As dezesseis marcas filiadas à Abeifa – Associação
Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com
licenciamento de 3.094 unidades, anotaram em maio último alta de 4,9% em
relação a abril de 2019, quando foram vendidas 2.950 unidades importadas. Mas
ante maio de 2018, quando foram comercializadas 3.238 unidades, a queda foi de
4,4%.
A alta de 4,9% no comparativo mensal, porém, não foi suficiente para melhorar o
desempenho das associadas à Abeifa no acumulado dos primeiros cinco meses de
2019. De janeiro a maio, dados do acumulado mostram a comercialização de 13.538
unidades importadas contra 14.935 unidades em igual período de 2018, o que
significa queda de 9,4%.
Na avaliação de José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, “a persistência da
moeda norte-americana acima dos R$ 4,00 e falta de confiança do consumidor na
economia brasileira ainda impactaram o setor. Ainda assim, o setor conseguiu
índices de crescimento mensais desde janeiro. Já é um alento, mas poderíamos
ter tido resultados mais promissores”.
“Com pouco mais de 13 mil unidades importadas em cinco meses, se anualizarmos
esses números estamos chegando a 32 mil unidades em 2019, quando nossa previsão
inicial é chegar a 50 mil veículos importados. Por isso, estamos apreensivos.
Na torcida para que a economia retome um ritmo mais acelerado de crescimento e
também de confiança”, ressalta Gandini.
As cinco marcas que mais venderam, em maio, foram a Kia Motors (888 unidades /
+4,3%), Volvo (702 / +23,6%), BMW (530 / -0,2%), Land Rover (199 / -3,9%) e Jac
Motors (189 / +34%).
Produção local –
Entre as associadas à Abeifa, que também têm produção nacional, BMW, CAOA
Chery, Land Rover e Suzuki fecharam maio último com 2.655 unidades emplacadas,
total que representou alta de 4,3% em relação a abril de 2019, quando
totalizaram 2.546 unidades e significaram alta de 37,5% ante maio de 2018,
quando anotaram 1.931 unidades.
Por marcas, a CAOA Chery, com 1.749 unidades emplacadas, obteve crescimento de
20,8% ante igual período de abril de 2019; a BMW, com 568 unidades, queda de
2,6%; a Land Rover, com 191, queda de 43% e a Suzuki, com 147 unidades
licenciadas, também queda de 18,3%.
Somados os emplacamentos de unidades importadas e produzidas localmente, o
ranking das cinco marcas, por volumes, indica a CAOA Chery com 1.750 unidades
(1.749 nacionais e 1 unidade importada), a BMW com 1.098 unidades (568
nacionais + 530 importadas), a Kia Motors com 888 veículos (só importados), a
Volvo com 702 unidades (só importadas) e Land Rover com 390 veículos (191
nacionais e 199 importados).
Participações –
Em maio último, ao considerar somente os veículos importados por associadas à
entidade – total de 3.094 unidades -, o setor significou marketshare de 1,32%.
Com 5.749 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação
das associadas à Abeifa foi de 2,45% do mercado total de autos e comerciais
leves (234.173 unidades).
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