A Ford apresentou no Festival Goodwood de
Velocidade, no Reino Unido, o Ford GT Mk II, versão limitada do superesportivo
desenvolvida em parceria com a Multimatic exclusivamente para as pistas. O
modelo, já disponível para encomendas, terá apenas 45 unidades produzidas com
preço de US$1,2 milhão.
Equipado com motor 3.5 V6 EcoBoost de 700 cv, o GT Mk II
foi desenvolvido pela Ford Performance e pela Multimatic com aerodinâmica e
direção voltadas à competição, usando a experiência com o Ford GT nos
campeonatos Mundial de Endurance e IMSA. Mas seu projeto de engenharia ficou
livre das limitações e normas impostas pelas competições.
O Ford GT Mk II é montado em Ontário, no Canadá, e
finalizado em uma instalação especializada da Multimatic Motorsports, que
também é responsável pela venda direta aos clientes (www.FordGTMkII.com).
O Ford GT Mk II traz aprimoramentos na aerodinâmica e no
motor, com componentes testados nas provas de endurance mais desafiadoras do
mundo. Além de asa traseira dupla com mais “downforce”, ele traz novos
divisores e difusores dianteiros.
A suspensão e os pneus Michelin Pilot Sport de competição
dão ao carro mais de 2Gs de aderência lateral. O GT Mk II também é mais leve e
ágil. Os amortecedores DSSV de cinco vias funcionam com altura rebaixada e fixa
para melhorar a eficiência.
Sem a limitação de regulamentos, o motor 3.5 EcoBoost do
Ford GT Mk II gera 200 cv a mais que o carro de competição – é a versão mais
potente do GT. Sua transmissão de sete velocidades e dupla embreagem também tem
calibração especial.Para aumentar a potência, ele usa uma tecnologia
inovadora de resfriamento do ar de alimentação do motor com spray de água. Uma
entrada de ar adicional no teto auxilia na refrigeração do óleo, da embreagem e
da transmissão.
O poder de parada também foi reforçado, com discos de
freio Brembo de carbono-cerâmica de 15,5 polegadas na dianteira e 14,1
polegadas na traseira. As rodas são de alumínio forjado de 19 polegadas. No
interior, as mudanças incluem banco especial de corrida Sparco com cinto de
segurança de seis pontos, banco do passageiro opcional e um sistema completo de
aquisição de dados MoTeC, que também funciona como câmera de ré.
Com produção limitada a 250 unidades por ano, o Ford GT é
o carro de rua mais avançado e exclusivo já feito pela marca. A versão de
corrida, feita para as 24 Horas de Le Mans, foi um grande sucesso, vencendo a
categoria GTE Pro em Le Mans na sua estreia em 2016, exatamente 50 anos depois
da primeira das quatro vitórias sucessivas do Ford GT40 no circuito francês.
A Ford encerrou o programa de competição do GT no
Campeonato Mundial de Endurance com a prova de Le Mans deste ano. Mas os Ford
GTs continuam a correr no campeonato IMSA, na América do Norte, até o final da
temporada em outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário