceria está
associado diretamente à questão de custo operacional, assunto constante nas
abordagens da montadora com os clientes, já que a escolha adequada do caminhão
em relação ao negócio pode trazer melhor resultado e rentabilidade. Isto torna
a ação interessante não apenas para a MAN Latin America, mas também para seus
consumidores e a própria NTC, uma entidade técnica reconhecida em assuntos
de transportes e que, até então, fornecia subsídios aos transportadores em formato
de planilha de cálculos, etc.
Conectada com as novidades, a MAN Latin America
também fechou parceria com o aplicativo Truckpad, que conecta o caminhoneiro a
ofertas de carga, otimizando o uso dos caminhões. O aplicativo proporciona
economia de tempo e aumento de rentabilidade para motoristas autônomos, além de
trazer conveniência a empresas que procuram por carreteiros para transporte de
cargas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário