Será que veículos de "zero emissão" são de verdade
"zero emissão"?
Os planos em veículos
elétricos já anunciados pelas montadoras somam US$ 150 bilhões e devem gerar
vendas de mais de 13 milhões de unidades por ano até 2025, o que equivale a uma
taxa de crescimento anual composta de 35%.
Estas são algumas das conclusões do estudo divulgado pelo Conselho
Internacional sobre Transporte Limpo. O estudo considera como os governos
estão estimulando a indústria de veículos elétricos e analisa seu mercado
global, incluindo a avaliação dos principais fabricantes e as políticas de
apoio implementadas para estimular esses investimentos, e conclui que embora a
indústria automobilística esteja dando os primeiros passos nessa direção,
grandes empresas já se aproximam de economias de escala com mais de 100.000
veículos elétricos por ano.
Recentemente o BMW Group superou a marca de 250 mil veículos eletrificados
vendidos no mundo. “Estamos muito satisfeitos em anunciar que há, agora, mais
de 250 mil veículos eletrificados do BMW Group rodando pelo mundo”, celebra
Pieter Nota, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável por
Vendas e pela marca BMW. “Estamos na direção certa rumo à nossa meta declarada
de comercializar mais de 140 mil veículos eletrificados neste ano”, concluiu o
executivo.
Nos primeiros quatro meses de 2018, as vendas do BMW Group Eletrified
totalizaram 36.692 unidades, 41,7% acima do volume alcançado no mesmo período
do ano passado. Este avanço considerável nas vendas de modelos eletrificados
foi distribuído em diversos mercados, incluindo Estados Unidos, Reino Unido e
China.
Por trás destes números estão políticas públicas que favorecem tanto o
lado do consumidor quanto o dos fabricantes. Até o momento, três quartos dos
veículos elétricos vendidos foram fabricados na mesma região em que foram
comercializados, mostrando a importância das políticas do lado da demanda, para
reduzir as barreiras e aumentar o mercado, e os regulamentos e a política
tributária para impulsionar simultaneamente os investimentos industriais.
Atualmente os três principais mercados para veículos elétricos no mundo -
China, Europa e EUA - são também onde a maioria dos veículos elétricos é
produzida. Com base nos anúncios de fábricas de baterias até hoje, espera-se
que a maioria das manufaturas globais de células de bateria estejam na China.
"Quem quiser fazer o mercado avançar na mudança para carros elétricos
deve buscar políticas que quebrem as barreiras dos consumidores e que também
estimulem as grandes empresas a investir", destaca Nic Lutsey, co-autor do
estudo. "O mercado está avançando rapidamente e os governos líderes podem
garantir que suas indústrias estejam à frente com políticas de longo prazo para
veículos elétricos e baterias."
O crescimento dos veículos elétricos ressalta os esforços em todo o mundo
de adaptação às regulamentações de emissões de CO2 e para promover os
investimentos necessários na indústria para permitir a transição para o
acionamento elétrico.
Os Estados Unidos estão considerando enfraquecer sua regulamentação,
embora o crescimento do mercado de veículos elétricos na Califórnia esteja
aumentando.
A União Europeia está considerando a regulamentação de CO2 de veículos
automotores até 2030 com benchmarks de veículos elétricos e está trabalhando
simultaneamente para investimentos em bateria muito maiores por meio de sua
Battery Alliance da UE.
Para o vice-presidente da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič, "As
baterias estão no centro da revolução industrial e o desafio de criar uma
indústria de produção de baterias competitiva e sustentável na Europa é imenso.
Precisamos avançar rapidamente nesta corrida global."
Num artigo publicado por Parker Treacy, cujo título é Veículos de
"zero emissão" são de verdade "zero emissão"? [Uma nova
análise], ele considera o aspecto da análise de toda cadeia de produção do
veículo elétrico e não apenas quando ele é entregue para o cliente.
Os 'veículos elétricos de emissão zero' mais famosos como Tesla, BMW i3 e
Nissan Leaf vendem a imagem de um futuro mais limpo e melhor. Mas se você
analisar o processo de criação desses automóveis desde sua fabricação até a
eventual eliminação, quantas emissões ao longo da vida eles realmente liberam?
Produção - Quantas emissões são lançadas
durante a produção do veículo? Isso inclui todas as emissões dos fornecedores
para a produção, mineração, entrega e empacotamento das peças.
Uso do Veículo - Quantas toneladas de CO2
são emitidas na queima de combustível comparado com a quantidade emitida na
geração de eletricidade para um carro elétrico?
Descarte do Veículo - Quantas emissões são
gastas durante o descarte do veículo?
Um exemplo ilustrativo das instalações de produção de bateria da Tesla e
os processos envolvidos na sua montagem considera que a produção de baterias dá
origem a 150-200 quilos de equivalente de CO2 por quilowatt-hora de bateria
produzida. Tesla Model S, por exemplo, tem uma bateria de 100 kWh, o que
significa que quando alguém compra o carro, ele(a) já está levando para casa
uma bateria que criou uma média de 17,5 toneladas de CO2 em seu processo de
produção.
Segundo The Guardian, uma revista britânica, um carro de médio porte gasta
17 toneladas de CO2 durante o processo de produção. Esse número é semelhante ao
de um carro elétrico, não incluindo a bateria. Contudo, os carros elétricos
precisam ser leves, o que significa que eles incluem muitos metais de alto
desempenho.
Outros, metais raros estão espalhados por todo o carro, principalmente nos
ímãs que estão em tudo, desde os faróis até a eletrônica de bordo. Então,
enquanto um carro tradicional gasta só 17 toneladas de CO2, um carro elétrico
gasta um total de 34,5 - resultado de 17,5 na bateria e mais 17 no resto dos
componentes.
Mesmo assim, um carro elétrico gera mais ou menos 2x mais CO2 do que um
carro tradicional. A bateria dentro dos carros elétricos é muito suja e gera
muita emissão.
É verdade que um carro elétrico tem "zero emissões". Mas de onde
vem essa eletricidade?
Nos EUA, apenas 30% da eletricidade vem de fontes renováveis como a
hidrelétrica, nuclear e solar. Logo, os carros elétricos fazem pouca diferença
porque ao invés de queimar combustível no carro, está queimando combustível,
gás natural, ou carvão para criar aquela eletricidade.
Em resumo, um carro tradicional cria 3x mais CO2 durante a vida útil, mas
ainda gera menos emissões que o carro elétrico quando incluído as emissões com
a sua fabricação
O descarte é a reciclagem das peças e também a gestão dos resíduos. As
emissões de descarte são tipicamente menos que 1% das emissões da vida do
veículo e são 0,3 toneladas para carros elétricos (assumindo a reciclagem
responsável da bateria) e 0,15 toneladas para um carro tradicional.
Então, será que veículos de "zero emissão" são de verdade
"zero emissão"?
No total, carros elétricos criam menos emissões, mas eles produzem muito
mais na produção e menos no uso. Você também acaba mudando o problema de
petróleo para cobalto e lítio, produtos com processo de mineração bem sujo, que
são os componentes principais nas baterias.
No fundo, os problemas não foram resolvidos. Apenas mudaram o problema de
materiais de uso como combustível para materiais de produção como a bateria.
Você precisa usar um carro elétrico minimamente por 3.8 anos para de
verdade criar menos emissões. Para carros de frota e outros carros super usados
e com uma vida mais curta, provavelmente carros tradicionais serão mais limpos.
Dito isso, a tecnologia de bateria está acelerando bastante e deve dobrar em
potência nos próximos 7-8 anos, segundo o banco Liberum.
Ainda com a tecnologia de bateria acelerando, existem carros tradicionais
leves que tem menos emissões de vida que alguns carros elétricos.
Por exemplo, carros de 500 Kg como o francês Ligier microcarro ou o “kei
car” do Japão tem as menores emissões de qualquer carro.
Então, se você quiser de verdade criar menos emissões até a tecnologia de
bateria ser aperfeiçoada, a melhor coisa a se fazer é usar um carro com menos
peso!
PERFIL
Tarcisio Dias é profissional e técnico em
Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e
Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único
centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade
para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez
mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos
de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral.
Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo,
promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída
gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
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