sábado, 25 de abril de 2015

ONIBUS HÍBRIDO MARCOPOLO FAZ O TRANSPORTE NA ETAPA BRASILEIRA DA VOLVO OCEAN RACE

O novo ônibus Marcopolo Viale Double Decker Sunny com tecnologia híbrida da Volvo foi utilizado para transportar moradores das cidades de Itajaí e Camboriú durante a etapa brasileira da Volvo Ocean Race, que aconteceu entre os dias 4 e 19 de abril, em Itajaí, Santa Catarina. As sete equipes participantes da maior competição náutica a vela do mundo partiram, no último domingo, com destino a Newport, nos Estados Unidos, sexta etapa das 11 previstas.

O Viale DD Sunny tem tecnologia híbrida da Volvo Bus Latin America e passou pelos principais bairros e avenidas das duas cidades rumo à Vila da Regata, em Itajaí. Possui conjunto propulsor formado por um motor elétrico de 160 cv de potência, que utiliza baterias de íon de lítio, e também dispõe de motor diesel/biodiesel de 215 cv. Os propulsores estão instalados na parte traseira do veículo, o que contribui para melhor distribuição de peso e conforto para os passageiros.

O ônibus híbrido é mais silencioso e até 90% menos poluente do que o movido a diesel (Euro 3). Os dois motores, um a diesel e outro elétrico, funcionam em paralelo ou de forma independente.  O elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo em baixas velocidades e o motor a diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas.  Os motores ficam desligados quando o veículo está parado para embarque e desembarque de visitantes.  A energia das frenagens também é usada para carregar as baterias do motor elétrico. Dessa forma, o ônibus é 35% mais econômico.

O Viale DD Sunny permite aos ocupantes visão panorâmica e os “aproxima” das belezas naturais e dos pontos turísticos. Este tipo de ônibus é largamente utilizado em diversas cidades no exterior, como Paris, Nova Iorque, Roma e Madri, entre outras. Aqui no Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu possui oito unidades, fornecidas pela Marcopolo, além de outros veículos desenvolvidos pela empresa para Porto Alegre, Gramado e Canela, Curitiba e Campo Grande.

O Viale DD Sunny é um modelo especialmente projetado para as viagens de sightseeing em cidades e locais turísticos. O veículo tem piso baixo e capacidade para transportar 62 passageiros sentados, sendo 45 no piso superior e 17 no piso inferior. Tem 12,5 metros de comprimento e quatro metros de altura e equipamentos para permitir total acessibilidade.

No piso inferior, o Viale DD Sunny tem amplas janelas, que garantem maior visibilidade aos passageiros. No piso superior, as poltronas possuem revestimento de plástico especial, mais resistente, em razão de o veículo não ter janelas.

Volvo Ocean Race

É a maior competição por equipes de barcos a vela e um dos prêmios mais cobiçados do esporte mundial. Tem a duração de quase nove meses - o evento esportivo mais longo do mundo. A prova começou a ser realizada em 1973 – então conhecida como Whitbread.


A 12ª edição da Volvo Ocean Race percorrerá quatro oceanos e cinco continentes. A prova teve início em Alicante, Espanha, no dia 4 de outubro de 2014 e terminará em Gotemburgo, na Suécia, em 27 de junho de 2015. São sete equipes de diferentes países, 11 portos e 38.739 milhas náuticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário