Dirigibilidade e conforto de automóvel com robustez de
caminhão: eis o segredo da nova família Delivery, sob medida para a
operação nas cidades. Ao entrar no caminhão o motorista já poderá sentir que o
modelo é feito sob medida, com volante de múltiplas regulagens e menor
diâmetro. A coluna de direção é ajustável em altura e profundidade, o que
facilita a operação e proporciona ergonomia de carro de passeio, combinada à
direção hidráulica.
A manobrabilidade também se destaca como a melhor do mercado na categoria,
graças ao maior ângulo de esterçamento e ganho na capacidade de realizar as
manobras em vias estreitas.
Com o maior espaço interno da categoria, a cabine da nova família Delivery
reúne o que há de mais inovador em termos de ergonomia, conforto, espaço
interno e robustez. Não por acaso seu desenvolvimento começou de dentro para
fora: posição de dirigir, regulagem de altura do banco, painel de instrumentos,
porta-objetos e espaço suficiente para transitar no interior da cabine, indo do
banco do motorista até o do passageiro de forma rápida, foram as premissas
iniciais.
Antes mesmo de chegar ao cockpit o motorista já vive uma experiência
completamente nova: apenas dois degraus para acesso e porta com ângulo de
abertura de 90° facilitam a entrada. E até mesmo a posição dos pedais foi
adequada ao anda e para das entregas urbanas, sem exigir grande esforço de
acionamento ao motorista, o que reduz os riscos de lesão por esforço repetitivo
(LER).
A concepção dos bancos contou com a colaboração de dezenas de pessoas de
diferentes estaturas e portes físicos, de modo que a condução seja confortável
para todos. Os assentos são feitos com tecidos de alta resistência e
hidro-repelentes, que não mancham. Em cores escuras, também são ideais para o
dia a dia. Eles contam, ainda, com suspensão a ar ou a gás.
A cabine vem ainda com novo sistema de basculamento por meio de uma alavanca
localizada em seu interior. De fácil acionamento, proporciona mais segurança e
conforto em manutenções. Além disso, ela conta com garantia de seis anos contra
corrosão.
No painel de instrumentos destaca-se o conceito modular, que permite ao
operador organizar dispositivos como rádio, tacógrafo e equipamentos próprios
de cada operação. É o caso da temperatura do baú frigorífico, por exemplo, que
deve ser monitorada sem que o motorista tire os olhos da via. Além disso, o
Novo Delivery sai de fábrica com sistema de chicote elétrico preparado para a
instalação de rádio, alto-falantes e climatizador, sem que seja necessário
comprometer suas características originais.
Quinze porta-objetos facilitam a organização do motorista, incluindo consoles
que comportam garrafas de até dois litros. Inclusive o encosto do banco
central, rebatível, serve de mesa e apoio para o motorista fazer anotações em
pranchetas, ou para uma refeição rápida em suas entregas.
O sistema de ar-condicionado atende às mais rigorosas especificações. Graças à
caixa de ar de rendimento superior, tem alta e rápida capacidade de
resfriamento da cabine, que se soma à ventilação com fluxo de ar intenso. Além
do conforto, o sistema permite rápido desembaçamento do para-brisa, demanda de
segurança no trânsito.
No painel, navegando pelo display, o condutor poderá acompanhar informações do
veículo, da viagem e do motor. Além disso, poderá configurar funções de
conforto, como limpador de para-brisa, travas elétricas e altura do som de
alerta do painel de instrumentos. Outra possibilidade será checar o bom
funcionamento dos sistemas no menu “diagnose”. A função econômetro é um
destaque: indica se a direção está sendo econômica ou não, em termos de consumo
de combustível.
O bloco óptico multifunção foi totalmente redesenhado seguindo as linhas
modernas do veículo, reunindo farol alto e baixo, luz indicadora de direção
frontal e luz posição frontal. A lente de policarbonato oferece proteção máxima
contra batidas e pedras. As lanternas de posição laterais, indicadoras de
direção laterais e delineadoras são de tecnologia LED, de melhor iluminação e
maior vida útil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário