Falha na ignição gera recall de 315 mil carros no Brasil
A engenharia
trabalha constantemente na busca de soluções objetivas, diretas e eficientes,
mas algumas vezes algo sai do controle e o recall se faz necessário.
A FCA (Fiat
Chrysler Automobiles) está convocando cerca de 315 mil veículos por ter
detectado uma eventual falha dos relés, que poderá acarretar o funcionamento
irregular do motor e, em casos extremos, o seu desligamento inesperado, comprometendo
as condições de dirigibilidade do veículo e aumentando o risco de colisão, além
de possibilitar a ocorrência de danos físicos e materiais ao condutor, aos
passageiros e a terceiros.
A existência
desta falha poderá ser observada mediante o acendimento da luz espia da bateria
no quadro de instrumentos. O tempo estimado de reparo é de aproximadamente 30
minutos, independentemente do acendimento da luz-espia, caso seu veículo esteja
relacionado, faça o agendamento da sua visita previamente na concessionária
Fiat de sua preferência.
Entre os modelos
envolvidos temos Uno, Argo, Mobi e Toro em todas as suas versões, ano/modelo
2018 e 2019, Grand Siena versões 1.0 e 1.4, ano/modelo 2018 e 2019, Strada na
versão 1.4, ano/modelo 2017 e 2018, Palio Weekend e Fiorino na versão 1.4,
ano/modelo 2018 e 2018, Jeep Renegade 2017/2018 e o Jeep Compass 2017/2017.
VEÍCULO
|
ANO/MODELO
|
CHASSIS (NÃO
SEQUENCIAIS) |
UNIDADES
ENVOLVIDAS
|
Uno
|
2018 e 2019
|
814974 a
835992
|
14.150
|
Argo
|
2018 e 2019
|
H20145 a
H82351
|
44.125
|
Mobi
|
2018 e 2019
|
493776 a
558183
|
43.696
|
Toro
|
2018 e 2019
|
B40604 a
C01788
|
48.900
|
Grand Siena
|
2018 e 2019
|
340455 a
359006
|
15.807
|
Strada
|
2017 e 2018
|
181519 a
246187
|
46.167
|
Palio Weekend
|
2018
|
099712 a
103166
|
504
|
Fiorino
|
2018
|
085164 a
107200
|
9.685
|
Jeep Renegade
|
2017/2018
|
129173 a
186288
|
38.931
|
Jeep Compass
|
2017/2017
|
H34693 a
H93627
|
53.931
|
O relé é um componente eletromecânico do sistema elétrico do automóvel e que
também faz parte do sistema de injeção eletrônica, sendo considerado um
atuador, devido ter seu acionamento diretamente pela Central Eletrônica.
Em um automóvel
simples os relés mais importantes são os relés dos faróis, do
eletro-ventilador, bomba de combustível, pisca alerta e motor de partida. No
sistema de injeção eletrônica um dos relés mais importantes é o da bomba de
combustível, ele que é o responsável por ativar e desativar a bomba.
O relé
visualmente é um plugue retangular que opera funções de “liga/desliga” da parte
elétrica, fazendo “cliques” enquanto trabalha, que apesar de sua aparência
simples, eles controlam funções que envolvem algum tipo de condução de
eletricidade, desde o acionamento do motor de partida até a temporização da luz
interna do veículo.
Basicamente, os
relés têm a função de fazer o serviço pesado dos interruptores e chaves pelos
quais são acionados, que não aguentariam a corrente elétrica necessária para as
operações caso estivessem sozinhos.
Quase sempre
quando falamos sobre os relés do automóvel, aproveitamos para falar sobre os
fusíveis.
Se um fusível do
seu carro costuma “queimar”, isso não significa que ele é ruim. Pelo
contrário, agradeça e muito por existir um componente como esse, pois o estrago
poderia ser muito maior se o fusível não queimasse.
Fusíveis são
constituídos por ligas metálicas, sendo que uma de suas principais
características é o baixo ponto de fusão (entre 60 °C e 200 °C). Sabe-se que um
dos efeitos da corrente elétrica existente em um circuito é o efeito Joule (lei
física que expressa a relação entre o calor gerado e a corrente que percorre um
condutor em determinado tempo). Com base nessa lei, foi idealizado o
funcionamento de um fusível.
Imagine o
fusível como o elo mais fraco de uma corrente que se rompe quando aplicada uma
força tão grande que poderia danificar o restante dos elos. Em um circuito
elétrico não é diferente – todo circuito é projetado com condutores que,
baseados em sua seção transversal (diâmetro, no caso de um fio), suportam um
determinado valor de corrente elétrica.
Quando a
corrente ultrapassa a intensidade máxima tolerada pelo condutor, o fusível –
que sempre estará dimensionado de acordo com esse limite – vai “queimar”
(romper seu filamento).
O calor gerado
pela corrente elétrica não é dissipado com rapidez suficiente para evitar o
rompimento de seu filamento, interrompendo o fluxo da corrente elétrica pelo
condutor. Sendo assim, é fácil identificar um fusível “queimado”, basta
verificar o filamento interno: se ele estiver rompido, o fusível deverá ser
substituído.
Essas
informações também constam no manual do proprietário com maior riqueza de
detalhes.
Equipamentos e
acessórios de grande potência – que consequentemente apresentam um maior
consumo – terão fusíveis com capacidades maiores em amperes. Sendo assim, nunca
substitua um fusível queimado por um de maior valor. Caso esse erro seja
cometido, na eventualidade de um problema o fusível não abrirá o circuito,
provocando avarias irreparáveis no chicote elétrico, em conectores e
acessórios.
Lembre-se de que
todos os fusíveis estão projetados para suportar uma corrente elétrica
compatível com o limite tolerado pelos acessórios. Ou seja, se você substituir
um fusível de 10 amperes por um de 20 amperes, por exemplo, durante um ocorrido
em que a corrente no circuito atinja 15 amperes, seu fusível não “queimará”,
mas seu acessório, sim. Por isso, siga a recomendação da montadora do seu
veículo.
Então, sempre
que ocorrer a queima de um fusível, faça a reposição por um de igual valor. E
fique atento: não tente consertar o fusível queimado e jamais o substitua por
um de maior valor. Se for reincidente, procure um eletricista.
Histórico
- A palavra “fusível” tem sua origem no termo latino fusus (“fundido”).
Sua concepção foi elaborada por um físico francês que partiu do método da
utilização de condutores com diâmetro reduzido para a proteção de estações de
telégrafos contra relâmpagos. Quando os fios mais finos eram derretidos durante
uma descarga elétrica, os aparelhos e respectivos fios dentro do edifício
poderiam ser protegidos.
Já em sua
concepção atual, o fusível foi patenteado pelo inventor e empresário Thomas
Edison, como parte de seu sistema de distribuição de energia elétrica.
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica,
além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista,
desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de
treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br),
uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os
automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção,
tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na
categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela
Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias
10, 20 e 30 do mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário