Uma pequena fábrica de motores para aviões que se
transformou no principal provedor de produtos e serviços de mobilidade premium
no mundo. O BMW Group está celebrando o seu 103º aniversário. Uma jornada baseada
na coragem de inovar, disposição em ir além, competir entre os melhores e topar
grandes desafios. Com diversos eventos agendados para este ano, o BMW Group
Classic fez uma retrospectiva dessa história repleta de realizações e
conquistas. Acompanhe a seguir:
100 anos atrás: primeiro recorde é conquistado — nas
alturas
O primeiro recorde da BMW foi conquistado quando o piloto
de testes Franz Zeno Diemer decolou do Aeródromo Oberwiesenfeld, em Munique
(Alemanha), em seu avião impulsionado pelo motor BMW IV, de 230 cavalos de
potência. Diemer conseguiu levar sua máquina à altitude de 9.760 metros em uma
viagem de cerca de uma hora e meia. No cockpit aberto, o valente piloto
enfrentou temperaturas abaixo de 50 graus e pouco oxigênio. Nunca um avião
voara tão alto.
90 anos atrás: estreia nas quatro rodas
Após dez anos, a BMW já havia expandido o seu portfólio
de produtos com motocicletas, e o próximo passo seria o negócio
automobilístico. Empolgado com as perspectivas do mercado doméstico para
carros, o então presidente da companhia, Franz-Josef Popp, comprou a montadora
Fahrzeugfabrik Eisenach e, em 22 de março de 1929, o primeiro BMW 3/15 PS saiu
da linha de montagem da fábrica de Berlim- Johannisthal. Quase 16 mil unidades
do modelo foram produzidas até 1932.
60 anos atrás: o surgimento da MINI
Com seus primeiros rascunhos esboçados em guardanapo, o
designer Alec Issigonis criou o primeiro MINI Clássico, que saiu das linhas de
montagem da fábrica de Longbridge (Inglaterra) em 4 de abril de 1959.
Revolucionário desde a concepção, o modelo compacto trazia um design totalmente
novo para a época, motor transversal de quatro cilindros, tração dianteira e
espaço suficiente para quatro ocupantes mais bagagem — configuração logo
adotada pelas demais fabricantes. Além disso, ele oferecia um uso criativo do
espaço na cabine, primor dinâmico e direção empolgante, atributos que
permanecem até hoje no DNA da fabricante premium britânica.
60 anos atrás: reviravolta com o compacto BMW 700
Durante a década de 1950, o BMW Isetta e o BMW 600 já
faziam parte do cotidiano dos motoristas alemães. Porém, as exigências
crescentes dos clientes criaram a necessidade de desenvolver um novo carro
pequeno, com design convencional, a fim de compensar a queda nas vendas. O
designer automotivo e ex-piloto de corridas Wolfgang Denzel apresentou ao
Conselho de Administração da BMW o projeto de um carro de duas portas, criado
pelo designer italiano Giovanni Michelotti. O protótipo originou a plataforma
para o BMW 700, apresentado pela primeira vez em 9 de junho de 1959. Em 1965,
mais de 190 mil unidades do veículo haviam sido vendidas, e a BMW conseguiu
reverter a sua situação financeira.
60 anos atrás: pequenos acionistas defendem a
independência da BMW
Como dissemos, os anos 1950 foram marcados por
dificuldades financeiras da BMW nas vendas de automóveis e motocicletas. Na
Assembleia Geral Anual de 1959, a aquisição da empresa pela Daimler-Benz AG
estava inclusive na pauta de discussões. Porém, o plano de reestruturação
associado à aquisição foi contestado por muitos dos pequenos acionistas. Em
meio às discussões, o advogado Friedrich Mathern descobriu inconsistências
sobre os números oficiais da empresa, revelando que os custos de
desenvolvimento do BMW 700, por exemplo, haviam sido injustificadamente
incluídos no balanço patrimonial de 1958. Ele também criticou o fato de que o
valor da marca BMW e de seus funcionários havia sido valorado muito baixo. A
reunião foi então adiada, e a oferta de aquisição expirada. A BMW permanecia
independente, mas a crise financeira não havia sido resolvida. O
comprometimento do principal acionista da empresa, Herbert Quandt, forneceu a
segurança necessária para seguir em frente. No ano seguinte, foi apresentado um
novo plano de reestruturação que também levava em conta os interesses dos
pequenos acionistas.
50 anos atrás: começa uma nova era de produção de
motocicletas
Os motores aeronáuticos já vinham sendo fabricados na
planta de Berlim sob a direção da BMW desde a década de 1930. Na época, o
diretor técnico da época, Helmut Werner Bönsch, afirmou que a BMW estava
construindo a melhor e mais avançada motocicleta do mundo havia anos. E foi
realmente o caso. Os modelos BMW 50/5, BMW R 60/5 e BMW R 75/5 foram
desenvolvidos como motocicletas esportivas de turismo com um design moderno, e
tinham um chassi completamente novo, com garfo telescópico para a roda
dianteira e suspensão variável nas rodas traseiras. E, pela primeira vez, os
clientes podiam escolher entre versões com cores diferentes.
40 anos atrás: BMW M1 nas corridas Procar
O BMW M1 nasceu como um espetáculo mesmo parado. Porém,
seu maior legado está nas pistas de corrida na série Procar, organizadas entre
1979 e 1980, como parte do aquecimento para as corridas do Campeonato Mundial
de Fórmula 1 na Europa. Iniciadas pelo diretor administrativo da BMW Motorsport
à época, Jochen Neerpasch, as provas logo caíram no gosto do público, e os
próprios protagonistas também foram cativados pela ideia de Neerpasch de organizar
corridas entre pilotos de Fórmula 1 e pilotos de carros de turismo pilotando
veículos com engenharia idêntica e gerando 470 cavalos de potência. No dia 12
de maio de 1979, a primeira corrida na série Procar teve início na Bélgica, e
na sequência outras 16 corridas ocorreram.
20 anos atrás: estreia mundial do BMW X5
Um veículo para todos os terrenos, do off-road à rodovia,
com tração integral nas quatro rodas, desempenho e conforto de primeira classe:
assim o BMW X5 foi apresentado, no outono de 1999, como o primeiro SAV (Veículo
de Atividade Esportiva) do mundo. Depois de alguns meses, o BMW X5 Le Mans, um
veículo experimental, demonstraria o seu enorme potencial para a condução
dinâmica. Essa versão experimental tinha motor V12 que desenvolvia mais de 700
cavalos de potência. O piloto de corridas Hans-Joachim Stuck atingiu a bordo
dele a velocidade máxima de 309 km/h, em volta no circuito de Nürburgring, na
Alemanha. Vinte anos após a estreia do primeiro SAV, a família de modelos BMW X
cresceu para sete séries de modelos. Em 2018, 37,3% das vendas totais da marca
foram geradas pelos modelos BMW X.
20 anos atrás: BMW Z8 exerce um apelo fascinante com sua
estética clássica
Em 1999, a BMW também apresentou um marco na sua rica
história de roadsters. O estilo do BMW Z8, desenvolvido pelo designer
dinamarquês Henrik Fisker, causou sensação em sua estreia mundial no Salão
Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha. As elegantes linhas
lembram o lendário BMW 507, e o luxuoso cockpit chama atenção até hoje. As
formas clássicas da carroceria vestiam uma engenharia inovadora do o capô: um
propulsor V8 de 400 cavalos de potência. No total, 5.703 unidades do BMW Z8
foram fabricadas entre 2000 e 2003 na fábrica da BMW em Munique.
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