O Honda Civic completa 20
anos de produção no Brasil. Neste período, o sedã médio da Honda introduziu no
mercado nacional diversas inovações e tecnologias sendo um dos principais
responsáveis pela construção da história e da imagem da Honda Automóveis no país.

parâmetros para a
construção não só de sedãs, mas de automóveis no Brasil. Desde o início das
vendas do modelo no país, somando os modelos importados, já foram
comercializados mais de 650 mil Honda Civic, dos mais variados modelos.
6ª geração - 1997
O primeiro modelo do Civic
fabricado no Brasil foi um carro inovador para sua época e detentor de
equipamentos diferenciados. Com o conceito de trazer versões completas -
LXB-MT, LX-MT, LX-AT, EX-MT e EX-AT -, sem opcionais, o Civic lançado em
1997 oferecia ao consumidor tecnologias como suspensão independente, barras de
proteção contra impactos laterais nas portas, um moderno motor com bloco e
cabeçote em alumínio, dentre outros diferenciais de série, como direção
hidráulica com regulagem de altura, vidros elétricos em todas as portas e
abertura de porta-malas e tanque por dentro do veículo.
Nas versões mais
completas, o Civic oferecia tecnologias de segurança como freios ABS e airbag
duplo, bem como itens de conforto, como controle de cruzeiro e transmissão
automática. Desde sua primeira geração vendida no Brasil, o Civic foi
construído seguindo os padrões globais da marca de qualidade, tanto em
componentes como no processo construtivo. Em 1999 o modelo receberia um
leve facelift e mais equipamentos.
7ª geração - 2000
Em dezembro de 2000 é
lançada a sétima geração do Civic no Brasil, em simultâneo com os Estados
Unidos e o Japão, já como modelo 2001, nas versões LXB-MT, LX-MT, LX-AT, EX-MT
e EX-AT. A nova geração do modelo, a segunda fabricada localmente, era um
projeto totalmente novo, que incorporava inovações construtivas inéditas no
segmento, como o assoalho plano para os ocupantes dos bancos traseiros e um
design moderno e completamente reformulado.
Com mais espaço interno,
porta-malas com maior volume e motorização mais eficiente e potente - de quatro
cilindros em linha, 1.7, de 115 cv ou 130 cv, dependendo da versão, o Civic,
novamente, estabelecia um novo padrão de qualidade e de construção para os
sedãs da época. As versões de entrada passaram a incorporar mais itens de
série, como os airbags duplos à partir da versão LX. O resultado é que o modelo
fechou o ano de 2001 como líder de vendas no segmento, com 21.402 unidades
comercializadas naquele ano.
Em agosto de 2003, a Honda
comemorava a produção do Civic nacional de número 100.000, enquanto em 2004, o
modelo passava por uma atualização de design.
8ª geração - 2006
Em abril de 2006 a Honda
apresentava ao mercado o inovador New Civic. O modelo era uma completa ruptura
no segmento de sedãs médios, estabelecendo-se como a referência em design,
construção e tecnologia. Um passo à frente dos sedãs da época, o New Civic se
destacava pelo design futurista com linhas arrojadas, painel com informações
distribuídas em dois displays e uma ergonomia diferenciada, com os comandos
voltados para o motorista.
Em março de 2007, a Honda
Automóveis do Brasil apresentava o carro mais potente produzido em série no
Brasil para a época: o Civic Si. O sedã, transformado em um autêntico
esportivo, trazia motor 2.0 i-VTEC de 192 cv, transmissão manual de seis
velocidades, com diferencial de deslizamento limitado, bem como suspensões,
freios e conjunto de rodas e pneus esportivos.
Internamente o Si
incorporava um novo painel, com iluminação vermelha e shift light integrado e
bancos esportivos com costura vermelha. Em seu primeiro ano de vendas no
Brasil, o modelo teve quase duas mil unidades comercializadas (1.935 veículos).
Em setembro de 2008, a
Honda alcançava outro importante marco nas vendas do modelo, totalizando 300
mil unidades fabricadas no Brasil. No ano seguinte, o modelo passava por sua
primeira atualização visual na oitava geração, enquanto a versão EXS passava a
adotar o sistema VSA de controle de tração e estabilidade, já presente no Si
desde seu lançamento.
9ª geração - 2012
A nona geração do Civic
chegou no fim de 2011 trazendo inovações em equipamentos, mais espaço interno e
um design completamente novo, mais elegante e voltado a permitir um maior
espaço para bagagens. Comercializado em três versões, LX-S LX-L e EX-S, o
Civic de nona geração introduziu a central multimídia i-Mid, de 5 polegadas,
com conexões Bluetooth e USB, direção elétrica adaptativa MA-EPS, que atuava em
conjunto com o VSA na versão EX-S, bem como o botão ECON em todas as versões,
que permitia uma condução mais econômica, ajustando diversos parâmetros do
veículo.
O sedã ficou ligeiramente
maior, com o comprimento ampliado para 4.525 mm, enquanto a capacidade de
combustível aumentava dos 50 litros da 8ª geração para os 57 litros da 9ª
geração. A ergonomia diferenciada do Civic anterior, com os instrumentos
posicionados em dois níveis, foi mantida e aprimorada, com a introdução de um
novo display na parte superior do painel. A versão EX-S ficou ainda mais
segura, com a introdução de airbags laterais.
Em 2014, o modelo recebeu
a nova motorização 2.0 i-VTEC FlexOne e alcançou a importante marca de 500.000
automóveis produzidos no Brasil. Em 2015 o modelo recebeu leves retoques
visuais e a introdução do sistema FlexOne para toda a linha.
10ª Geração - 2016
Apresentado ao mercado em
agosto de 2016, o Novo Civic Geração 10 representou um dos mais complexos e
ambiciosos projetos da Honda, exigindo um comprometimento sem precedentes dos
recursos de pesquisa e desenvolvimento e da engenharia da marca.
Tratou-se da maior e mais
extensa renovação do modelo em toda sua história, que resultou na criação de um
automóvel mais sofisticado, espaçoso, seguro e tecnológico, com eficiência e
desempenho.
O Civic Geração 10 foi
desenvolvido para estabelecer um novo padrão de performance dinâmica em seu
segmento e para competir com sedãs sofisticados em aspectos-chave como sensação
ao volante, precisão de direção, qualidade de rodagem e nível de ruído e
vibração.
Também se destacam o
desempenho em aceleração e frenagem, a entrega de potência de forma linear e a
eficiência energética. O Civic Geração 10 também foi o primeiro modelo da Honda
no Brasil a introduzir a motorização turbo combinada à transmissão CVT. Todo
esse desenvolvimento do modelo foi reconhecido pelas diversas premiações
recebidas no Brasil e, também, no mundo.
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