sexta-feira, 24 de abril de 2015

Moto 1000 GP: renovada parceria com Red Bull MotoGP Rookies Cup

O Moto 1000 GP anunciou nesta quarta-feira (22) a renovação de sua parceria com a Red Bull, que garante a inclusão do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade em uma das mais importantes ações de formação de pilotos do esporte mundial: o Red Bull MotoGP Rookies Cup. Um dos integrantes do grid da GPR 250 terá vaga garantida em uma das etapas da seletiva do programa, criado em 2007 pela fábrica de bebida energética.

O programa vai custear a viagem à Europa do piloto classificado e de um acompanhante. Ele se juntará a mais de cem pilotos de todo o mundo para avaliações escalonadas ao longo de três dias. A vaga na seletiva do Red Bull MotoGP Rookies Cup será do piloto que somar mais pontos entre a abertura do Moto 1000 GP, marcada para 3 de maio em Curitiba, e a etapa imediatamente anterior à data da avaliação, que será confirmada nas próximas semanas.

A GPR 250 foi implantada no Brasileiro de Motovelocidade em 2013. O gaúcho Pedro Sampaio conquistou o título defendendo a equipe Fábio Loko, a mesma que o levou ao vice-campeonato da GP 600 no ano passado, com sete pódios em oito etapas. Sampaio estreou em 2015 no Europeu de Superstock 600 pela ASPI e também tem presença confirmada por mais uma temporada do Moto 1000 GP, compondo o grid da GP 600.

O paulista Meikon Kawakami, vice em 2013, tornou-se campeão da GPR 250 no ano passado competindo pela Playstation-PRT, também alcançando o pódio em sete etapas. Além do título, ele conquistou, em classificação paralela, a vaga que o Moto 1000 GP pôs em disputa na seletiva internacional do Red Bull MotoGP Rookies Cup. Ele participou da etapa do programa realizada entre 14 e 16 de outubro na pista espanhola de Guadix.

Gilson Scudeler, promotor do Moto 1000 GP, contabiliza o saldo positivo da implantação da série de formação de pilotos GPR 250. “O primeiro campeão subiu para a GP 600 no ano seguinte e de cara conquistou o vice-campeonato, é um dos grandes favoritos para o título deste ano, quando também tem tudo para ser um dos destaques na Europa”, observou, citando o plano de carreira de Sampaio, que tem foco na chegada ao Mundial MotoGP.

Scudeler destacou a projeção internacional obtida por Kawakami. “Ele mostrou muito potencial. Mesmo sofrendo uma queda no início da seletiva, que acabou sendo decisiva para a classificação, a performance dele foi excelente, segundo a avaliação dos monitores. Tanto que ele teve convite para ser piloto do Moriwaki 250 Junior Cup”, acrescentou. O paulista conciliará a atuação na série europeia com a busca pelo bicampeonato brasileiro da GPR 250.

A renovação da parceria entre o Red Bull MotoGP Rookies Cup e o Moto 1000 GP avaliza os propósitos do campeonato. “Essa parceria, celebrada pela primeira vez no ano passado, foi uma grande conquista para a motovelocidade brasileira, por permitir aos jovens pilotos encurtar o caminho para uma carreira internacional de sucesso, como já aconteceu com o Meikon. A Red Bull tem a busca pela formação de atletas em seu DNA”, observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário