Carro esportivo reboca um Airbus A380 - a maior aeronave comercial do mundo
Quem nunca teve curiosidade ao observar os carros que
puxam e empurram os aviões nos aeroportos. Utilizados no procedimento de pushback, são eles os
veículos mais legais em um aeroporto. Uma coisa “pequena” como aquela tem uma
força que não imaginamos.
Empurram e puxam tanto aeronaves de pequeno e médio porte
quanto os maiores aviões que existem. Isso tudo sem forçar o motor até o
limite, possibilitando parar e acelerar novamente, sem impulso.
Em alguns aeroportos, principalmente os que operam
aeronaves de até médio porte, são utilizados tratores. No entanto, não se trata
de qualquer trator: o ideal é um trator pesado, a fim de que ele tenha
aderência o suficiente para empurrar ou puxar a aeronave, sem escorregar ou
ocorrer alguma coisa fora do normal.
Além do trator, em alguns lugares fora do Brasil são
utilizados caminhões Unimog. Esse caminhão é do tipo off-road, produzido pela
Mercedes-Benz. Os primeiros modelos surgiram pouco depois da Segunda Guerra
Mundial, e deveriam atender ao setor da agricultura, num papel mais polivalente
que um trator tradicional.
Com design inconfundível de carroceria baixa e um perfil
que caiba debaixo de uma aeronave, sem risco de danificá-la ou mesmo ao próprio
veículo. Sem contar também os modelos que usam engate externo, ou se prendem ao
trem de pouso dianteiro, e também os modelos que engatam nos trens de pouso
principais.
A fim de que eles tenham tração para empurrar ou rebocar
uma aeronave de grande porte, o veículo de pushback tem
que ser pesado, podendo ser acrescentado um lastro em seus compartimentos. A
tração de um veículo de pushback que vemos frequentemente para aeronaves de
médio porte, por exemplo, é de mais ou menos 75.000 lbf, aproxidamente 101 Nm
de torque.
Com esses dados, ficou mais fácil entender o desafio que
a Air France e Porsche tinham pela frente para estabelecerem um um novo recorde
mundial. Uma Porsche Cayenne rebocar
com êxito um Airbus A380 da Air France de 285 toneladas.
O carro, dirigido pelo técnico da Porsche GB, Richard
Payne, rebocou a aeronave a uma distância de 42 metros no H6, hangar de
manutenção da Air France, no aeroporto de Paris - Charles de Gaulle, superando
o recorde mundial anterior de 115 toneladas.
A Air France disponibilizou ao projeto o seu hangar
de engenharia de última geração e uma das 10 aeronaves Airbus A380 de sua
frota. O hangar de 60.000 metros quadrados, especialmente concebido para
hospedar a aeronave, é habitualmente o local que concentra toda a atividade de
engenharia e manutenção da frota da Air France. O contraste entre as duas
máquinas era impressionante.
A Porsche Cayenne (4,8 metros de comprimento) estava
ligada ao maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380 (73 metros de
comprimento) por meio de um acessório especial na barra de reboque padrão da
Cayenne.
O título foi alcançado por uma Cayenne S Diesel,
produzindo 385 hp e 850 Nm de torque. O feito foi então repetido utilizando uma
Porsche Cayenne Turbo S.
"Conseguimos - estou tão aliviado! Normalmente não
chegamos a esse ponto para a testar os limites de nossos carros, mas acho que
ficamos bem próximos. Posso dizer que foi um trabalho difícil, mas a Cayenne
não falhou e funcionou muito bem. Meus espelhos retrovisores refletiam Airbus,
o que foi interessante”, afirmou Richard Payne, técnico da Porsche GB.
"Nossos carros podem ir além do que nossos clientes esperam - eles são projetados para ser resistentes. Mas mesmo assim, o que a Cayenne fez foi notável - nós dirigimos o carro de Londres até aqui - e eu planejo levá-lo para casa novamente, depois de ter rebocado um A380. O crédito deve ir para a equipe em Stuttgart que desenvolveu o carro - eles fizeram um trabalho completo. Também estou muito grato à Air France e aos seus engenheiros pela generosidade ao permitir-me rebocar a bela aeronave".
Gery Mortreux, vice-presidente executivo da Air France
Industries acrescentou: "Como a Porsche, a KLM Engineering &
Maintenance da Air France Industries prospera na excelência e empurra
fronteiras da engenharia.
Foi uma honra acolher o Porsche no nosso hangar no
Charles de Gaulle, que é habitualmente o lar dos engenheiros que trabalham na
nossa frota de 10 Airbus A380 - um dos aviões mais sofisticados do mundo. Esta
conquista é uma nova ilustração da maneira como a AFI KLM E & M é capaz de
se adaptar a requisitos específicos, e a paixão que colocamos em cada desafio
que assumimos. Foi divertido e emocionante ver as duas máquinas juntas - nossos
engenheiros ficaram intrigados e impressionados. Parabéns à Porsche pelo feito
notável.
"Eu verifiquei algumas tentativas de registro
incríveis durante meu tempo no Guinness World Records, mas assistir uma Porsche
Cayenne rebocar um dos maiores aviões no mundo definitivamente classifica como
entre os mais espetaculares.
Meus parabéns para todos os envolvidos na
realização deste feito incrível." Afirmou Pravin Patel, do Guinness World
Records.
Nota - De
acordo com as regras aplicadas pelo Guinness World Records, o teste foi
supervisionado por engenheiros independentes da UTAC CERAM. Depois que o
registro foi ajustado, o desempenho testando e o exame de cada componente
principal e sistema eletrônico no veículo foi executado para fornecer a
certificação que o carro era à produção padrão.
PERFIL
Tarcisio Dias é
profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação
em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único
centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma
oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os
automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda
aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em
geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de
Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída
gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
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