sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Com o novíssimo LS 2018, a Lexus reiventa seu sedã símbolo global

É possível que nenhum automóvel tenha, em sua introdução, elevado uma categoria profundamente estabelecida de modo tão decisivo quanto o primeiro Lexus LS, 28 anos atrás. O modelo que elevou o significado de luxo a um novo patamar, definiu padrões de referência por quase três décadas em termos de suavidade do motor, silêncio a bordo, acabamento impecável, atenção aos detalhes, confiabilidade e qualidade duradoura.

Mais longo e mais baixo do que o modelo que substitui, o novíssimo LS estreia um desenho marcantemente arrojado, com uma silhueta semelhante à de um cupê, pontuada pela exclusiva linguagem de design Lexus.

Uma das grandes novidades é a nova plataforma global para veículos de luxo, chamada GA-L. Esta plataforma premium oferece uma experiência de condução mais dinâmica e, ao mesmo tempo, eleva o renomado conforto Lexus.

LS original lançou a marca Lexus; o novíssimo LS 2018 é a pedra fundamental para levar a marca para uma direção mais dinâmica. Para criá-lo, a Lexus adotou a abordagem de partir do início, reimaginando o que um sedã como este deve ser, como se a marca estivesse sendo lançada novamente. O objetivo não foi melhorar o que a Lexus já havia feito, mas sim ultrapassar as expectativas dos clientes.

Um fio condutor entre todos os modelos LS permanece: Omotenashi, o conceito de hospitalidade japonesa. Aplicado a um carro de luxo, isso significa tomar conta do condutor e dos passageiros, prevendo suas necessidades, cuidando do seu conforto e ajudando a protegê-los contra o perigo.

Os projetistas da Lexus aproveitaram ao máximo a nova plataforma, com seu perfil mais baixo e comprimento comparável com o de um sedã de prestígio com grande distância entre eixos, para dar ao novo LS uma aparência alongada e próxima ao solo. Em comparação com o LS que está saindo de linha, o novo modelo é cerca de 1,5 cm mais baixo, com capô e o porta-malas aproximadamente 3,0 e 4,0 cm mais baixos, respectivamente.

O design único da grade dianteira estilo “Spindle Grill”, com textura que parece mudar conforme a luz, é o resultado de intenso desenvolvimento e ajuste manual de milhares de superfícies individuais. O farol com três projetores estreitos se mescla a um farol de LED em L que envolve amplamente a lateral para dar uma aparência marcante à dianteira do LS.

O LS 2018 conta com rodas de 20 polegadas, que empregam uma aparência brilhante criada com o uso de uma técnica de galvanoplastia conhecida como crepitação.

Mais do que nunca, os condutores de sedãs de luxo querem mais performance sem abrir mão do conforto. Esse é um dos equilíbrios mais difíceis de alcançar em um veículo, ainda assim, a nova plataforma Lexus GA-L cumpre o desafio.

Contribuindo para oferecer um equilíbrio inigualável entre conforto e dirigibilidade, a Lexus aprimorou sua Gestão Integrada de Dinâmica do Veículo (VDIM), introduzida pela primeira em 2005, e que controla todos os subsistemas disponíveis no carro, como ABS, Controle de Tração (TRAC/TRC), Controle de Estabilidade (VSC), Direção Elétrica (EPS), Direção com Taxa de Câmbio Variável (VGRS) e Direção Traseira Dinâmica (DRS).

Como no LS anterior, o novo modelo oferece um sistema de suspensão a ar que aprimora ainda mais a já sublime qualidade de condução. Uma nova versão mais avançada da Suspensão Variável Adaptativa (AVS) ajusta continuamente o controle de amortecimento em resposta às operações de condução e às condições da superfície da estrada. "Continuamente" é a palavra-chave, pois a Lexus aumentou os níveis de comutação da força de amortecimento de nove no modelo anterior para 650 no LS 2018. O resultado é a operação mais rápida, ininterrupta e refinada.

A versão híbrida do LS 2018 adota uma abordagem completamente diferente do modelo anterior. O novo sistema Multi Stage Hybrid, que estreou no LC 500h, combina um motor a gasolina V6 de 3.5 litros Atkinson naturalmente aspirado com dois motores elétricos e usa uma bateria compacta e leve de lítio-íon. O sistema garante um amplo torque em toda a faixa de velocidade do motor, capaz de gerar 359 cv de potência e permite ao LS 500h acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1s.

O novo sistema baseia-se na transmissão planetária contínua controlada eletronicamente do Lexus Hybrid Synergy Drive acoplada a um novíssimo conjunto de engrenagens automáticas de quatro velocidades. Os dois sistemas trabalham em conjunto para expandir a gama geral de engrenagens e aumentar a operação do motor V6 em uma faixa de velocidade mais ampla do que os híbridos anteriores.

No modo M, os dois conjuntos de velocidades são controlados em conjunto para proporcionar o efeito de 10 marchas, dando ao LS 500h uma sensação de condução altamente envolvente e permitindo que o motorista mude as proporções com os botões de câmbio. O sistema Multi Stage Hybrid permite mais assistência elétrica em velocidades mais baixas do veículo e permite que o LS 500h funcione com o motor a gasolina desligado para distâncias curtas a velocidades de até 140 km/h.

Criar um novo padrão de carro de luxo não é simplesmente uma questão de adicionar mais recursos e tecnologia. Inspirada pelo princípio omotenashi, a Lexus buscou incluir na nova cabine do LS o luxo que acolhe e envolve passageiros ao tratar o motorista como um parceiro.

Ao aprimorar todos os aspectos do LS, a Lexus dedicou especial atenção aos bancos traseiros do sedã. Os assentos traseiros possuem função “Relaxamento” e utilizam bolsas de ar integradas no encosto e na almofada do assento. Elas são infladas para aplicar pressão estrategicamente ao corpo do ocupante, ao mesmo tempo em que aplicam calor nas áreas do ombro e da parte inferior das costas. O ocupante pode selecionar entre três programas ("Relaxar", "Alongar" e "Simples") e quatro para áreas específicas ("Tronco superior", "Tronco inferior", "Ombros" e "Lombar").


O Lexus LS 2018 estará a venda no Brasil a partir do segundo trimestre do ano que vem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário