A Land Rover completou uma exibição impressionante de capacidade de reboque puxando um caminhão bitrem de 100 metros na remota região de Outback, na Austrália.
O Discovery Td6 possui uma capacidade de reboque
certificada máxima de 3.500kg em rodovias públicas*, mas rebocou com êxito
um caminhão bitrem de 110 toneladas por 16 km ao longo de uma seção
fechada da estrada de Lasseter, graças ao seu motor a diesel de 3.0 litros e
potência de 258 cv somados à tração nas quatro rodas.
Os caminhões bitrem de até quatro trailers só
são permitidos nas vastas regiões de Outback, na Austrália, e, geralmente,
transportam combustível, minério mineral e gado entre comunidades rurais
remotas. Regulamentos estritos limitam seu comprimento a 53,5 m, mas a Land
Rover obteve permissão especial para puxar sete reboques e um trator de 12
toneladas - retida para operar os freios hidráulicos montados nos trailers.
"Não pensei que o veículo fosse capaz de rebocar,
por isso fiquei impressionado com a facilidade com que o Discovery puxou
um caminhão bitrem de 110 toneladas. E a suavidade das mudanças de
equipamentos sob essa quantidade de carga foi realmente impressionante. Esses
caminhões são a forma mais eficiente de transporte rodoviário no planeta e o
uso do Discovery tornou isso o mais econômico de todos", John Bilato,
diretor-gerente da Haulage Specialist G & S Transport.
O teste extremo foi realizado usando um Discovery Td6 e é
o último de uma série de impressionantes demonstrações de reboque completadas
pela família Discovery.
Em 1989, ano de lançamento, o primeiro Discovery puxou
um trem e, no ano passado, o SUV compacto premium Discovery Sport
rebocou um trio de cargas ferroviárias 85 pés acima do rio Reno.
“A capacidade de reboque sempre foi uma parte importante
do DNA do Discovery e o peso bruto do trem conta apenas a metade da história.
Tirar uma plataforma e sete trailers, com a resistência ao rolamento de tantos
eixos para ser superado, é uma grande conquista. Esperávamos que o veículo
fizesse bem, mas passou este teste com louvor, atingindo 44 km/h ao longo da
sua rota de 16 quilômetros”, disse Quentin Spottiswoode, engenheiro de produtos
Land Rover.
O Discovery usou uma transmissão automática de oito
velocidades padrão e um sistema de tração nas quatro rodas e foi conectado
ao caminhão bitrem usando um acessório de reboque ajustado na
fábrica. O veículo era o mesmo transportando 10 toneladas de lastro
para atingir a marca mágica de peso de 110 toneladas. Com 600Nm de torque, o
Td6 é adequado para puxar cargas pesadas.
O motor de 3.0 litros e 258 cv possui
recirculação de exaustão de baixa pressão e uma bomba de óleo de dois estágios
para respostas aprimoradas, refinamento e eficiência. Como resultado, o modelo
diesel oferece emissões de CO 2 de 189g/km e economia de combustível de 39.2mpg
(7.2l/100 km).
Nenhum comentário:
Postar um comentário