A Royal Enfield revelou as primeiras customizações de seus modelos bicilíndricos na
sétima edição do Wheels and Waves, em Biarritz, na França. As motocicletas
Continental GT 650 e Interceptor INT 650 ainda não foram lançadas, mas os
trabalhos desenvolvidos por duas oficinas de customização europeias e pela
própria Royal Enfield já demonstram todo o potencial mecânico e de
personalização.
O Wheels and Waves é um festival que une surf e
motociclismo. É realizado anualmente na cidade e já se tornou um dos encontros
mais esperados do universo da customização de motocicletas. Em sua quarta
participação, a Royal Enfield se manteve fiel a esse espírito do festival e
expressou o puro motociclismo dentro da rica cultura de customização.
As motocicletas 'Lock Stock', 'Rohini' e 'Interceptor' utilizaram
os modelos que contam com o inédito motor bicilíndrico de 650cc recentemente
apresentados pela marca - Interceptor INT 650 e Continental GT 650. As
motocicletas da Royal Enfield se tornaram um dos meios de expressão artística
preferidos para pilotos e customizadores em todo o mundo por conta de seu
design simples e descomplicado, inspirando-os a sempre explorarem novas
fronteiras na personalização. Além de uma motocicleta projetada e desenvolvida
pela própria Royal Enfield, a marca teve pela primeira vez a colaboração
de projetos e conceitos únicos da Young Guns Speed Shop, oficina de
customização suíça, e da Old Empire Motorcycles, com sede no Reino
Unido. As três versões são bons exemplos da aplicação prática da filosofia
da marca, revelada por meio das expressões artísticas de alguns dos melhores
customizadores da Europa e das ideias que têm sobre motociclismo.
A 'Lock Stock' celebra o renascimento dos bicilíndricos
na forma de uma máquina veloz de corridas de arrancadas, que traz o verdadeiro
potencial e capacidade do novo motor de 650cc. O modelo é a primeira
customização da Royal Enfield em anos a ter duas saídas de escapamento,
desenvolvidas para explorar as possibilidades mais extremas que a nova
plataforma oferece. O quadro de aço típico de um modelo de arrancada foi
soldado sob medida e feito em parceria com os especialistas em chassi da Harris
Performance. Misturam a beleza old school e a capacidade de desempenho,
aplicando as habilidades da Harris de uma forma completamente nova em uma
motocicleta de corrida criada por eles.
A americana S&S Cycles foi
convidada a cooperar com seus anos de experiência em desenvolvimento de
motores, desvendando a verdadeira capacidade do novo motor 650cc e usando-o
como uma base para um motor de 865cc com injeção de óxido nitroso. A pintura da
máquina segue o estilo de camuflagem Dazzle, brincando com a tradição dos
fabricantes de motocicletas camuflarem seus protótipos. O trabalho minimalista
das carenagens em fibra de carbono e detalhes em couro reflete as paixões
individuais e a sensibilidade de design dos profissionais da Royal Enfield
envolvidos no processo, demonstrando um lado totalmente diferente do que um
modelo da marca pode se tornar.
A 'Rohini' foi uma inspiração da Young Guns
Speed Shop. O modelo soma a imagem e o conceito da marca ao toque criativo dos
customizadores, buscando inspiração no programa espacial promovido pela Índia
com seus satélites Rohini. A customização foi projetada para adicionar um ar
jovial à tradicional nostalgia britânica - que já pode ser contemplado na
Continental GT 650.
Durante o processo era fundamental preservar o máximo
possível da máquina original, como a pintura, e ao mesmo tempo ampliá-la com
uma carenagem muito fina e curvilínea e uma unidade de assento monocoque. O
conceito é puramente de uma Cafe Racer, incluindo a icônica carenagem Rickman,
mas a customização ainda traz uma surpresa oculta. Quando fica no escuro, uma
camada da tinta refletiva da motocicleta transforma as linhas clássicas em uma
manifestação de luzes no estilo "Razzle Dazzle", embaralhando as
linhas tênues entre retro e atual – consumando o encontro da Cafe Racer com a
modernidade dos satélites.
A Old Empire Motorcycles decidiu despir a Interceptor INT
650 até o seu núcleo. Livraram-se de parte da carenagem, que acabava escondendo
o essencial do modelo. Um trabalho de pintura em vermelho metálico profundo
somado ao couro de cor Oxblood e assento Alcantara trazem um toque elegante à
máquina, com um equilíbrio entre ser luxuosa e irreverente.
Sua posição mais
baixa e o motor escurecido indicam que há uma agressividade escondida sob o
exterior mais refinado. As barras integradas escondem toda a fiação e os cabos
com controles internalizados e remetem ao caráter de customização old
school, que remove qualquer peça ou parte que não seja estritamente necessária.
Como uma homenagem à tecnologia moderna, o modelo customizado não tem mais
chaves convencionais. Em vez disso, traz uma ignição sem chave vinculada às
luvas de pilotagem – mais um exemplo de estilo atemporal que pode combinar
perfeitamente com o mundo moderno.
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