quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Dakar dia 4 - Recuperação de Varela prejudicada por pirambeiras



Mais um dia de dunas, subidas e descidas, principalmente descidas. Assim Reinaldo Varela, do Divino Fogão Rally Team, descreveu seu quarto dia de ação no Dakar 2013, que nesta terça-feira chegou a Arequipa, último ponto de parada em território peruano.Hoje os concorrentes largam em direção a Arica, no extremo norte do Chile, em uma etapa curta porém de grandes variações de altitude: a largada acontece a 600 metros do nível do mar e termina 400 metros mais abaixo com várias subidas ao longo do caminho, uma delas superando 2 mil metros. A maior parte desse percurso é sobre piso de rocha vulcânica, o que deve provocar grande desgaste de pneus.

"Hoje (ontem)foi mais um dia impressionante: acho que nunca em carreira eu tinha visto tanta pirambeira", comentou Varela ao cruzar o controle de chegada localizado na baixada de Pampa Blanca, região costeira do departamento de Arequipa, cuja capital tem o mesmo nome e está localizada a 420 km desse local. "Menos mal que daqui para frente será mais ou menos plano..." completou o brasileiro da equipe oficial Can-Am. 


Para preservar o Commander de número 422 adotou uma pilotagem mais precavida na fase final do trecho de hoje, o que anulou boa parte do desempenho entre a largada e a passagem pelo primeiro posto de controle. Depois ter sido o 120º veículo de largar, exatamente às 9h36 locais (12h36 de Brasília), o atual campeão mundial de cross country na categoria T2 passou nada menos de 95 veículos e completou o percurso do primeiro trecho controlado em 23º. Nos dois trechos seguintes o brasileiro conquistou mais duas posições mas a partir daí preferiu adotar um ritmo mais tranquilo "já que as descidas eram mesmo de assustar!". Varela terminou o dia em 115º na classificação geral. 
O Dakar prossegue hoje entre a cidade peruana de Arequipa e chega ao Chile, na localidade de Arica. Os obstáculos a partir de agora estão divididos assim, com suas respectivas distâncias de deslocamento, prova especial e total a quilometragem diária: 
8/1 - Nazca/Arequipa (PER), 429+288= 717 km
9/1 - Arequipa (PER) /Arica (CHI), 337+172= 509 km
10/1 - Arica/Calama (CHI), 313+454= 767 km
11/1 - Calama (CHI) /Salta (ARG), 534+220= 754 km
12/1 - Salta/San Miguel de Tucumán (ARG), 379+470= 849 km
13/1 - Descanso
14/1 - San Miguel de Tucumán/Córdoba (ARG), 259+593= 852 km
15/1 - Córdoba/La Rioja (ARG), 279+353= 632 km
16/1 - La Rioja/Fiambalá (ARG), 262+219= 481 km
17/1 - Fiambalá/Copiapó (ARG/CHI), 396+319= 715 km
18/1 - Copiapó/La Serena (CHI), 294+441= 735 km
19/1 - La Serena/Santiago (CHI), 502+128= 630 km
20/1- Santiago (CHI) - Entrega de prêmios

Nenhum comentário:

Postar um comentário