quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Dener Motorsport/Porsche GT3 Cup Challenge Brasil faz 292 voltas em testes para 24 Horas de Daytona



A Dener Motorsport/Porsche GT3 Cup Challenge Brasil completou 292 voltas nos testes para as 24 Horas de Daytona de 2013, prova a ser disputada em 26 e 27 de janeiro. A equipe, que após 15 anos volta a participar da tradicional corrida norte-americana, marcou presença nos três dias de atividades - de sexta-feira (4) a domingo (6) - com seus dois Porsche 911 GT3 Cup. O carro 20, do quinteto Clemente Lunardi/Constantino Júnior/Marcel Visconde/Nonô Figueiredo/Ricardo Maurício, percorreu 160 voltas no total, e o 21, do quarteto Nonô Figueiredo/Ricardo Maurício/Rubens Barrichello/Tony Kanaan, fez 132.


Os melhores tempos dos dois carros foram marcados no domingo: 1min50s737 (carro 20) e 1min51s030 (21), o que mostrou a evolução da equipe ao longo dos testes. Na última sessão, com essas marcas, o carro 20 foi o décimo colocado na categoria GT e 21º na classificação geral, e o 21 obteve a 14ª colocação nesta mesma classe e a 25ª no geral. Nesses testes, a Dener Motorsport/Porsche GT3 Cup Challenge Brasil teve como objetivo adaptar-se às regras da prova e encontrar um bom acerto para seus carros. Agora a equipe passará duas semanas em Miami, onde trabalhará para melhorar seus carros, treinará pit stops e estudará estratégias e dinâmica de corrida.

Os testes em Daytona foram realizados em condições distintas, durante o dia e também no começo da noite, como é de se esperar em uma preparação para uma prova de longa duração, e houve até mesmo momentos de chuva. Os treinos da programação das 24 Horas de Daytona começarão no dia 23.


A equipe terá 15 integrantes, todos brasileiros, e correrá com dois Porsche 911 GT3 Cup preparados na sede do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, em São Paulo. "Competimos em Daytona há 15 anos com uma equipe 100% brasileira e com um carro totalmente preparado no Brasil. Foi uma experiência espetacular. Estamos numa expectativa enorme para as ‘24 Horas’ de 2013", relata Dener Pires, diretor da Dener Motorsport e responsável também pelo Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. 


Vencedora de corridas de longa duração como as Mil Milhas Brasil e os 500 Quilômetros de Interlagos, a Dener Motorsport tem em seu currículo a participação nas 24 Horas de Daytona de 1998. Na ocasião, o Porsche 911 GT2 pilotado pelo quarteto Regis Schuch/Maurizio Sala/André Lara/Flávio Trindade largou na terceira posição em sua categoria (GT2) e andou sempre entre o segundo e o quarto lugares até se atrasar por causa de um acidente. Depois de uma longa parada nos boxes para os reparos necessários, o Porsche se recuperou e terminou em quarto na categoria GT2. A participação na prova de 2013 acontecerá nos mesmos moldes, com dois carros preparados no Brasil (ambos Porsche 911 GT3 Cup, selecionados entre os que disputam o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil).


Atualmente, a prova 24 Horas de Daytona é válida para o campeonato Grand-Am Series, que divide os carros em três categorias: Daytona Protótipos (carros especiais de competição equipados com motores derivados de carros de rua), Grand Touring (modelos esportivos de produção em série) e GX (nova categoria para veículos com tecnologias e combustíveis alternativos). A semelhança com o regulamento de campeonatos como o ALMS (American Le Mans Series) e o WEC (Campeonato Mundial de Endurance) é apenas aparente. No caso dos GTs, o modelo da Porsche admitido para a Grand-Am é o 911 GT3 Cup, utilizado em campeonatos como o Porsche Supercup e o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. No WEC e no ALMS, é o 911 GT3 RSR, desenvolvido pela fábrica especialmente para provas de longa duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário