Wagner Gonzalez |
Eric Bouiller e Zak Brown podem perder lugar para Martin Withmarsh
A possibilidade de a McLaren sofrer nova reviravolta interna ganhou corpo ontem
(18) quando o nome de Martin Withmarsh começou a circular como possível
substituto de Eric Bouiller e Zak Brown. De acordo com o site grandprix.com o
inglês, que gerenciou a operação de F-1 na marca por cerca de 25 anos, teria
sido procurado por um grupo de engenheiros da McLaren para voltar à equipe e
trabalhar para recolocá-la entre as grandes. Withmarsh, que antes da McLaren
foi executivo da British Aerospace, admitiu que a aproximação aconteceu e que o
assunto progrediu:
"Algumas pessoas sugeriram me enviar uma carta pedindo
que eu voltasse. Eu respondi que o destinatário dessa carta deveria ser Mansur
Ojjeh (executivo maior do grupo McLaren), a quem já expliquei minha visão sobre
a situação, onde vejo que alguns nomes devem partir. Agora cabe a ele e aos
acionistas decidirem o que fazer.”
Não é necessário ler nas entrelinhas que a gestão de Eric
Bouiller à frente do time e a política de Zak Brown em levar a McLaren para
disputar outras categorias (como a F-Indy e a Endurance) em paralelo estão
diluindo a capacidade do time, até então focado exclusivamente na F-1.
Bouiller
é considerado um homem com temperamento difícil e a recente demissão de Tim
Goss teria sido a gota d’água para a rebelião interna. Zak Brwon, por seu lado,
tem uma filosofia de trabalho praticamente avessa à escola de Ron Dennis, que
ficou famoso pela maneira contida com que se relacionava com a imprensa e pelo
seu linguajar empolado, o famoso “Ron Speak” (Discurso do Ron). Há anos a
equipe não vence uma prova, não vê um piloto no pódio e está sem um
patrocinador principal, algo ainda hoje inconcebível para uma das maiores
vencedoras da história da F-1.
Na Red Bull sai Renault,
entra Honda
No próximo fim de semana, quando o circuito de Paul
Ricard e o GP da França retornam ao calendário da categoria, a decisão da Red
Bull interromper 12 anos de aliança com a Renault será outro assunto bastante
comentado. Com essa mudança a maior beneficiada será exatamente a McLaren, que
se tornaria o principal cliente da Renault no ano que vem.
Le Mans: Toyota ganhou,
Negrão herdou
A corrida dura 24 horas, mas a preparação se arrasta por
cerca de um ano e o resultado da pista nem sempre resiste ao dia seguinte. Na
edição 2018 das 24 Horas de Le Mans a Toyota que lhe escapou por anos a fio e a
equipe G-Drive Racing foi desclassificada da vitória na classe LMP2. Com isso o
brasileiro Guto Negrão foi declarado vencedor já que ele e seus companheiros
Nicolas Lapierre e Pierre Thiriet terminaram em segundo na classe.
Se para a Toyota e, particularmente Fernando Alonso, foi
o primeiro triunfo na clássica prova francesa, para o Brasil foi a segunda
vitória: no ano passado Daniel Serra venceu na classe LMGTE Pro, com Daniel
Serra (Aston Martin Vantage GTE).
O Signatech-Alpine-Gibson do brasileiro André Negrão,
vencedor na categoria LMP2 (Alpine)
A conquista veio após a verificação técnica realizada
ontem e que apontou alterações no sistema de reabastecimento no Oreca-Gibson do
trio Roman Rusinov/Andrea Pizzitola/Jean-Eric Vergne. A equipe russa já
anunciou que vai recorrer da desclassificação dentro do prazo regulamentar de
96 definido pelo Automobile Club de l’Ouest para apresentar seu apelo. Dessa
forma o resultado da prova mantém o caráter provisório até a próxima
quinta-feira.
Ganhador na categoria LMGTE Pro derrotou Aston Martin,
BMW, Corvette, Ferrari e Ford GT (ACO)
Se a Toyota dominou a competição sem sustos ou
imprevistos, a vitória da Porsche nas classes LMGT Pro (Michel
Christensen/Kevin Estre/Laurens Vanthoor) e AM (Matt Campbel/Christian
Ried/Julien Andlauer) foi das mais disputadas. Na classe Pro chegou a
surpreender o ritmo da prova: ainda na primeira meia hora de prova um Ford GT,
uma Ferrari, dois Porsches, um Corvette, um BMW M8 e um Aston Martin disputavam
roda a roda como se não houvesse uma curva até a bandeirada de chegada. Sem
dúvida, uma amostra do que deve e pode ser a receita para colocar o Mundial de
Endurance no seu devido lugar.
O resultado completo das 24 Horas de Le Mans você
encontra clicando aqui.
Enzo Fittipaldi, novo líder do Campeonato Italiano de F-1
( Italia F4)
Depois de um fim de semana pouco produtivo e marcado por
acidentes na etapa de Monza, Enzo Fittipaldi recuperou-se com categoria e
simplesmente dominou a quarta rodada do Campeonato Italiano de F-4. Enzo
iniciou o fim de semana em terceiro lugar e 103 pontos no torneio, atrás de
Leonardo Lorandi (143) e Olli Caldwell (120) mas com três vitórias nas provas
disputadas no fim de semana em Misano, deixou a pista situada à beira do mar
Adriático como novo líder, um ponto à frente de Lorandi (177). Ainda restam três
rodadas para definir o título, a próxima delas dua 29 de julho , em Imola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário