Amantes de motocicletas podem começar a contagem
regressiva para a Exposição 45 Anos da
Linha Z da Kawasaki que será aberta ao público até 9 de outubro no LM09. A
Kawasaki Z1, um dos modelos preferido por colecionadores e restauradores será
um dos destaques da exposição que fará um passeio pelo tempo até a década de 70
quando a Linha foi lançada.
O nome Kawasaki é poderoso, mas poucos conhecem a sua
origem. Shozo Kawasaki fundou sua
companhia em Tóquio em 1878, produzindo embarcações, incluindo submarinos e
locomotivas. Em 1922, produziu o primeiro aeroplano.
A segunda guerra mundial, no entanto, mudou os rumos da
companhia. Como o Japão foi proibido de produzir aviões por sete anos após o
conflito, a Kawasaki passou a se ocupar da produção de motores e transmissões
para equipar motocicletas de outros fabricantes. No Japão, as motocicletas, da
mesma forma que na Europa devastada pela guerra, eram o mais acessível meio de
locomoção nessa época. Em 1952 a Kawasaki voltou a produzir aviões e
helicópteros.
A primeira motocicleta produzida pela Kawasaki foi uma
dois tempos de 60 cm3, em 1953.
Apesar de vender mais de 10.000 unidades, não era adversária para a Honda Super
Cub, que vendia 30 vezes mais.
Em 1960, o
Japão produzia um milhão de
motocicletas, contra apenas 140 mil de todas as marcas inglesas. Um quarto
desse milhão era da Honda. Em associação com a mais antiga marca de
motocicletas japonesa, a Meguro, a Kawasaki passou a produzir, em 1965, a W1,
uma bicilíndrica de quatro tempos e 650 cm3, que era uma cópia da BSA A7
inglesa. A partir daí, as motocicletas Kawasaki passaram a ter outro status.
Logo depois, as tricilíndricas dois
tempos H1 e H2, de 500 cm3 e 750 cm3, entraram definitivamente para a
história das motocicletas de grande desempenho. Com os Estados Unidos como seu
principal mercado, a Kawasaki passou a produzir 200.000 motocicletas por ano.
Motocicletas com motores de quatro cilindros não eram novidade,
já em 1912 os irmãos ingleses Henderson produziam uma com motor longitudinal.
Em 1967, a Kawasaki iniciou o projeto N600, uma motocicleta com motor de quatro
cilindros quatro tempos de 750 cm3 e com duplo comando de válvulas no
cabeçote. O nome do projeto era “New
York Steak”, uma referência ao principal mercado que a Kawasaki pretendia,
o norte-americano.
A motocicleta estava praticamente pronta para ser
finalizada e lançada, quando uma “bomba”
caiu sobre a equipe responsável pelo projeto NYS: sem que eles sequer
desconfiassem do que estava acontecendo, a Honda lançou no Salão de Tóquio de
1968 a sua CB 750 Four.
Considerada o “divisor de águas” no meio motociclístico,
não só a Honda CB 750 Four
conquistou o mundo inteiro como também obrigou a Kawasaki a voltar atrás com
seu projeto. Apesar de ser mais potente, certamente devido ao motor DOHC (a
Honda tinha motor SOHC), ele não poderiam enfrentar a novidade com tão pouca
vantagem.
Voltando às pranchetas, o objetivo agora era fazer uma
motocicleta muito melhor do que a Honda, com motor de até 1.000 cm3 e 85 cv de potência. O time de projetistas da
Kawasaki tinha um prazo de 24 meses para entregar a encomenda. O nome do novo
projeto era T103 e a equipe passou a fazer testes em rodovias norte-americanas.
O mais curioso é que os protótipos estavam disfarçados de Honda CB 750 Four.
A Kawasaki Z1 foi lançada oficialmente no Salão de
Colônia, na Alemanha, em 16 de setembro de 1972. Na Europa a Kawasaki Z1 tinha
o nome de 900 Super 4. Um fato
curioso é que, uma semana após o lançamento oficial, uma Kawasaki Z1 com apenas
freio dianteiro duplo e radiador de óleo, dois itens opcionais para o mercado
norte-americano, venceu a prova de 250 milhas de Vaca Valley, na Califórnia. O
público presente praticamente ainda não conhecia a nova motocicleta, que pouco
tempo depois desbancaria a Honda CB 750 Four do seu confortável trono de “rainha das motocicletas”. Leitores da
revista semanal norte-americana Motorcycle News elegeram a Kawasaki Z1 como a
Máquina do Ano, em 1973.
A Kawasaki Z1
permaneceu sem alterações significativas até 1975, quando a Z1-B passou a ter
pequenas alterações, passando a ter o nome de Z900 em 1976 (em alguns mercados,
KZ900). Em 1977, foi substituída pela Z1000 (ou KZ1000), que tinha a mesma
aparência mas trocava os quatro escapamentos por um quatro-em-dois. A Kawasaki
Z1 atualmente é um dos modelos mais procurados por colecionadores e
restauradores de motocicletas japonesas dos anos 70.
Exposição 45 Anos da Linha Z
– Kawasaki
Até 9 de outubro
LM09
Avenida Lavandisca, 519, São Paulo
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