Em 2010, uma nova linha de modelos da Audi fez sua estreia na forma do
A1. E agora a segunda geração do compacto de sucesso está saindo da linha de
montagem. Seu design dinâmico caracteriza o novo A1 Sportback.
É o companheiro
ideal no ambiente urbano e também muito adequado para viagens mais longas. Com
seus sistemas de infotainment e assistência ao motorista derivados de modelos
mais luxuosos, o A1 Sportback está agora fortemente conectado com o mundo
digital. Novas linhas de acabamento fornecem ampla oportunidade para
personalização. O carro será lançado no mercado europeu em outubro deste ano.
O A1 Sportback cresceu significativamente em comprimento – com 56
milímetros adicionais, agora mede 4,03 metros. Sua largura permaneceu quase a
mesma, com 1,74 metro. A nova geração do modelo tem apenas 1,43 metro de
altura. Sua ampla largura e balanços curtos resultam em um visual tenso e
esportivo. A grade Singleframe e as entradas laterais de ar dominam a
dianteira. Abaixo da borda do capô há três fendas planas – uma homenagem
ao Sport quattro, ícone de rally da marca de 1984.
O novo A1 Sportback também enfatiza uma semelhança com os Audi
Ur-quattro e Sport quattro quando visto de lado: a coluna C larga e inclinada
parece “empurrar” o carro para a frente mesmo quando parado. Todas as linhas
nas laterais, desde a borda da janela até a soleira, inclinam-se para cima em
direção à parte traseira em forma de cunha. As rodas destacadas e a linha de
ombros baixa proporcionam ao A1 Sportback um sólido posicionamento na estrada.
Com a versão S line, a Audi enfatizou ainda mais o caráter esportivo por
meio de vários recursos, que incluem, por exemplo, entradas de ar maiores,
frisos adicionais nas soleiras, uma fenda central alongada abaixo do capô com
duas aletas e aerofólio traseiro maior. Equipada com o motor top de linha, a
versão também é reconhecível por meio de seus escapamentos duplos.
A versão Edition, baseada na linha de equipamentos S line e disponível
para o lançamento do modelo no mercado, é particularmente distinta, mostrando a
linguagem de design da A1 com inúmeros contrastes. Grandes rodas de 18
polegadas de bronze – brancas ou pretas, dependendo do acabamento externo –
entregam detalhes surpreendentes. Uma chapa com as argolas do logo da Audi na
lateral do carro também estão disponíveis na cor das rodas. Assim como no lendário
Sport quattro, os faróis de LED e lanternas também de LED têm acabamento
escurecido. As argolas na grade Singleframe e a designação do modelo na parte
traseira são da cor preta.
Um novo recurso é a estrutura de linhas modulares. Isso
proporciona um grau particularmente alto de flexibilidade. Pela primeira vez,
os clientes podem combinar acabamentos externos e internos como quiserem.
Dependendo da linha do equipamento – básico, intermediário ou S line – os
acessórios no exterior estão disponíveis em várias configurações. Com as linhas
“Interior advanced”, “Interior design selection” e “Interior S line”, a Audi
também oferece inúmeras possibilidades aos clientes de selecionar cores e materiais
na cabine.
“O interior mais esportivo da classe compacta”, esse era o objetivo do
time de design. O interior é, portanto, focado no motorista, com seu design
emotivo e personalizável. Todos os controles e a tela MMI sensível ao toque são
fortemente voltados para o motorista, ressaltando o cockpit. O display e a
faixa de ventilação do lado do passageiro dianteiro estão integrados com
material preto brilhante. O pacote de iluminação ambiente opcional dá vida ao
design interno no escuro, se desejado, por meio de luzes de LED em 30 cores
selecionáveis.
O novo A1 Sportback é muito mais espaçoso – tornando a vida muito mais
confortável para o condutor e os passageiros. Apesar das dimensões externas
compactas e da linha de teto esportiva, adultos no banco traseiro ainda
desfrutam de bastante espaço para a cabeça e as pernas. A capacidade do
porta-malas aumentou em 65 litros, chegando a 335 litros; com os bancos
traseiros rebatidos, esse valor aumenta para 1.090 litros.
O conceito de Infotainment é proveniente de modelos
de topo da marca. O rádio MMI é de série – pode ser operado por meio dos botões
multifuncionais no volante e no visor no painel de instrumentos totalmente
digital. Na configuração superior, o MMI Navigation Plus oferece uma tela MMI
sensível ao toque de 10,1 polegadas, que combina perfeitamente com a área com
visual preto brilhante.
Em conjunto com o Audi connect, o MMI Navigation Plus oferece aos
motoristas do diversas funções, como orientação de rota
alternativa – calculando o percurso na nuvem, levando em conta toda a situação
do tráfego. O Audi smartphone interface garante que os ocupantes a bordo do A1
Sportback estejam sempre conectados. O sistema integra smartphones iOS e
Android usando Apple CarPlay e Android Auto em uma plataforma no MMI programada
especificamente para eles, e oferece duas entradas USB.
Os sistemas de assistência ao motorista também são
herdados dos modelos maiores. Eles mantêm o compacto a uma distância
pré-determinada do carro à frente, facilitam a manutenção da pista e ajudam o
motorista na hora de estacionar.
O aviso de saída de faixa ajuda o motorista a manter o carro na pista em
velocidades a partir de 65 km/h. Também de série é o limitador de velocidade,
que evita de forma confiável que o carro exceda uma velocidade máxima
selecionada. Outro recurso é o Audi Pre sense dianteiro. O sensor de radar
reconhece situações críticas envolvendo outros veículos, pedestres atravessando
ou ciclistas à frente do veículo. O sistema então dá um sinal acústico e visual
para avisar o motorista. O assistente de velocidade adaptativa, que também tem
um radar como base, mantém a distância desejada do veículo à frente.
O design dos eixos do novo A1 Sportback proporciona uma condução ágil e
uma experiência esportiva e equilibrada. Além da suspensão básica, há uma opção
mais firme. Pacotes dinâmicos, configurados individualmente para cada versão do
motor, oferecem opções de equipamentos para dar um acabamento
ainda mais esportivo. Para o motor a gasolina de entrada, o pacote
"Base" inclui suspensão esportiva, pinças de freio vermelhas e discos
de freio maiores. A Audi oferece ainda o pacote “Performance” para as outras
versões de motor, que também inclui pinças de freio vermelhas e discos de freio
maiores, além de suspensão com amortecedores ajustáveis, abafador esportivo e o
sistema Audi drive select.
Nenhum comentário:
Postar um comentário