Uma nova visão mostra o futuro da interação homem-máquina no
transporte
A pressão por mudanças no futuro e planejamento de tráfego dificilmente
poderia ser maior. Uma população crescente e a tendência sustentada de
urbanização aumentarão a demanda por mobilidade confortável e acessível.
Desenvolvimento profissional, diversidade cultural e a sensação de fazer
parte de uma região pulsante - muitas cidades ocidentais como Nova York ou
Londres inspiram esse tipo de motivação.
Outras megacidades como Manila, São Paulo e Mumbai estão crescendo porque
a esperança da participação social está levando a população rural para as
cidades.
E como reagir e se preparar para essa tendência sem volta? Algumas
megacidades estão reagindo à ameaça de colapso do tráfego com medidas
drásticas.
Pequim é um exemplo: pode ter oito faixas de largura, mas o tráfego ainda
engatinha no ritmo de um caracol pela capital chinesa.
É por isso que novos registros de veículos estão sendo emitidos com base
em uma loteria mensal. Em Xangai, novas inscrições são decididas por leilão.
Esses exemplos mostram que os conceitos futuros devem repensar a
mobilidade.
Incorporar uma variedade de diferentes modos de transporte é um fator
central no uso efetivo de recursos e oportunidades da economia compartilhada.
O desejo de mobilidade e a criação de cidades que realmente funcionem não
devem ser contradições.

O volume de tráfego cairá, estradas e estacionamentos anteriormente
ocupados podem ser aliviados ou mesmo recuperados, liberando espaço para o
planejamento da cidade.
Isso significa novos bairros, parques, cafés - tudo o que faz a vida na
cidade valer a pena.
A avaliação dos dados de tráfego em tempo real promete uma mobilidade mais
eficiente.
Com base na situação atual do tráfego, os sistemas de informação calculam
não apenas a conexão mais rápida, mas também consideram todos os modos de
transporte.
O sistema dinâmico oferece a maior flexibilidade possível e adapta
continuamente o plano de viagem do viajante.
Menos tráfego e menos ruído emparelhado com um nível crescente de
mobilidade - visões para a cidade do ano de 2036 como o Vision URBANETIC
prometem, em sua totalidade, maior qualidade de vida para todos. O tráfego
funciona de acordo com uma nova ordem fundamental.
Conceitos de mobilidade futuros, como o Vision URBANETIC, irão
fundamentalmente mudar a perspectiva e colocar o foco em como cobrir um
percurso com uma combinação preferida de diferentes modos de transporte, da
forma mais confortável, econômica e rápida possível.
Esse é o conceito de mobilidade revolucionária em resposta às questões do
futuro, apresenta na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, pela
Mercedes-Benz Vans e sua visão URBANETIC, um estudo que abre novas perspectivas
sobre a condução autônoma.
Permite o transporte baseado em necessidades, sustentável e eficiente de
pessoas e bens - e atende às necessidades de cidades, empresas de uma ampla
gama de indústrias, bem como viajantes e passageiros de maneiras inovadoras.
O conceito reduz os fluxos de tráfego, alivia as infraestruturas do centro
da cidade e contribui para uma nova qualidade de vida urbana.
Ao mesmo tempo, oferece uma perspectiva sobre tecnologias orientadas para
o futuro para a interação entre humano e máquina.
O conceito visionário baseia-se em um chassi acionado eletricamente e de
acionamento automático, que pode transportar estruturas para o transporte de
passageiros ou de mercadorias.
Como um veículo totalmente conectado em rede, o Vision URBANETIC faz parte
de um ecossistema no qual os desejos de mobilidade comercial e privada são
transmitidos digitalmente.
A Vision URBANETIC coleciona essas necessidades e as cumpre com uma frota
altamente flexível, facilitando uma melhoria considerável no uso de recursos.
Usando vários sistemas de câmeras e sensores, o veículo percebe totalmente
seu entorno na sua totalidade e se comunica ativamente com ele.
Os pedestres que atravessam a rua em frente a ele são informados pela
exibição de grande formato na frente do veículo através de animações especiais
que foram percebidas.
Uma função similar é cumprida pelo sombreamento digital que torna a área
da porta lateral uma exibição ativa.
Várias centenas de unidades de luz sinalizam às pessoas que se aproximaram
que foram reconhecidas. Seus contornos são mostrados esquematicamente na
carroceria externa.
Os pedestres ou ciclistas podem avaliar as próximas ações do veículo de
forma rápida e confiável.
O conceito integra uma infraestrutura de TI que analisa a oferta e a
demanda em tempo real.
O resultado é uma frota autônoma cujas rotas são planejadas de forma
flexível e eficiente, com base nas necessidades atuais de transporte.
Graças à rede completa, avaliação de informações locais e controle
inteligente, o sistema pode não apenas analisar os requisitos atuais, mas
também aprender com eles.
Assim, é capaz de antecipar e responder a necessidades futuras.
Este processo pode ser otimizado, encurtando os tempos de espera no
tráfego local de passageiros ou o congestionamento pode ser evitado.
No Vision URBANETIC, uma inovadora interface homem / máquina (IHM) garante
uma comunicação fácil e intuitiva para os passageiros e o meio ambiente.
Ela também fornece a estrutura de interação para toda a comunicação
necessária entre o veículo e, por exemplo, pedestres e ciclistas.
As telas de LED no módulo de movimentação de pessoas permitem que os
passageiros identifiquem com clareza o Vision URBANETIC alocado.
Câmeras no lado direito do veículo e sensores de 360 graus reconhecem se
pedestres ou ciclistas estão nas imediações, o que significa uma distância
entre 30 centímetros e dois metros. O sombreamento digital usa LEDs no exterior
para projetar uma sombra da silhueta da pessoa na lateral do veículo.
Um total de 40 metros de tiras de LEDs contém centenas de LEDs individuais
que podem mudar de cor.
Essa interação garante aos ciclistas, por exemplo, que a Visão URBANÉTICA
os viu e agirá de acordo.
A Vision URBANETIC utiliza a comunicação através de uma plataforma
padronizada para interagir com outros veículos e usuários da via e para
reconhecer sinais de trânsito.
A interação com os passageiros é mais complexa, já que eles estão
acostumados a se comunicar com um ser humano.
Para construir confiança e aliviar a incerteza, a HMI em Vision URBANETIC
deve garantir que todos os processos, desde a reserva de uma viagem até a saída
do veículo no destino, sejam tão simples e autoexplicativos quanto possível.
A reserva por meio de um aplicativo é o ponto de partida. Uma vez feita
uma reserva de viagem, o aplicativo mostra onde o usuário pode embarcar.
Além disso, o usuário recebe um número de veículo de dois dígitos, a cor
da tela e um avatar auto escolhido.
Quando o Vision URBANETIC se aproxima do ponto de encontro, o número e o
símbolo são mostrados na exibição lateral na cor selecionada.
O estado do veículo (espera, condução) é comunicado ao mundo exterior
através de um display front-end na grelha do radiador. Quando o veículo arranca
e está prestes a partir, os sensores são acionados visivelmente como um sinal
para o mundo exterior de um movimento iminente.
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Gerente de conteúdo do
Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs
interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em
Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela
Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica
Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos
Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista –
Locutor/entrevistador.
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