Tecnologias e serviços irão tornar a condução da moto mais
segura e confortável
De 14 a 19 de novembro acontece a edição 2017 do Salão Duas Rodas, no São
Paulo Expo. Uma oportunidade de conhecer de perto os lançamentos e suas
tecnologias no universo das duas rodas. E aproveitando o tema, resolvi abordar
a importância do reforço da segurança no trânsito com a aplicação da tecnologia
nas motocicletas.
Graças à praticidade, preço e economia de combustível em relação a outros
meios de transporte, a motocicleta está muito presente no trânsito das cidades
em todo o mundo.
Entretanto, vale ressaltar que uma condução segura começa antes mesmo do
motociclista sair de casa. É importante que o usuário invista em um bom
capacete e utilize calçados, jaquetas, luvas e calças adequadas com o objetivo
de protegê-lo ao máximo em caso de quedas.
Além disso, o motociclista precisa estar atento ao trânsito em geral,
observar buracos, bueiros e as más condições da pista que podem se tornar
verdadeiras armadilhas. Nestes casos, é importante saber dosar a intensidade
dos freios para evitar o travamento das rodas.
Para diminuir o risco de acidentes, especialmente em casos de frenagem
bruscas, a Bosch desenvolveu um Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS)
específico para motos, que permite que a frenagem ocorra de forma segura, já
que a tecnologia evita que as rodas travem e possibilita que o piloto tenha
maior controle da motocicleta durante a manobra.
O dispositivo tem dimensões mais compactas e pesa apenas 450 gramas (cerca
de 30% mais leve e 45% menor que a versão anterior, o ABS9). Essa nova versão
do sistema ABS para motocicletas está ainda mais alinhada à demanda dos
mercados emergentes, onde prevalece a presença de motos com até 250 cilindradas
(cc).
O modelo Kawasaki Versys-X 300 é o primeiro a ser produzido mundialmente
com o novo ABS10 e, em 2018, o do Suzuki GSX-S125 também será comercializado
com a tecnologia.
O uso do ABS em motos é um passo importante no intuito de salvar vidas. No
Brasil, a resolução de 2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)
determinou o uso mandatório do dispositivo nas duas rodas para motos com
cilindrada maior ou igual a 300 cc e em pelo menos uma das rodas para veículos
menores que 300 cc.
Neste último caso, o fabricante pode optar ainda pelo Sistema de Freios
Combinados (CBS - Combined Braking System). A adoção passou a ser realizada de
forma escalonada neste ano e a meta é alcançar 100% dos modelos disponíveis até
2019.
Visando proporcionar uma direção ainda mais segura para os motociclistas,
a Bosch também desenvolveu o Controle de Estabilidade para Motos (MSC), que é o
ESP para motocicletas. Trata-se de um sensor adicional que mede a inclinação
real da motocicleta e permite que o módulo intervenha nas frenagens e
acelerações, proporcionando uma condução mais segura mesmo em curvas com
inclinação acentuada.
Outro desenvolvimento que visa proporcionar mais segurança é o Side View
Assist - assistente que usa sensores ultrassônicos para monitorar o perigo nos
dois lados da moto - áreas de ponto cego do motociclista – para uma mudança de
faixa mais segura.
Mecânica Online - Além das tecnologias e
sistemas de segurança, é muito importante que o motociclista se conscientize
sobre a importância de conferir o bom funcionamento de sua moto –
principalmente dos freios – para circular com segurança no trânsito cada vez
mais intenso das cidades.
Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas,
Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) 8% do número total
de acidentes com motos são causados por problemas com manutenção.
Entre os itens com pior conservação estão os pneus, com 11% das
ocorrências e os freios, com 7%.
Estar atento às boas condições dos freios é fundamental e garante mais
segurança e menor custo na manutenção do sistema. Entre os itens a serem
observados está o fluído de freios, sendo importante levar em consideração a
especificação correta para cada tipo de motocicleta.
O fluido de freio é um componente de segurança e sua atuação é de extrema
importância para o funcionamento do sistema. Assim, a aplicação de um fluido
não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o freio,
podendo causar sérios riscos ao motociclista. Portanto, a orientação é sempre
seguir as especificações do manual da montadora.
Também é importante trocar todo o fluído de freio periodicamente. O hábito
de completar o volume de fluído é incorreto e pode levar a falhas de frenagem,
principalmente quando o sistema se encontra em temperaturas mais elevadas, em
geral, quando o motociclista está em alta velocidade, o que pode gerar
acidentes mais graves.
No caso das velas de ignição também é de grande importância a manutenção
preventiva para evitar falhas e sobrecarga do sistema de ignição. As trocas
devem ser feitas de acordo com a indicação do manual, porém a análise visual e
manutenção é indicada a cada dois mil quilômetros.
PERFIL
Tarcisio Dias é profissional e técnico em
Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e
Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único
centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade
para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez
mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos
de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral.
Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo,
promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída
gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
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