sexta-feira, 29 de setembro de 2017

INSTITUTO RENAULT RENOVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA SEGURANÇA NO TRÂNSITO EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

A cerimônia de inauguração foi realizada na tarde da última quarta-feira (27) na minicidade do “O Trânsito e Eu”, localizada no Centro de Cidadania da Ecovia, localizado próximo ao pedágio da BR-277, km 82.

“A Renault produz em São José dos Pinhais desde 1998 e o programa “O Trânsito e Eu” é uma forma de contribuirmos para tornar cada vez mais pacífica e harmoniosa a convivência entre motoristas, pedestres, ciclistas e todos aqueles que fazem parte do trânsito desta cidade e de todas as demais localidades onde atuamos de forma permanente ou itinerante. O Instituto Renault acredita que a chave para essa transformação esteja na educação, base do ‘O Trânsito e Eu’”, afirma Caique Ferreira, vice- presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.

Após a entrega da nova estrutura do programa, a minicidade já recebeu sua primeira atividade prática, com 18 alunos da escola municipal Leopoldo Scherner.

Em conjunto com a administração municipal e a Ecovia, o Instituto Renault desenvolve o programa educacional no município desde 2012, já tendo beneficiado cerca de 35 mil crianças com formaçãosobre segurança no trânsito nas salas de aula da rede pública de ensino do município e com as atividades práticas na minicidade. Uma novidade é a chegada de mais um parceiro para o projeto: a Porto Seguro, empresa com atuação em vários projetos focados em segurança no trânsito.

O programa “O Trânsito e Eu” conta com unidades permanentes implantadas em Curitiba, São José dos Pinhais e Maringá, no Paraná, Pelotas/RS, além dos municípios paulistas de São Bernardo do Campo e Santa Bárbara d’Oeste. Nesses locais, o projeto tem início nas das salas de aula da rede municipal de ensino, onde são utilizados kits educativos ilustrados, produzidos pelo Instituto Renault. De fácil compreensão, eles são elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas, adaptadas à realidade brasileira pela PUCPR, com chancela do Departamento Nacional do Trânsito.

O conteúdo teórico é complementado pela atividade prática na minicidade, composto por ruas, semáforos, placas de sinalização, faixas de pedestre e ciclovias, onde as crianças vivenciam situações de mobilidade coletiva e individual, a bordo de minicarros, bicicletas ou a pé, aprendendo a conviver e a respeitar as diferenças com idosos e deficientes físicos e visuais. Além disso, o programa “O Trânsito e Eu” se desenvolve também por meio de apresentações itinerantes em parques, centros de compras e eventos.

Este ano foi inaugurada em São Paulo, capital, mais uma minicidade em parceria com a CET. No local, que deve receber cerca de 14 mil alunos por ano, o Instituto Renault entregou – também como parte do “O Trânsito e Eu” – uma grande inovação: a Sala Digital, que utiliza, entre outros recursos, a realidade virtual como ferramenta para ensinar a educação no trânsito.

Ao todo, mais de 50 mil crianças já foram alcançadas pelo “O Trânsito e Eu” em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário