A busca pela pintura "mais nipônica" para o
Nissan Kicks chega à última etapa. A Nissan apresentou hoje os finalistas do
"Concurso Acadêmico de Design Gráfico Nissan Kicks em homenagem aos 110
anos da imigração japonesa no Brasil". As artes reproduzem ícones
marcantes do país oriental de maneira ousada e atrevida, como o próprio
crossover, projetado para os latino-americanos com qualidade e tecnologia
japonesas.
A comissão julgadora do concurso recebeu projetos de universitários do Rio
de Janeiro e de São Paulo. Daniel Ferreira Junqueira (Pontifícia Universidade
Católica - RJ), Ian
Penteado de Oliveira Gomes (Pontifícia Universidade Católica - RJ) e Mauricio
Sacrini (Instituto Mauá de Tecnologia - SP) são os autores dos projetos
finalistas.
Daniel optou pela representação dos kanjis, símbolos gráficos japoneses
que representam palavras ou expressões. "Os desenhos buscam o movimento da
caligrafia japonesa e também podem se relacionar diretamente com as estradas
desbravadas pelo automóvel", disse o estudante.
O conceito de Ian, por sua vez, homenageia o Kasato-Maru, navio que em
1908 trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. "A inspiração
veio da cor do navio. O formato ondular faz referência ao longo caminho
navegado em mar aberto e também no traçado da pintura japonesa", comentou
Ian.
Já o modelo de Maurício faz uma mescla de diversos ícones japoneses,
relacionando-os com o Brasil. "As linhas fluídas e orgânicas simbolizam a
relação entre os dois povos. Elas representam uma conexão humana e, ao mesmo
tempo, tecnológica", explicou Maurício.
Os três projetos agora serão avaliados por uma equipe
formada por membros do Estúdio de Design da Nissan no Brasil e das áreas de
Comunicação Corporativa e Marketing. O grande vencedor será conhecido no dia 29
de junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário