No último evento do
Ferrari Racing Days, no paddock de Nürburgring, na Alemanha, um pneu muito
especial estava à mostra: o 10.000º Pirelli P Zero criado para o programa XX da
Ferrari. O FXX, o FXX EVO, o 599XX, o 599XX EVO e o FXX K (com a sua mais
recente variante Evo) são os carros mais exclusivos do mundo: derivados de
modelos de rua e desenvolvidos para uso em pistas. Os carros de base já são
incrivelmente rápidos, mas as modificações para as pistas dos engenheiros de
Maranello os tornam ainda mais extremos. O FXX-K Evo, por exemplo, já
ultrapassa os 1000 cavalos de potência e, para equipar os carros com tanta
força, a Pirelli desenvolveu pneus especificamente projetados para cada modelo. Na
Alemanha, onúmero desses pneus especiais chegou a 10.000 desde 2011: o ano em
que a Pirelli se tornou fornecedora exclusiva do programa XX.
Desde o primeiro carro no
programa XX, o FXX, até o mais recente, o FXX-K Evo, a metodologia de
desenvolvimento mudou drasticamente. No início, o processo de desenvolvimento
era mais tradicional, usando os pneus P Zero criados para o Ferrari
Challenge como ponto de partida para os pneus FXX mais extremos. Já nos
carros mais recentes, o processo de desenvolvimento agora reflete a metodologia
usada para fabricar os pneus P Zero de Fórmula 1. Além dos testes em
pista, os engenheiros da Pirelli também
puderam confiar nos dados
adquiridos do simulador da Scuderia Ferrari - que também é usado nos níveis
mais altos do automobilismo.
Com o pneu desenvolvido para
o FXX K como base, os engenheiros da Pirelli conseguiram criar um modelo
em menos de seis meses capaz de lidar com as enormes cargas descendentes
geradas pelo mais recente pacote aerodinâmico Evo (mais de 800 kg em
velocidade máxima). No coração deste último caminho de desenvolvimento estavam
os novos pneus traseiros P Zero, que agora apresentam uma área de contato
mais uniforme, mesmo quando a asa traseira do Evo está gerando um downforce
máximo. Isso ajuda a garantir excelente estabilidade em termos de desgaste mais
equilibrado e queda de desempenho mais transparente, o que contribui para uma
pilotagem mais previsível e, portanto, de maior segurança, independentemente da
experiência do piloto.
Além disso, os pneus do programa XX oferecem janelas de
trabalho grandes, que garantem níveis de desempenho semelhantes em
circuitos muito diferentes em todo o mundo, com asfaltos variávis e,
muitas vezes, imprevisíveis. O programa de 2019, por exemplo, começou em
fevereiro com as curvas arenosas do Bahrein e terminará no circuito de subidas
e decidas de Mugello, na Itália, no
Os carros do programa XX
apresentam pneus especiais para cada modelo, que são diferentes em
especificação e tamanho. A gama vai de um pneu 255/650 R19 para a frente
do FXX a um 345/725 R20 para a traseira do FXX K Evo. Estes também podem ser
distinguidos visualmente, porque cada pneu leva o nome do carro para o qual ele
está destinado. Assim como os outros pneus Pirelli para as corridas de GT,
estes pneus do programa XX também são feitos em uma fábrica dedicada em Izmit,
na Turquia, onde os pneus de Fórmula 1 foram produzidos por muitos anos.
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