sábado, 12 de janeiro de 2013

Dakar dia 7 - Perto do céu e com o pé no porão



Quem se queixa das subidas do bairro paulistano do Sumaré ou das íngremes ladeiras de Ouro Preto certamente não faz ideia do roteiro percorrido hoje pelos 353, caminhões, carros, motos, quadriciclos e UTVs - como o Can-Am Commander do brasileiro Reinaldo Varela -, entre as cidades de Calama (Chile) e Salta (Argentina). No trecho cronometrado, iniciado a uma altitude de 3.500 metros sobre o nível do mar, a planilha indicava um roteiro que entre os pontos de controle 4 e 5 seguia caminhos que beiravam 3.900 metros e precediam o término desta fase em um local 300 metros mais baixo... ou menos alto. Num dia que começou com um acidente fatal - o motociclista francês Thomas Bourgin, de 25 anos, chocou-se contra uma viatura da polícia chilena que trafegava em sentido contrário -, a jornada foi considerada pela maioria dos concorrentes como uma das mais rápidas do rally e marcada pela dificuldade de ultrapassagens:


"A areia fina provocava grandes nuvens de poeira densa e os caminhos não eram exatamente muito largos, mesmo assim foi um dia de andar com o pé no porão mesmo que estivéssemos bem perto do céu", comentou Reinaldo Varela usando uma expressão que no mundo do rally equivale ao outrora "pé na tábua" do automobilismo dos anos 1960. 


"Agora é enfrentar mais uma rodada de sobe e desce e, finalmente, ter um dia de descanso", completou o piloto do Divino Fogão Rally Team que, em sua quinta participação no rally Dakar faz sua estréia em veículos do tipo UTV e competindo sozinho. No domingo o rally fica em San Miguel de Tucumán, destino deste sábado, o que permitirá luxos como dormir em hotéis e banhos de água quente.


Na classificação provisional divulgada às 21 horas desta sexta-feira Reinaldo Varela aparecia em 77º lugar, com o tempo total de 35h40m44. A liderança é disputada pela dupla Stephan Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini All4, 16h23m43) e Nasser Al-Attiyah/Lucas Cruz (Buggy, 16h276m57), 

A programação dos próximos dias, com suas respectivas distâncias de deslocamento, prova especial e total, é a seguinte: 

12/1 - Salta/San Miguel de Tucumán (ARG), 379+470= 849 km
13/1 - Descanso
14/1 - San Miguel de Tucumán/Córdoba (ARG), 259+593= 852 km
15/1 - Córdoba/La Rioja (ARG), 279+353= 632 km
16/1 - La Rioja/Fiambalá (ARG), 262+219= 481 km
17/1 - Fiambalá/Copiapó (ARG/CHI), 396+319= 715 km
18/1 - Copiapó/La Serena (CHI), 294+441= 735 km
19/1 - La Serena/Santiago (CHI), 502+128= 630 km
20/1- Santiago (CHI) - Entrega de prêmios

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