quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Augusto Farfus disputa etapa final do DTM em Hockenheim com objetivo de fechar ano em alta


A temporada 2016 do DTM chega ao fim neste fim de semana (14 a 16 de outubro), no Autódromo de Hockenheim - mesma pista que recebe tradicionalmente a etapa de abertura do campeonato, em maio. Único brasileiro no grid da categoria, Augusto Farfus teve um ano difícil, mas justamente na primeira etapa subiu ao pódio e quer repetir a boa performance para fechar a temporada em alta. 

Depois de Hockenheim, em maio, o campeonato passou pela Áustria, Holanda, Rússia e Hungria, além dos circuitos alemães de Lausitzring, Norisring e Nürburgring, totalizando 16 corridas até agora, em oito rodadas duplas e seis meses de disputas. Na etapa final, todos os títulos serão decididos. Entre as montadoras, a BMW está 37 pontos atrás da Audi, e 137 à frente da Mercedes-Benz, e busca seu 4º título em cinco anos desde que retornou à categoria em 2012. Entre os pilotos, Marco Wittmann (BMW) tem vantagem sobre Eduardo Mortada (Audi), enquanto Jamie Green teoricamente ainda têm chances matemáticas. Nas equipes, a briga está aberta entre representantes da Audi e BMW. 

Para Farfus, que faz em 2016 sua quinta temporada na categoria - e a primeira com a equipe BMW Team MTEK -, o ano começou promissor, com um lugar de largada na primeira fila do grid e um pódio com o 3º lugar em Hockenheim. 

O curitibano ainda bateu na trave do pódio em outras duas oportunidades, com o 4º lugar tanto na Áustria quanto em Moscou. Nas etapas seguintes, Augusto enfrentou dificuldades e azares que deixaram o piloto fora da zona de pontuação em algumas ocasiões, que assim ocupa a 14ª posição na classificação geral entre os 25 pilotos que já correram neste ano. O mesmo aconteceu com seu companheiro de equipe, o canadense Bruno Spengler, que está apenas uma posição à frente na tabela. 

Apesar dos resultados aquém do esperado durante o ano, Farfus aposta em uma virada de jogo e em melhor sorte na rodada final do campeonato para encerrar a temporada com chave de ouro. No circuito de 4.574 metros de extensão, o piloto da BMW já venceu, largou na pole position e subiu ao pódio, e está confiante que pode apresentar forte performance e repetir os bons resultados de etapas passadas. 

As atividades do DTM em Hockenheim têm início na sexta-feira, com o 1º treino livre. No sábado, acontece mais um treino, a classificação e a corrida de 40 minutos mais uma volta de duração. No domingo, a programação é idêntica, mas com a corrida de 60 minutos mais uma volta. O canal Bandsports transmite a prova de sábado a partir das 10h30, enquanto no domingo a transmissão é às 12h. 

Augusto Farfus:
"É ótimo voltar para Hockenheim, é a pista em que mais tive sucesso no DTM, já venci, fui ao pódio e fiz a pole position, tenho grandes recordações. Depois de um ano difícil, em que muitas vezes as coisas não encaixaram ou não contamos com a sorte, espero fechar o ano com chave de ouro, para já iniciarmos a preparação para 2017 da melhor forma possível. Essa foi uma temporada de adaptação para mim na nova equipe, então vamos trabalhar para que todo o nosso trabalho duro seja recompensado nessa etapa. Ir para uma pista onde já corremos neste ano e treinamos bastante, onde temos um acerto básico, é bastante favorável e nos enche de esperanças para conquistarmos um resultado de destaque". 

Confira a programação do DTM em Hockenheim (horários de Brasília):

Sexta-feira, 14 de outubro
11h45 às 12h15 - 1º Treino livre

Sábado, 15 de outubro
5h50 às 6h20 - 2º Treino 
7h40 às 8h - Classificação 1
9h58 - Largada Corrida 1

Domingo, 16 de outubro
4h55 às 5h25 - 3º Treino 
6h55 às 7h15 - Classificação 2
9h18 - Largada Corrida 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário