A McLaren Automotive lança as primeiras imagens e
detalhes do terceiro novo modelo: o McLaren 600LT Spider. Quinto carro a levar o nome Longtail, o novo
conversível incorpora totalmente a filosofia McLaren Longtail de maior
potência, peso reduzido, aerodinâmica otimizada, dinâmica focada na pista e
disponibilidade limitada. Além disso, traz uma nova dimensão de emoção sobre o
600LT Coupé, sem comprometer a pureza dinâmica do carro mais focado no
desempenho na linha Sports Series: uma capota rígida retrátil para dar a opção
de dirigir ao ar livre.
Como seu irmão 600LT Coupé, o Spider registra uma
economia significativa de peso em relação ao modelo no qual se baseia, com os
engenheiros da McLaren conseguindo uma redução de 100 kg* em relação ao peso
DIN do 570S Spider. Além disso, graças ao seu leve, mas incrivelmente
resistente chassi MonoCell II de fibra de carbono, o 600LT conversível mantém a
rigidez estrutural do Coupé sem precisar do reforço normalmente necessário em
estruturas convencionais de aço ou alumínio. O resultado é um acréscimo de peso
de apenas 50 kg em relação ao Coupé, o que contribui para um peso seco mais
leve de apenas 1.297 kg para o Spider. Isso é pelo menos 80 kg menor do que
qualquer concorrente direto e a relação peso-potência de 2,16 kg/HP (463
HP/tonelada) sustenta níveis surpreendentes de desempenho e proeza dinâmica.
Aprimorar a experiência da
Longtail da Sports Series com o veículo a céu aberto é tão fácil quanto
pressionar um botão para abaixar ou levantar o teto rígido retrátil de três
peças a velocidades de até 40 km/h. Com o teto abaixado, os ocupantes se
beneficiam não apenas do vento em seus cabelos, mas também do memorável drama
auditivo e visual proporcionado pelos escapamentos de topo, exclusivos do
600LT. Um defletor de vento envidraçado, operado eletricamente, pode ser
ativado independentemente da capota rígida, para reduzir o impacto ou aumentar
a ventilação - ou simplesmente para permitir a entrada de mais som do
escapamento na cabine.
O 600LT Spider se beneficia do
mesmo portfólio de melhorias de desempenho que se mostrou irresistível para os
compradores do 600LT Coupé. Os sistemas de controle eletrônico do motor V8
biturbo de 3,8 litros foram revisados, o sistema de refrigeração foi
aperfeiçoado e os escapamentos mais curtos foram ajustados para liberar mais
potência. O motor produz 600 HP de potência e 620 Nm de torque tanto no Spider
quanto no Coupé.
O powertrain aprimorado
permite ao motorista explorar por completo o chassi monocoque em fibra de carbono
do 600LT Spider, auxiliado por uma caixa de câmbio de sete marchas (SSG)
Seamless Shift que contém o Ignition Cut (corte de ignição) no modo Sport para
facilitar mudanças mais rápidas, ao mesmo tempo entregando um dramático efeito
sonoro dos escapamentos de saída superior, mais o modo Inertia Push in Track
para otimizar a aceleração. Partindo da imobilidade, o 600LT Spider alcança os
100 km/h em 2,9 segundos, com os 200 km/h alcançados em apenas 8,4 segundos –
praticamente indistinguíveis 0,2 segundos mais do que o Coupé. A velocidade
máxima é de 324 km/h com o teto levantado ou 315 km/h com ele abaixado.
O desempenho é reforçado pela
carroceria leve de fibra de carbono, que cria a silhueta Longtail e o mesmo
design de asa traseira fixa do Coupé que - apesar dos desafios aerodinâmicos
representados por uma carroceria conversível - gera os mesmos 100 kg de carga
aerodinâmica a 250 km/h. A dirigibilidade ultra-precisa e focada na pista é
suportada por um sistema de suspensão double-wishbone de alumínio forjado com
amortecedores recalibrados, coxins de motor mais firmes e um sistema de
frenagem de baixo peso. O 600LT Spider está equipado com pneus Pirelli P-Zero ™
Trofeo R feitos sob medida e focados na pista. A experiência de condução é
aprimorada com uma direção mais rápida e respostas mais nítidas dos pedais de
aceleração e de freio
.
Abaixar a capota do 600LT
Spider apresenta o interior orientado para o desempenho, que apresenta o
acabamento de baixo peso em Alcantara e bancos de corrida de fibra de carbono do
padrão McLaren P1™ como equipamento padrão. Os assentos de corrida de fibra de
carbono super leve projetados para o McLaren Senna estão disponíveis como
opção, por conta própria ou dentro do pacote MSO Clubsport disponibilizado pela
McLaren Special Operations. Outras opções e medidas para economia de peso -
incluindo a eliminação dos sistemas de controle de áudio e de climatização -
estão disponíveis para os compradores determinados a eliminar cada quilo
possível.
O novo 600LT Spider é o quinto
modelo a levar o cobiçado emblema LT, juntando-se à ilustre linhagem que
começou em 1997 com o McLaren F1 GTR “Longtail”, do qual apenas um protótipo de
desenvolvimento e nove exemplares foram construídos. Vitorioso em cinco das 11
etapas do Campeonato
FIA GT de 1997, o Longtail original também terminou em
primeiro e segundo lugar na classe GT1 em Le Mans, quase 30 voltas à frente do
adversário mais próximo.
Como o Coupé, a
disponibilidade do 600LT Spider será limitada, com slots de construção
programados em torno de outros modelos Sport e Super Series. Já disponíveis
para encomenda nos revendedores da McLaren (inclusive no Brasil, pela
importadora oficial McLaren São Paulo), cada carro será montado à mão no Centro
de Produção McLaren em Woking, Surrey, Inglaterra.
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