Pioneiro ao oferecer, no Brasil, um automóvel totalmente
elétrico para aquisição do consumidor final, o BMW Group permanece firme em sua
estratégia de eletrificação no país com o lançamento do Novo BMW i3.
Revolucionário desde a sua estreia mundial, no segundo semestre de 2013 e
lançado no mercado nacional, em setembro de 2014; o BMW i3 desembarca no país
renovado visualmente e ainda mais eficiente.
O modelo está disponível para
compra por encomenda nas concessionárias exclusivas BMW i localizadas nos
estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina,
Bahia, Pernambuco e no Distrito Federal; nas versões i3 REX, com preço sugerido
de R$ 199.950, e i3 REX Connected, que parte de R$ 211.950, e REX Full, por R$
239.950. O cliente pode conhecer mais detalhes por meio do hotsite
exclusivo www.bmw.com.br/i3.
Concebido desde a fase conceitual como um veículo
elétrico e perfeito para o deslocamento urbano, o Novo BMW i3 potencializa o
prazer de dirigir, livre de emissões de poluentes, graças ao seu conjunto
motriz, que inclui uma unidade elétrica BMW eDrive capaz de entregar 125 kW
(170 cv), entre 4.500 e 5.000 rpm, e 250 Nm de torque, de 75 a 4.800 rpm, uma
transmissão automática continuamente variável, tração traseira, e baterias de
alta voltagem de íons de lítio, com maior capacidade de armazenamento de energia
– 94 Ah/33 kWh.
Nesta configuração, o novo i3 REX alcança 180 quilômetros de
autonomia no modo exclusivamente elétrico (até 235 quilômetros no ciclo NEDC),
e mais 150 km, com a ajuda do extensor de autonomia (REX), que agrega um motor
a gasolina compacto, de 647 cm³. O Novo BMW i3 acelera de 0 (zero) a 100 km/h
em 8,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 150 km/h.
Outro atributo importante do Novo BMW i3 é o BMW
LifeDrive, uma arquitetura especialmente concebida para veículos elétricos e
capaz de proporcionar segurança, baixo centro de gravidade, redução
significativa de peso e sua perfeita distribuição, garantindo ao veículo a
mesma agilidade ao volante peculiar dos automóveis BMW. A arquitetura BMW LifeDrive
é constituída por duas unidades funcionais distintas. O módulo superior, Life,
integra uma célula de passageiros altamente resistente, construída em plástico
reforçado com fibra de carbono (CFRP); enquanto o módulo Drive, feito de
alumínio, abriga os conjuntos motriz, de suspensão e das baterias de alta
tensão, além de outros componentes estruturais do veículo.
Os motores elétricos e à combustão interna ficam
posicionados sobre o eixo traseiro, acompanhados do sistema de transmissão. As
baterias de íons de lítio, por sua vez, estão acomodadas embaixo do assoalho,
entre os eixos do veículo.
O Novo BMW i3 preserva o desenho icônico e consagrado da
versão anterior, contudo passa a exibir aprimoramentos visuais que evidenciam
suas dimensões externas.
O novo desenho do para-choque dianteiro, por exemplo,
ressalta a percepção de largura da seção frontal do veículo. Na traseira, as
novidades ficam por conta do para-choque, mais robusto e de apelo esportivo, e
do novo friso horizontal metálico que atravessa a porta traseira de lado-a-lado.
Emblemas com a inscrição "eDrive" e "i3", posicionados nas
extremidades da tampa do porta-malas, também evidenciam a percepção de largura.
O perfil do modelo é ressaltado pela coluna A e pela linha do teto, que exibem
pintura diferenciada na cor preta, e de acabamento acetinado. O conjunto óptico
é formado por faróis com lâmpadas Full LED e luzes indicadoras de direção,
também em LED, com desenho horizontalizado, mais harmônico, e que substitui as
anteriores, de formato circular.
Por dentro, os destaques ficam por conta do acabamento
Design Suite, com revestimento de couro Dalbergia Brown, e da prancha de
madeira Eucalyptus que decora o painel.
O interior do Novo i3 utiliza materiais
naturais e sustentáveis, e que ressaltam a característica premium do veículo. O
couro que reveste os bancos conta com tratamento natural, que oferece qualidade
superior e, consequentemente, sensação ao toque excepcional, características da
BMW. A madeira aplicada ao painel de instrumentos é originária de eucaliptos
cultivados e certificados na Europa. Indo além, 25% dos plásticos usados no
interior do i3 é reciclado e contribui para a redução das emissões de CO2 e
para a conservação dos recursos naturais.
E assim como outros modelos da BMW, o novo compacto
elétrico incorpora o sistema ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades
acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em telefones celulares –
e que permite conexão à internet assim que o veículo deixa a linha de produção.
A tecnologia oferece acesso às informações de trânsito em tempo real e notícias
personalizadas; envio e recebimento de e-mails e alertas de manutenção de
componentes (Teleservices).
Nos veículos elétricos, o BMW
ConnectedDrive indica os pontos de recarga para veículos BMW i, de utilização
pública, disponíveis em shoppings, postos, supermercados, restaurantes e
hotéis. Ainda é possível visualizar no mapa a autonomia do veículo elétrico,
que considera o histórico de consumo, a informação de trânsito e a topografia
do terreno para definir se haverá necessidade de recarga durante o percurso.
O compacto premium elétrico será disponibilizado nas
concessionárias BMWi com quatro opções de cores externas: Branco Capparis,Black
Fluid, ambas de acabamento sólido e em acabamento metálico, o Cinza
Mineral e a nova cor, Azul Imperial.
O caráter vanguardista do BMW Group em apresentar novas e
revolucionárias soluções de mobilidade ao público brasileiro não se restringe
apenas à oferta de modelos BMW i – incluindo o esportivo híbrido BMW i8 – e de
equipamentos para carregamento rápido BMW Wallbox no país. Ao todo,
são cerca de 80 pontos públicos de recarga distribuídos em todo o território
nacional. Mais recentemente, o BMW Group Brasil firmou uma parceria com a
empresa de energia EDP Brasil para a construção do primeiro corredor com postos
de carregamento para veículos elétricos e híbridos que interligará as cidades
de São Paulo e Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário