A linha Z da Kawasaki acaba de ganhar mais um nome de
peso que irá integrar o seu time de poderosas máquinas. Com atributos que
incluem um visual agressivo, motorização potente e excelente dirigibilidade, a
Z900 2018 chega ao mercado brasileiro no mês de outubro para completar o line-up que vai da Z300 à Z1000.
A tradicional
marca japonesa apostou, mais uma vez, na união entre força e agilidade e
desenvolveu esta supernaked ainda
mais moderna. Com um motor de 948cc, distribuídos em quatro cilindros em linha,
a Z900 oferece o balanço perfeito entre leveza, dirigibilidade e potência.
Graças ao projeto de engenharia
que maximiza a resistência dos materiais, o quadro e a balança traseira da Z900
2018 ficaram mais leves e isso contribuiu em muito para o seu peso final de
apenas 210 kg. A escolha por rodas com cinco raios também contribui para a
leveza do conjunto, trazendo benefícios diretos para uma melhor dirigibilidade.
O resultado é uma moto que
prioriza o conforto e a agilidade na pilotagem. Além de ser leve, a Z900 tem o
assento um pouco mais baixo do que Z800 e Z1000, o que permite ao condutor ter
mais facilidade na hora de manobrar. Outro fator que contribui para isso é a
ampliação do ângulo de esterçamento, que chega a 33º na Z900.
Uma das características mais
singulares da Z900 só pode ser percebida com o sentido da audição. A Kawasaki
pesquisou minuciosamente os componentes que influenciam o ‘som do motor’ e
criou uma nota auditiva única e exclusiva para o ronco do seu motor
tetracilíndrico.
Não é só na acústica que a
motorização da Z900 se destaca. Com potência máxima de 125 CV e torque máximo
de 10,1 kgf.m, se diferencia pela rápida subida de giro e forte tocada nas
faixas de média rotação. Esse desenvolvimento veloz se torna possível graças à
adoção de um virabrequim mais leve, especialmente projetado para a Z900.
O câmbio também contribui para a
rápida aceleração da Z900. As relações de marcha ficaram mais curtas entre a
primeira e a quinta, de forma a priorizar as rotações mais usadas no dia a dia,
e a sexta marcha foi desenvolvida para ser utilizada como overdrive. Enquanto isso, a embreagem dispõe de cinco
configurações no manete e utiliza a tecnologia ‘Assistida & Deslizante’,
com dois cames diferentes, o que auxilia o seu acionamento em momentos de
reduções rápidas de marcha.
E para manter uma pilotagem leve e ao mesmo tempo segura, a Z900 possui um
moderno sistema de frenagem. Com ABS de série, a moto vem equipada com disco
duplo semiflutuante de ø 300 mm e pinça dupla com quatro pistões na roda
dianteira, e disco simples de ø 250 mm e pistão único na traseira. Já o sistema
de amortecimento conta com garfo dianteiro invertido com bengalas de ø 41 mm e
suspensão traseira horizontal do tipo back-link.
Além das configurações
mecânicas, outros pontos de destaque da Z900 estão no seu visual agressivo, que
segue o conceito sugomi desenvolvido
especialmente para a linha Z, e em seu painel completo e elegante, que oferece
as mais diversas funções, incluindo tacômetro digital equipado com a tecnologia shift light, que indica a troca de marchas
conforme o motor atinge uma rotação previamente programada.
O painel de
instrumentos conta ainda com hodômetro total e parcial, relógio, indicadores de
posição de marcha e de pilotagem econômica, consumo médio combustível,
autonomia e luz de temperatura do líquido refrigerante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário