O Honda Civic completa 20
anos de produção no Brasil. Neste período, o sedã médio da Honda introduziu no
mercado nacional diversas inovações e tecnologias sendo um dos principais
responsáveis pela construção da história e da imagem da Honda Automóveis no país.
Em 20 anos, mais de 630
mil Honda Civic produzidos no Brasil chegaram às mãos dos consumidores, em
cinco diferentes gerações, introduzindo novos
parâmetros para a
construção não só de sedãs, mas de automóveis no Brasil. Desde o início das
vendas do modelo no país, somando os modelos importados, já foram
comercializados mais de 650 mil Honda Civic, dos mais variados modelos.
6ª geração - 1997
O primeiro modelo do Civic
fabricado no Brasil foi um carro inovador para sua época e detentor de
equipamentos diferenciados. Com o conceito de trazer versões completas -
LXB-MT, LX-MT, LX-AT, EX-MT e EX-AT -, sem opcionais, o Civic lançado em
1997 oferecia ao consumidor tecnologias como suspensão independente, barras de
proteção contra impactos laterais nas portas, um moderno motor com bloco e
cabeçote em alumínio, dentre outros diferenciais de série, como direção
hidráulica com regulagem de altura, vidros elétricos em todas as portas e
abertura de porta-malas e tanque por dentro do veículo.
Nas versões mais
completas, o Civic oferecia tecnologias de segurança como freios ABS e airbag
duplo, bem como itens de conforto, como controle de cruzeiro e transmissão
automática. Desde sua primeira geração vendida no Brasil, o Civic foi
construído seguindo os padrões globais da marca de qualidade, tanto em
componentes como no processo construtivo. Em 1999 o modelo receberia um
leve facelift e mais equipamentos.
7ª geração - 2000
Em dezembro de 2000 é
lançada a sétima geração do Civic no Brasil, em simultâneo com os Estados
Unidos e o Japão, já como modelo 2001, nas versões LXB-MT, LX-MT, LX-AT, EX-MT
e EX-AT. A nova geração do modelo, a segunda fabricada localmente, era um
projeto totalmente novo, que incorporava inovações construtivas inéditas no
segmento, como o assoalho plano para os ocupantes dos bancos traseiros e um
design moderno e completamente reformulado.
Com mais espaço interno,
porta-malas com maior volume e motorização mais eficiente e potente - de quatro
cilindros em linha, 1.7, de 115 cv ou 130 cv, dependendo da versão, o Civic,
novamente, estabelecia um novo padrão de qualidade e de construção para os
sedãs da época. As versões de entrada passaram a incorporar mais itens de
série, como os airbags duplos à partir da versão LX. O resultado é que o modelo
fechou o ano de 2001 como líder de vendas no segmento, com 21.402 unidades
comercializadas naquele ano.
Em agosto de 2003, a Honda
comemorava a produção do Civic nacional de número 100.000, enquanto em 2004, o
modelo passava por uma atualização de design.
8ª geração - 2006
Em abril de 2006 a Honda
apresentava ao mercado o inovador New Civic. O modelo era uma completa ruptura
no segmento de sedãs médios, estabelecendo-se como a referência em design,
construção e tecnologia. Um passo à frente dos sedãs da época, o New Civic se
destacava pelo design futurista com linhas arrojadas, painel com informações
distribuídas em dois displays e uma ergonomia diferenciada, com os comandos
voltados para o motorista.
Em março de 2007, a Honda
Automóveis do Brasil apresentava o carro mais potente produzido em série no
Brasil para a época: o Civic Si. O sedã, transformado em um autêntico
esportivo, trazia motor 2.0 i-VTEC de 192 cv, transmissão manual de seis
velocidades, com diferencial de deslizamento limitado, bem como suspensões,
freios e conjunto de rodas e pneus esportivos.
Internamente o Si
incorporava um novo painel, com iluminação vermelha e shift light integrado e
bancos esportivos com costura vermelha. Em seu primeiro ano de vendas no
Brasil, o modelo teve quase duas mil unidades comercializadas (1.935 veículos).
Em setembro de 2008, a
Honda alcançava outro importante marco nas vendas do modelo, totalizando 300
mil unidades fabricadas no Brasil. No ano seguinte, o modelo passava por sua
primeira atualização visual na oitava geração, enquanto a versão EXS passava a
adotar o sistema VSA de controle de tração e estabilidade, já presente no Si
desde seu lançamento.
9ª geração - 2012
A nona geração do Civic
chegou no fim de 2011 trazendo inovações em equipamentos, mais espaço interno e
um design completamente novo, mais elegante e voltado a permitir um maior
espaço para bagagens. Comercializado em três versões, LX-S LX-L e EX-S, o
Civic de nona geração introduziu a central multimídia i-Mid, de 5 polegadas,
com conexões Bluetooth e USB, direção elétrica adaptativa MA-EPS, que atuava em
conjunto com o VSA na versão EX-S, bem como o botão ECON em todas as versões,
que permitia uma condução mais econômica, ajustando diversos parâmetros do
veículo.
O sedã ficou ligeiramente
maior, com o comprimento ampliado para 4.525 mm, enquanto a capacidade de
combustível aumentava dos 50 litros da 8ª geração para os 57 litros da 9ª
geração. A ergonomia diferenciada do Civic anterior, com os instrumentos
posicionados em dois níveis, foi mantida e aprimorada, com a introdução de um
novo display na parte superior do painel. A versão EX-S ficou ainda mais
segura, com a introdução de airbags laterais.
Em 2014, o modelo recebeu
a nova motorização 2.0 i-VTEC FlexOne e alcançou a importante marca de 500.000
automóveis produzidos no Brasil. Em 2015 o modelo recebeu leves retoques
visuais e a introdução do sistema FlexOne para toda a linha.
10ª Geração - 2016
Apresentado ao mercado em
agosto de 2016, o Novo Civic Geração 10 representou um dos mais complexos e
ambiciosos projetos da Honda, exigindo um comprometimento sem precedentes dos
recursos de pesquisa e desenvolvimento e da engenharia da marca.
Tratou-se da maior e mais
extensa renovação do modelo em toda sua história, que resultou na criação de um
automóvel mais sofisticado, espaçoso, seguro e tecnológico, com eficiência e
desempenho.
O Civic Geração 10 foi
desenvolvido para estabelecer um novo padrão de performance dinâmica em seu
segmento e para competir com sedãs sofisticados em aspectos-chave como sensação
ao volante, precisão de direção, qualidade de rodagem e nível de ruído e
vibração.
Também se destacam o
desempenho em aceleração e frenagem, a entrega de potência de forma linear e a
eficiência energética. O Civic Geração 10 também foi o primeiro modelo da Honda
no Brasil a introduzir a motorização turbo combinada à transmissão CVT. Todo
esse desenvolvimento do modelo foi reconhecido pelas diversas premiações
recebidas no Brasil e, também, no mundo.
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