Com o
objetivo de facilitar e flexibilizar a transição para zerar as emissões no
transporte coletivo urbano e reduzir os poluentes na logística, a ZF dá suporte
às montadoras de veículos comerciais oferecendo know-how em tecnologia e
competência em sistemas. Nesse contexto, a empresa fornece seu eixo elétrico
tipo pórtico AVE 130 e o novo sistema de tração central elétrico CeTrax para
ônibus urbanos, juntamente com todos os componentes necessários, como solução
de sistema completo. Isso permite que as montadoras utilizem as plataformas de
piso baixo e convencional para modelos com acionamento elétrico, o que torna a
eletrificação de frotas mais rentável e fácil. Os acionamentos elétricos também
podem ser implementados na logística de longa distância. Para isso, a versão
híbrida da transmissão TraXon para veículos comerciais alavanca os potenciais
ainda não explorados de economia de energia com o máximo desempenho.
Não são só as montadoras de carros de passeio que estão sob
pressão com os limites mais rigorosos de emissões e com o debate público sobre
o impacto ambiental dos poluentes. Acima de tudo, é o transporte coletivo
urbano que tem o dever de reduzir os níveis de emissões para aliviar o meio
ambiente. Consequentemente, as montadoras de ônibus são confrontadas com altas
despesas para fazer a integração dos sistemas e consideráveis custos de
desenvolvimento.
A ZF auxilia as montadoras nessa mudança, como pode ser visto em um
novo veículo de demonstração desenvolvido pela ZF. O ônibus articulado de 18
metros de comprimento é equipado com dois módulos do eixo elétrico tipo pórtico
AVE 130 que, com quatro motores, asseguram forte tração. A ZF fornece esses
componentes como conjunto completo, incluindo avançados inversores, sistema de
controle e unidade eletrônica. Com isso, a companhia garante eficiência
energética perfeita – e ampla autonomia. Um único eixo portal elétrico AVE 130
acionado gera potência suficiente para um ônibus articulado padrão.
Basicamente, a instalação do AVE 130 não exige mais
espaço do que um eixo pórtico convencional, o que significa enorme economia
para as montadoras, já que não precisam desenvolver plataformas específicas
para as soluções de eletromobilidade. O AVE 130 pode ser combinado com
praticamente todas as fontes de energia, como baterias, supercapacitores,
células de combustível e linha elétrica superior, sem contar que é
perfeitamente adequado a conceitos híbridos seriais e versões plug-in. Isso
oferece às montadoras e às operadoras de transporte flexibilidade máxima na
escolha da alimentação de energia. Graças aos componentes padronizados de alto
volume, sua facilidade na manutenção completa o pacote que a ZF preparou com o
eixo elétrico AVE 130 para futuro dos ônibus urbanos.
Além do comprovado AVE 130, a ZF fornece o novo sistema de tração central
elétrico CeTrax como solução para ônibus de piso baixo e convencional. Graças
ao princípio “Plug-and-Drive”, o CeTrax pode ser integrado em plataformas já
existentes de veículos sem que sejam necessários grandes ajustes no chassis,
nos eixos, na estática e no diferencial. A ZF está se concentrando
primordialmente nas montadoras que, no contexto de uma estratégia de
plataforma, querem mudar os atuais modelos convencionais para produzir versões
movidas a eletricidade. Com um desempenho de pico que chega a 300 kW e um
torque máximo de 4.400 Nm, o CeTrax foi projetado para aplicações desafiadoras
em ônibus e oferece consideráveis vantagens no peso, bem como excelente grau de
eficácia. Como o pacote do sistema integral inclui um sistema de controle e
inversores, as montadoras adquirem uma solução completa e perfeita em termos de
desempenho, eficiência e vida útil. Além de ser usado em ônibus, o CeTrax
também é adequado para a eletrificação de caminhões distribuidores.
Equipada com um motor elétrico instalado entre o motor de combustão e a
transmissão, a TraXon Hybrid possibilita implementar todas as funções híbridas
nos veículos comerciais pesados. Uma característica atrativa para muitas
aplicações é que no modo de geração, o módulo híbrido também pode auxiliar na
alimentação de energia elétrica de outras unidades – como no transporte
frigorífico. Além das aplicações em caminhões, a TraXon Hybrid também é ideal
para os ônibus rodoviários, que podem ser beneficiados com as mesmas vantagens
do acionamento híbrido. Esse produto inovador também leva todas as vantagens
que a ZF oferece com suas soluções de sistemas.
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