terça-feira, 28 de abril de 2015

Citroën Racing faz dobradinha na etapa da Argentina do Campeonato Mundial de Rali

A Citroën Racing realmente tem um caso de amor com o Rali da Argentina. A marca venceu dez das onze mais recentes edições da prova e, no último final de semana, fez 1-2 na prova realizada na região de Córdoba, com Kris Meeke/Paul Nagle obtendo sua primeira vitória no Campeonato Mundial, secundados por seus companheiros de equipe Mads Ostberg/Jonas Andersson. É a primeira vitória da Citroën e dos modelos DS 3 WRC com sua atual dupla de pilotos e navegadores. A vitória também celebrou de maneira perfeita o lançamento da marca DS na América do Sul.

Meeke/Nagle estabeleceram o melhor tempo no shakedown (abertura do rali), realizado na quarta-feira (22), e só deixaram de fazer o melhor tempo no estágio inicial por 0,2 s. Eles assumiram a liderança após o estágio 2 e controlaram perfeitamente a posição em um rali incrivelmente difícil.

Meeke manteve a liderança até o final e obteve sua primeira vitória no Campeonato Mundial de Rali. Sua conquista representou também a primeira vitória de um piloto britânico na competição desde 2002, quando o falecido Colin McRae triunfou no Rali Safari, no Quênia. Meeke é o 74º piloto a vencer uma prova do Campeonato Mundial de Rali e o quarto britânico mais bem sucedido na competição. McRae tem 25 vitórias, Richard Burns, também já falecido, venceu 10 vezes e Roger Clarke, uma. Paul Nagle é apenas o segundo copiloto irlandês a vencer no WRC (o primeiro foi Ronan McNamee, em 1989). Para a Citroën, esta é a 94ª vitória no Campeonato Mundial e a 29ª obtida em dobradinha - ambas as marcas sendo novos recordes na competição.

Yves Matton, chefe da Citroën Racing, declarou: "Esta décima vitória na Argentina vai além das metas que havíamos estabelecido. Não fazíamos um 1-2 desde 2012 e nossa vitória mais recente havia acontecido há pouco mais de um ano. A Argentina tem sido um local onde a Citroën Racing obteve alegrias nos últimos anos, tanto em ralis quanto em corridas de pista. Nossa força é a confiabilidade do DS 3. Neste ano, o Rali da Argentina foi excepcionalmente difícil e nossos pilotos conduziram a prova com muita inteligência".

Kris Meeke, vencedor, não escondeu sua emoção: "Tudo foi perfeito até o final do último estágio. Quando cruzei a linha de chegada, eu estava muito emocionado. Vou precisar de um tempo para realmente interiorizar isto. Não comecei o rali visando lutar pela vitória: eu só queria fazer uma prova sem erros. As sete semanas de intervalo entre esta prova e a anterior me ajudaram. 

A partir do shakedown, passei a me sentir cheio de confiança. Foi uma corrida realmente difícil, mas o DS 3 WRC é um carro muito resistente e confiável. Todos os outros tiveram problemas e nós asseguramos uma dobradinha”, destacou. “Mads também fez um rali fantástico. Tenho que agradecer Yves Matton, que acreditou em mim. Ele me deu uma grande oportunidade e tem me dado um grande apoio. Este é só o primeiro passo em meu agradecimento a ele por esse apoio. Espero que venham outros. Dedico esta vitória a Colin McRae."

Como no México, Mads Ostberg/Jonas Andersson somaram pontos no campeonato com segundos colocados, além de terem somado um ponto extra pelo terceiro lugar no Power Stage. Após quatro etapas da temporada de 2015, eles ocupam o segundo lugar no Campeonato Mundial. Graças ao máximo de pontos marcados com a dobradinha na Argentina, a Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team ocupa agora a segunda colocação no campeonato de fabricantes. A próxima etapa acontecerá em Portugal entre os dias 21 e 24 de maio.

RESULTADO FINAL 
1. Kris Meeke / Paul Nagle (Citroën DS 3 WRC) 3h41:44.9
2. Mads Østberg / Jonas Andersson (Citroën DS 3 WRC) +18.1
3. Elfyn Evans / Daniel Barritt (Ford Fiesta RS WRC) +3:27.4
4. Martin Prokop / Jan Tomanek (Ford Fiesta RS WRC) +6:26.1
5. Dani Sordo / Marc Marti (Hyundai i20 WRC) +10:46.7
6. Khalid Al Qassimi / Chris Patterson (Citroën DS 3 WRC) +11:19.9
7. Abdulaziz Al-Kuwari / Marshall Clarke (Ford Fiesta RRC) +16:02.6
8. Diego Dominguez / Edgardo Galindo (Ford Fiesta R5) +18:48.2
9. Gustavo Saba / Diego Cagnotti (Skoda Fabia Super 2000) +21:20.6
10. Federico Villagra / Diego Curletto (Ford Fiesta) +25:19.6…


CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO MUNDIAL
Pilotos
1. Sébastien Ogier 84 pontos
2. Mads Østberg 51 
3. Andreas Mikkelsen 47 
4. Elfyn Evans 41 
5. Kris Meeke 35 
6. Thierry Neuville 35 
7. Dani Sordo 30 
8. Martin Prokop 26 
9. Jari-Matti Latvala 19 
10. Ott Tanak 12 …


Fabricantes

1. Volkswagen Motorsport 103 
2. Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team 85 
3. Hyundai Motorsport 85 
4. M-Sport World Rally Team 73 
5. Jipocar Czech National Team 32 …

Nenhum comentário:

Postar um comentário