domingo, 17 de novembro de 2013

Fórmula 3: Brasiliense Felipe Guimarães é Campeão sul-americano


O brasiliense Felipe Guimarães (Faculdade Evangélica/Marc JR/Hitech Racing) sagrou-se Campeão Sul-americano de Fórmula 3 por antecipação, ao terminar em segundo na 16ª etapa do certame continental, disputada neste domingo (17/11) em Cascavel, no oeste do Paraná. O piloto de 21 anos passou a somar 255 pontos, 59 de vantagem sobre o paulista Raphael Raucci (Dolly/Beta/RR Racing), que mesmo abandonando já garantiu o vice-campeonato. Faltam duas corridas e apenas 40 pontos em jogo."Tô muito feliz e aliviado. Só tenho a agradecer a Deus, a equipe, minha família, aos meus apoiadores. Feliz, feliz, feliz", emocionou-se. "Tenho que fazer um agradecimento especial ao Alex Dias Ribeiro, que está sempre me orientando e orando por mim, e ao Emerson Fittipaldi, pela confiança e apoio", agradeceu o campeão sul-americano, lembrando de dois ex-pilotos de Fórmula1 que depositaram confiança no jovem campeão.

A campanha de Felipe Guimarães com o Dallara de 280 cavalos da equipe paranaense Hitech Racing Brazil foi composta de 12 vitórias, 11 voltas mais rápidas (quatro recordes) e seis pole positions nas 16 corridas até agora disputadas. O encerramento do Campeonato Sul-americano de Fórmula 3 vai ser nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR), cidade que sedia a Hitech Racing, bicampeã da categoria."Foi ótimo. Estamos muito felizes. Nossa parceria com o Guimarães deu muito certo", vibrou o chefe de equipe. "Nossa equipe é jovem, começamos em 2010 e este ano tivemos nossa performance máxima. Foi um título bem disputado e difícil numa categoria rápida e muito profissional, com excelentes competidores. A já somo bicampeões!", observou o engenheiro curitibano.

Na oitava e penúltima rodada dupla do Sul-americano de Fórmula 3 Felipe Guimarães conquistou a pole position e venceu de ponta a ponta a prova de sábado. No domingo, largando em sexto com o grid invertido, correu com o regulamento sob o braço e com a razão na cabeça, pois só precisava completar 75% da corrida para garantir o título.No entanto, na 14ª volta, com o abandono de Raucci, o piloto de Brasília já conquistou a láurea. Nas voltas seguintes Guimarães só se preocupou em receber a bandeirada em segundo, 0s877 atrás do paranaense Leonardo de Souza (Kemba Racing), para comemorar. "Eu vim atrás, estava rápido, mas não quis arriscar e ter prejuízo para a equipe e meus apoiadores. Fiz o necessário para garantir o título", comentou Guimarães. "Hoje a gente só queria terminar e fomos marcando nosso principal rival pelo título. E deu tudo certo", completou Rodrigo Contin.

Confira os seis primeiros na 15º etapa em Cascavel:
1) Felipe Guimarães, 28 voltas em 31min08s926 (Média de 164,93 km/h);
2) Leonardo de Souza, a 1s967;
3) Bruno Etman (Argentina), a 2s247;
4) José Arthur Fortunato, a 3s048;
5) Raphael Raucci, a 13s336;
6) Ricardo Landucci, a 9 voltas.

Confira os seis primeiros na 16º etapa em Cascavel:
1) Leonardo de Souza, 31 voltas em 33min25s221;
2) Felipe Guimarães, a 0s877;
3) Ricardo Landucci, a 1s977;
4) Gustavo Myasava, a 2s714;
5) Bruno Etman (Argentina), a 2 voltas;
6) José Arthur Fortunato, a 3 voltas.


Os primeiros na classificação da Fórmula 3 Sul-americana depois de 16 etapas são:
1º) Felipe Guimarães, 255 pontos; 2º) Raphael Raucci, 196; 3º) Gustavo Myasava, 138; 4º) Leonardo de Souza, 80; 5º) Higor Hoffmann, 46.

Um comentário:

  1. Lamentável o grid ....No máximo 9 carros. E a CBA nem sequer "Tenta", fazer alguma coisa.

    ResponderExcluir