A Ford anunciou o lançamento dos seus primeiros carros
autônomos em 2021, na forma de serviços de transporte para empresas. Essa
novidade traz uma grande ruptura na estrutura tradicional de negócios do setor
automotivo e Sherif Marakby, CEO da Ford Autonomous Vehicles, divisão da marca
voltada ao segmento, explica quais são as bases para viabilizar a adoção dessa
tecnologia em larga escala.
A Ford está usando a sua experiência na produção de automóveis para
garantir que os carros autônomos atendam as necessidades dos consumidores e das
empresas. Ou seja, veículos que sejam duráveis para enfrentar o ambiente
urbano, com tecnologia híbrida para otimizar o rendimento e alto nível de
segurança incorporado desde o projeto.
Um veículo autônomo, é claro, tem de saber dirigir. A
Ford trabalha em parceria com a Argo AI para desenvolver o cérebro por trás dos
seus veículos autônomos. Esse relacionamento envolve uma profunda integração de
todas as áreas, tanto de hardware como de software. A equipe de software da
Argo AI trabalha diretamente com as equipes de chassi, motores e transmissões
da Ford para desenvolver controles aprimorados e sensores confiáveis e duráveis
para aplicação automotiva, com uma compreensão completa da dinâmica do veículo.
O foco da Argo é desenvolver veículos autônomos que rodem
naturalmente, integrando-se ao comportamento dos usuários de cada cidade. Por
meio de algoritmos avançados que fazem previsões com base no que vêem no
ambiente, eles poderão realizar rapidamente os mínimos ajustes necessários para
proporcionar um passeio tranquilo e confortável às pessoas, inspirando confiança.
Quando os carros autônomos chegarem ao mercado, saber
administrar a frota será um item essencial. A Ford trabalha com gestores de
frotas desde o seu início e este ano lançou a Ford Commercial Solutions (FCS),
braço que ajuda empresas de transporte a melhorar sua operação monitorando o
desempenho de veículos conectados. A FCS também vai ajudar a gerenciar as
frotas próprias de veículos autônomos da Ford.
A FCS já administra a frota de veículos autônomos de teste da Ford em Miami,
EUA, e seu software é usado em dois serviços: o Chariot, de compartilhamento de
caronas, e o GoRide, que transporta idosos, pessoas com deficiência e moradores
de locais isolados para atendimento médico.
Outra tecnologia por trás desses serviços é a Nuvem de
Mobilidade no
Transporte, desenvolvida pela Autonomic, que serve de base para o
sofisticado sistema dinâmico de rotas e para o software de reservas.
O uso da carona compartilhada e entrega de mercadorias
está crescendo com a ajuda dos aplicativos e conexão com a internet, setores em
que os veículos autônomos devem atuar. A estratégia da Ford é trabalhar com
empresas líderes que já contam com uma base de clientes desses serviços.
Muitas empresas, como a Domino's Pizzas e o Walmart,
poderiam vender mais, mas muitas vezes não dispõem de motoristas suficientes
para a entrega. Um serviço de entrega autônoma poderia complementar esse
atendimento nos horários de pico. Pequenas e médias empresas que não têm
recursos para montar uma frota própria também poderiam usar essa plataforma de
veículos autônomos. Usando recursos de roteamento dinâmico e despachos
otimizados, essa plataforma poderá fornecer veículos para as empresas nos
horários de pico e, nos períodos livres, realizar entregas para mercearias ou
lavanderias, por exemplo.
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