LIGA DESPORTIVA
CHEGA COM PROPOSTA ALTERNATIVA
Wagner Gonzalez |
Cobrança de muitos desde há muito tempo, o
automobilismo paulista ganhou suas primeiras ligas. Uma delas, a Liga
Desportiva de Automobilismo, liderada por Ernesto Costa e Silva e Hélio
Saraiva-, foi apresentada recentemente em clima de união, euforia e uma boa
dose de amadorismo, itens em falta no cenário esportivo de São Paulo, ainda que
uma pitada de profissionalismo seja essencial. Afinal, é a base desta atividade
custosa quem mais precisa de uma injeção de ânimo e de um desafio capaz de
aglutinar os muitos descontentes com o que é oferecido aos autoentusiastas de
plantão.
Não
é de hoje que se fala na criação de ligas para contornar os problemas criados
pela ganância e inabilidade dos poderes constituídos. Ao seu modo, os gaúchos
conseguem manter um automobilismo regional saudável, que gera empregos e
boas corridas em várias categorias. Santa Catarina, focada em corridas de
terra, segue caminho semelhante e o Paraná, com dois autódromos e meio (a
fração fica por conta do fechamento iminente da pista de Curitiba), também
resolveram seus problemas. Por sua vez São Paulo e Rio, outrora uma das pontas
do eixo nacional do esporte, sucumbem graças ao objetivo comum de dirigentes e
promotores em ganhar tudo e dar nada, ou muito pouco, em troca. Diante disto,
como crer que possamos receber a bandeirada da competição que deu ao Brasil
oito títulos mundiais de F-1, um de protótipos, quatro vitórias em Indy, enfim,
um lugar consolidado entre os grandes centros do automobilismo mundial?
São poucos os dirigentes
que reúnem conhecimento de causa e o idealismo mínimo para semear facilidades
que façam surgir não apenas novos pilotos de qualquer idade, mas,
principalmente, chefes de equipe, comissários técnicos e desportivos,
cronometristas, jornalistas, mecânicos, organizadores, preparadores, promotores
enfim, todas as categorias que formam a estrutura do esporte. A dificuldade de
usar o autódromo de Interlagos para sua atividade-fim compara-se a um nervo
ciático inflamado, graças à incapacidade do poder público em explorar os 99.000
m² — área ocupada pelo Autódromo Municipal José Carlos Pace — de forma
eficiente a ponto de subsidiar o automobilismo de base.
Será a Liga Desportiva
do Automobilismo a solução para esse mal? Difícil dizer neste momento, mas não
há como negar que se trata de um ato corajoso de Costa e Silva e seu par
Saraiva, como bem sabe a Federação de Automobilismo de São Paulo. Ou por qual
motivo teriam convidado esse último para ocupar posto importante na chapa —
possivelmente a única —, que concorrerá nas próximas eleições? Se a LDA
trabalhar com as rodas no chão e uma dose mínima de profissionalismo e Ernesto
Costa e Silva e Hélio Saraiva tem capacidade para isso, os passos seguintes vão
demorar muito menos tempo para acontecer, e isto será uma vitória importante
para resgatar o automobilismo de raiz que tanto faz falta na principal economia
do País.
A F-1600 (foto de
abertura) é uma das categorias que pode ganhar com a nova Liga Desportiva do
AUtomobilismo.
Stock em falta
Faltando
duas semanas para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, a
lista de inscritos para a categoria mais importante do automobilismo nacional
ainda tem muitos lugares vagos: das 34 vagas disponíveis pelo menos sete ainda
estão sem piloto definido. Quatro desses bancos estão nas equipes Mico’s Racing
e Boettger e as outras três na Vogel, RZ e Full Time-ProGP. Um dos principais
concorrentes da última temporada, a Mico’s chegou a anunciar um acordo para ter
Sérgio Jimenez em suas fileiras, mas o piloto confirmou ontem que vai pilotar
um dos carros de Beto Cavaleiro.
Veja como está a lista de inscritos atual:
Voxx Racing: Marcos
Gomes (atual campeão) e Felipe Fraga
Red Bull Racing: Cacá Bueno e Daniel Serra
Full Time Sports: Allam Khodair e Rubens Barrichello
Eurofarma RC: Max Wilson e Ricardo Maurício
Shell Racing: Átila Abreu e Ricardo Zonta
Ipiranga RCM: Galid Osman e Tiago Camilo
Mico’s Racing: nenhum piloto confirmado
Vogel Motorsport: Denis Navarro
Axalta C2 Team: Gabriel Casagrande e Júlio Campos
RZ Motorsport: Luciano Burti
Boettger Competições: nenhum piloto confirmado
Cavaleiro Racing: Popó Bueno e Sérgio Jimenez
Carlos Alves Competições: Nestor Girolami e Vitor Gens
Hot Car Competições: Felipe Lapenna e Raphael Abate
Full Time ProGP: Felipe Guimarães
CBA reage
A Confederação
Brasileira de Automobilismo não publicou nada em seu site e, até ontem, a última notícia sobre a categoria
Marcas e Pilotos 1.6 publicada nesse veículo de comunicação
datava de 18 de setembro de 2015. Mesmo assim, o piloto paranaense Marco
Romanini anunciou que “a unificação dos regulamentos de todos os campeonatos
(brasileiros da categoria Marcas e Pilotos 1.6)” estaria na iminência de
tornar-se realidade. Se isto realmente for concretizado a decisão poderá ser
considerada a primeira atitude pró-ativa da atual gestão. No poder desde
janeiro de 2009, o atual presidente declarou, segundo Romanini, que “a
unificação pretendida pelos pilotos e pelas equipes está entre nossas
prioridades”.
F-1 despertou
Terminaram
hoje (23) os primeiros testes da atual temporada de F-1, em Barcelona, onde 11
pilotos participaram do treino de ontem. Entre as principais novidades dessa
agenda, as estreias da equipe Haas – que passou um susto quando a asa dianteira
do carro soltou-se da estrutura quando Romain Grosjean se aproximava da curva 1
– e do mexicano Alfonso Celis como piloto de testes da equipe Force India
e a volta da Renault como construtora. Fato interessante foi a Ferrari ter
testado um jogo de pneus que a Pirelli produziu em sua planta da Romênia,
decisão tática que certamente remete a dois pontos críticos: ter uma
alternativa de produção e se resguardar de uma possível deterioração na
situação política da Turquia, onde os pneus da F-1 são fabricados atualmente.
Outro assunto que está sendo bastante comentado nos boxes de Barcelona são as
possíveis mudanças no regulamento técnico para 2017 e 2018.
Resultados de hoje 23/02
Piloto
|
Equipe/Motor
|
Tempo
|
| ||
1
|
Sebastian Vettel
|
Ferrari
|
1m22.810s
|
| |
2
|
Daniel Ricciardo
|
Red Bull/TAG Heuer
|
1m23.525s
|
| |
3
|
Sergio Perez
|
Force India/Mercedes
|
1m23.650s
|
| |
4
|
Nico Rosberg
|
Mercedes
|
1m24.867s
|
| |
5
|
Marcus Ericsson
|
Sauber/Ferrari
|
1m25.237s
|
| |
6
|
Esteban Gutierrez
|
Haas/Ferrari
|
1m25.524s
|
| |
7
|
Valtteri Bottas
|
Williams/Mercedes
|
1m25.648s
|
| |
8
|
Pascal Wehrlein
|
Manor/Mercedes
|
1m25.925s
|
| |
9
|
Fernando Alonso
|
McLaren/Honda
|
1m26.082s
|
| |
10
|
Jolyon Palmer
|
Renault
|
1m26.189s
|
| |
11
|
Max Verstappen
|
Toro Rosso/Ferrari
|
WG
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