Ao transitar por uma estrada o condutor pode ser
surpreendido por uma cegueira momentânea causada quando a luz mal projetada por
outros carros, vem diretamente nos olhos, dificultando o controle do veículo. O
que pouca gente sabe é que esse ofuscamento que atrapalha a visão, diminui a
segurança e expõe todos que convivem no trânsito a riscos de acidentes, pode
ser causado por falhas no desenvolvimento da lâmpada automotiva.
Por isso, durante a fabricação do produto, cuidados com a qualidade e expertise
são fundamentais para garantir o bom funcionamento, a iniciar pela geometria
dos componentes internos. De acordo com Leonardo Figueiredo, gerente de Produto
da Lumileds Iluminação Brasil, “o filamento posicionado de forma precisa dentro
do bulbo da lâmpada garante uma projeção de luz correta, respeitando a linha de
corte do farol para não ofuscar a visão de quem trafega no sentido contrário e
iluminar ainda as outras áreas da estrada com mais eficiência, como por
exemplo, acostamento e placas de aviso”.
A projeção de luz nos pontos estratégicos é ainda uma determinação que consta
no Código Brasileiro de Trânsito (Contran) – Resolução 227 -, e garantida no
caso das lâmpadas halógenas automotivas por meio da Certificação de
Segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
(Inmetro). Por isso, na hora da compra, o consumidor deve exigir o selo de
segurança do Inmetro que consta na embalagem do produto.
LED - Ainda sem regulamentação no País, a tecnologia LED para faróis
automotivos é comercializada sem o selo de segurança do Inmetro e, muitas
vezes, pode ser o grande vilão quando o assunto é ofuscamento. Isso mesmo.
“Diversos produtos no mercado são vendidos alegando elevada quantidade de
lúmens (Lm), unidade de medida do fluxo luminoso, porém, espalhando luz em
todas as direções sem respeitar a linha de corte necessária para garantir a segurança
de todos que convivem no trânsito.
O consumidor deve além desconfiar se a
lâmpada automotiva em LED informa valores acima de 3 mil lúmens por lâmpada, já
que esta unidade de medida quando em grande quantidade dificulta o
enquadramento da linha de corte. A lâmpada Philips LED H4, por outro lado,
vendida no mercado brasileiro, foi submetida a testes em laboratório
credenciado pelo Inmetro e foi aprovada nos faróis dos carros mais populares do
Brasil.
Ao projetar luz até 150% mais brilhante na estrada quando comparada com a
halógena convencional, a Philips LED H4 eleva a segurança de condução e o
conforto visual ao projetar luz com muito mais intensidade nos pontos
estratégicos, de acordo com o Contran, ou seja, mais iluminação nos pontos
corretos, para enxergar a estrada e as placas de sinalização. A luz branca, com
temperatura de cor de 6.200K, dá ao carro a aparência jovial e visual
futurista, mais branca que os faróis de xênon, e reúne os três principais
benefícios da iluminação automotiva em um só produto: durabilidade, estilo e
segurança.
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