A Scania acaba de atingir 20 mil veículos conectados no
Brasil, desde o lançamento do serviço em janeiro de 2017. São cerca de 18.800
caminhões e 1.200 ônibus ativos. A projeção da fabricante é atingir 28 mil até
o fim de 2019. Ao redor do planeta, a Scania possui 400 mil veículos comerciais
conectados que geram dados usados para melhorias nas operações de transporte
dos clientes.
“Toda esta inteligência de dados nos proporcionam
resultados práticos fantásticos. Conseguimos ir bem no detalhe da operação do
cliente para economizar combustível e diminuir emissões de poluentes, aumentar
a rentabilidade e disponibilidade da frota, além de ajudar a melhorar a
condução do motorista e diminuir os acidentes”, afirma Roberto Barral,
vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “A conectividade
criou uma nova gestão para quem atua no setor de transportes e a sobrevivência
no mercado passa por tirar o máximo de proveito da análise qualitativa dos
dados da viagem.”
“Estamos comemorando bastante esta marca de 20 mil
veículos conectados no Brasil. Não se trata apenas de um número, mas do quanto
estamos interferindo positivamente na redução de custos dos clientes, sejam
pequenos, médios ou grandes clientes”, diz Fábio Souza, diretor de Serviços da
Scania no Brasil.
“O mais interessante é que são 7 mil veículos com o pacote Desempenho, que representam cerca de 35% dos 20 mil. Ou seja, o cliente está investindo porque enxerga um benefício. Ele vê na prática o quanto pode diminuir de custos com diesel, desgaste de pneus e lonas, manutenção e, desta forma, aumentar a vida últil da composição”, completa Souza. De acordo com o diretor, os 7 mil veículos com o pacote Desempenho colocam a Scania Brasil em quarto lugar no ranking mundial entre todos os mais de 100 países onde a fabricante atua.
“O mais interessante é que são 7 mil veículos com o pacote Desempenho, que representam cerca de 35% dos 20 mil. Ou seja, o cliente está investindo porque enxerga um benefício. Ele vê na prática o quanto pode diminuir de custos com diesel, desgaste de pneus e lonas, manutenção e, desta forma, aumentar a vida últil da composição”, completa Souza. De acordo com o diretor, os 7 mil veículos com o pacote Desempenho colocam a Scania Brasil em quarto lugar no ranking mundial entre todos os mais de 100 países onde a fabricante atua.
Dos 7 mil, são 6.700 caminhões e 300 ônibus. Em junho de
2018, eram menos de 10 mil conectados e apenas 766 veículos com o pacote mais
completo. “A opção do Desempenho pulou de 8% do total para os 35% deste
momento. É um sucesso absoluto. A rede de concessionárias Scania pode
demonstrar ao cliente todas as vantagens dos Serviços Conectados, inclusive com
projeções reais com base no dia a dia de rodagem da frota.”
A Scania lançou no Brasil, em outubro de 2018, sua Nova
Geração de caminhões, que elevou ainda mais os benefícios da conectividade por
meio dos serviços. A tendência se comprova pelos números. Dos quase 1.900
caminhões conectados da Nova Geração, cerca de 1.100 já têm o pacote
Desempenho. São quase 60% do total. “A curva vai continuar subindo”, prevê
Souza.
“Nenhum outro concorrente revolucionou tanto o mercado
com soluções de serviços nos últimos anos como a Scania. Desde o Driver
Services (treinamento), o Programa de Manutenção com Planos Flexíveis (16% na
redução de custos e aumento de até 20% de disponibilidade), até a novidade mais
recente, o PMS Fleet Care (para cada cliente é designado um gestor de frota
para cuidar dos veículos). Tudo o que envolve produto e serviços na Nova
Geração passa pela conectividade”, conclui Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário