É possível que nenhum automóvel tenha,
em sua introdução, elevado uma categoria profundamente estabelecida de modo tão
decisivo quanto o primeiro Lexus LS, 28 anos atrás. O modelo que elevou o
significado de luxo a um novo patamar, definiu padrões de referência por quase
três décadas em termos de suavidade do motor, silêncio a bordo, acabamento
impecável, atenção aos detalhes, confiabilidade e qualidade duradoura.
Mais longo e mais baixo do que o modelo que substitui, o
novíssimo LS estreia um desenho marcantemente arrojado, com uma silhueta
semelhante à de um cupê, pontuada pela exclusiva linguagem de design Lexus.
Uma das grandes novidades é a nova plataforma global para
veículos de luxo, chamada GA-L. Esta plataforma premium oferece uma experiência de condução mais dinâmica
e, ao mesmo tempo, eleva o renomado conforto Lexus.
O LS original lançou a marca Lexus; o novíssimo LS 2018 é
a pedra fundamental para levar a marca para uma direção mais dinâmica. Para
criá-lo, a Lexus adotou a abordagem de partir do início, reimaginando o que um
sedã como este deve ser, como se a marca estivesse sendo lançada novamente. O
objetivo não foi melhorar o que a Lexus já havia feito, mas sim ultrapassar as
expectativas dos clientes.
Um fio condutor entre todos os modelos LS permanece:
Omotenashi, o conceito de hospitalidade japonesa. Aplicado a um carro de luxo,
isso significa tomar conta do condutor e dos passageiros, prevendo suas
necessidades, cuidando do seu conforto e ajudando a protegê-los contra o perigo.
Os projetistas da Lexus aproveitaram ao máximo a nova
plataforma, com seu perfil mais baixo e comprimento comparável com o de um sedã
de prestígio com grande distância entre eixos, para dar ao novo LS uma
aparência alongada e próxima ao solo. Em comparação com o LS que está saindo de
linha, o novo modelo é cerca de 1,5 cm mais baixo, com capô e o porta-malas
aproximadamente 3,0 e 4,0 cm mais baixos, respectivamente.
O design único da grade dianteira estilo “Spindle Grill”,
com textura que parece mudar conforme a luz, é o resultado de intenso
desenvolvimento e ajuste manual de milhares de superfícies individuais. O farol
com três projetores estreitos se mescla a um farol de LED em L que envolve
amplamente a lateral para dar uma aparência marcante à dianteira do LS.
O LS 2018 conta com rodas de 20 polegadas, que empregam
uma aparência brilhante criada com o uso de uma técnica de galvanoplastia
conhecida como crepitação.
Mais do que nunca, os condutores de sedãs de luxo querem
mais performance sem abrir mão do conforto. Esse é um dos equilíbrios mais
difíceis de alcançar em um veículo, ainda assim, a nova plataforma Lexus GA-L
cumpre o desafio.
Contribuindo para oferecer um equilíbrio inigualável
entre conforto e dirigibilidade, a Lexus aprimorou sua Gestão Integrada de
Dinâmica do Veículo (VDIM), introduzida pela primeira em 2005, e que controla
todos os subsistemas disponíveis no carro, como ABS, Controle de Tração
(TRAC/TRC), Controle de Estabilidade (VSC), Direção Elétrica (EPS), Direção com
Taxa de Câmbio Variável (VGRS) e Direção Traseira Dinâmica (DRS).
Como no LS anterior, o novo modelo oferece um sistema de
suspensão a ar que aprimora ainda mais a já sublime qualidade de condução. Uma
nova versão mais avançada da Suspensão Variável Adaptativa (AVS) ajusta
continuamente o controle de amortecimento em resposta às operações de condução
e às condições da superfície da estrada. "Continuamente" é a
palavra-chave, pois a Lexus aumentou os níveis de comutação da força de
amortecimento de nove no modelo anterior para 650 no LS 2018. O resultado é a
operação mais rápida, ininterrupta e refinada.
A versão híbrida do LS 2018 adota uma abordagem
completamente diferente do modelo anterior. O novo sistema Multi Stage Hybrid,
que estreou no LC 500h, combina um motor a gasolina V6 de 3.5 litros Atkinson
naturalmente aspirado com dois motores elétricos e usa uma bateria compacta e leve
de lítio-íon. O sistema garante um amplo torque em toda a faixa de velocidade
do motor, capaz de gerar 359 cv de potência e permite ao LS 500h acelerar de 0
a 100 km/h em 5,1s.
O novo sistema baseia-se na transmissão planetária
contínua controlada eletronicamente do Lexus Hybrid Synergy Drive acoplada a um
novíssimo conjunto de engrenagens automáticas de quatro velocidades. Os dois
sistemas trabalham em conjunto para expandir a gama geral de engrenagens e
aumentar a operação do motor V6 em uma faixa de velocidade mais ampla do que os
híbridos anteriores.
No modo M, os dois conjuntos de velocidades são
controlados em conjunto para proporcionar o efeito de 10 marchas, dando ao LS
500h uma sensação de condução altamente envolvente e permitindo que o motorista
mude as proporções com os botões de câmbio. O sistema Multi Stage Hybrid
permite mais assistência elétrica em velocidades mais baixas do veículo e
permite que o LS 500h funcione com o motor a gasolina desligado para distâncias
curtas a velocidades de até 140 km/h.
Criar um novo padrão de carro de luxo não é simplesmente
uma questão de adicionar mais recursos e tecnologia. Inspirada pelo princípio
omotenashi, a Lexus buscou incluir na nova cabine do LS o luxo que acolhe e
envolve passageiros ao tratar o motorista como um parceiro.
Ao aprimorar todos os aspectos do LS, a Lexus dedicou
especial atenção aos bancos traseiros do sedã. Os assentos traseiros possuem função “Relaxamento” e
utilizam bolsas de ar integradas no encosto e na almofada do assento. Elas são
infladas para aplicar pressão estrategicamente ao corpo do ocupante, ao mesmo
tempo em que aplicam calor nas áreas do ombro e da parte inferior das costas. O
ocupante pode selecionar entre três programas ("Relaxar",
"Alongar" e "Simples") e quatro para áreas específicas
("Tronco superior", "Tronco inferior", "Ombros" e
"Lombar").
O Lexus LS 2018 estará a venda no Brasil a partir do
segundo trimestre do ano que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário