A fábrica da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus,
localizada em Resende (RJ) acaba de receber investimentos de R$ 190 milhões
para a produção de uma linha inédita de veículos: a nova família Delivery. Os
aportes representam um verdadeiro salto tecnológico em sua montagem.
Processos avançaram dentro do conceito de Manufatura 4.0, ganhando força e
escala, sem redução de quadro de pessoal. A fábrica, inclusive, estará operando
três sábados por mês até dezembro e já anunciou a abertura de mais 300 vagas de
trabalho em seu complexo industrial em Resende.
Trinta e oito novos robôs conferem nível de automação de 60% na armação da
cabine, responsáveis por 2.500 pontos de solda, além de 170 itens para medição.
Mais de 120 equipamentos novos, incluindo alguns de grande porte, para a
montagem na linha final.
Predomina a tecnologia de reconhecimento automático do veículo. Cada nova
cabine vem acompanhada de um chip para que os robôs identifiquem seu modelo e
programem seus pontos de solda. Na linha final, as apertadeiras e equipamentos
de apoio à montagem também recebem de forma virtual a mesma informação para que
torque e outras configurações sejam exatas para o modelo e com rastreabilidade
para a maior segurança de todo o processo.
Para abrigar esse avanço em tecnologia, a montadora ampliou em quase cinco mil
metros quadrados sua área construída. O prédio de armação da cabine, onde se
concentram os novos robôs, teve uma extensão de 30% e incorpora conceitos de
sustentabilidade em sua construção, com a adoção de domos prismáticos em sua
cobertura — uma espécie de claraboia mais moderna — para favorecer a iluminação
natural, que substituem o equivalente a 114 lâmpadas de 400 watts, reduzindo
assim o consumo de energia.
Outros grandes investimentos estão no prédio da montagem final, com o
equipamento de alinhamento da suspensão independente e ainda um robô para colar
para-brisas e vidro vigia, seguindo tendência mundial da indústria automotiva.
O airbag também merece atenção, com um espaço controlado devido aos requisitos
de segurança necessários.
O investimento nessa modernização corresponde a cerca de R$ 190 milhões, ou 20%
do montante total aplicado no projeto. Antes com 12 robôs, a fábrica
quadruplicou essa estrutura. Hoje dispõe de 50 equipamentos. É tecnologia de
ponta, equiparada ao que há de mais moderno nas linhas de produção da Europa.
A inovação também está em suas operações por toda a fábrica. Há robôs que se
deslocam entre um ponto e outro da linha, abastecendo diferentes postos. Em
outra função, o equipamento é responsável por aplicar cola estrutural.
Cem por cento das cabines são medidas na própria linha de montagem para
garantir o padrão de solda e os mais de 170 pontos são avaliados pelos próprios
robôs, que enviam a informação em tempo real para o laboratório de metrologia
da fábrica.
Todo o planejamento dessa manufatura foi feito para conferir flexibilidade e
integração, resultando num gerenciamento eficiente dessa fábrica inteligente.
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