A Dener Motorsport/Porsche GT3 Cup Challenge Brasil
completou 292 voltas nos testes para as 24 Horas de Daytona de 2013, prova a
ser disputada em 26 e 27 de janeiro. A equipe, que após 15 anos volta a
participar da tradicional corrida norte-americana, marcou presença nos três
dias de atividades - de sexta-feira (4) a domingo (6) - com seus dois Porsche
911 GT3 Cup. O carro 20, do quinteto Clemente Lunardi/Constantino Júnior/Marcel
Visconde/Nonô Figueiredo/Ricardo Maurício, percorreu 160 voltas no total, e o
21, do quarteto Nonô Figueiredo/Ricardo Maurício/Rubens Barrichello/Tony
Kanaan, fez 132.
Os melhores tempos dos dois carros foram marcados no domingo: 1min50s737 (carro
20) e 1min51s030 (21), o que mostrou a evolução da equipe ao longo dos testes.
Na última sessão, com essas marcas, o carro 20 foi o décimo colocado na
categoria GT e 21º na classificação geral, e o 21 obteve a 14ª colocação nesta
mesma classe e a 25ª no geral. Nesses testes, a Dener Motorsport/Porsche GT3
Cup Challenge Brasil teve como objetivo adaptar-se às regras da prova e
encontrar um bom acerto para seus carros. Agora a equipe passará duas semanas
em Miami, onde trabalhará para melhorar seus carros, treinará pit stops e
estudará estratégias e dinâmica de corrida.
Os testes em Daytona foram realizados em condições distintas, durante o dia e
também no começo da noite, como é de se esperar em uma preparação para uma
prova de longa duração, e houve até mesmo momentos de chuva. Os treinos da
programação das 24 Horas de Daytona começarão no dia 23.
A equipe terá 15 integrantes, todos brasileiros, e correrá com dois Porsche 911
GT3 Cup preparados na sede do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, em São Paulo.
"Competimos em Daytona há 15 anos com uma equipe 100% brasileira e com um
carro totalmente preparado no Brasil. Foi uma experiência espetacular. Estamos
numa expectativa enorme para as ‘24 Horas’ de 2013", relata Dener Pires,
diretor da Dener Motorsport e responsável também pelo Porsche GT3 Cup Challenge
Brasil.
Vencedora de corridas de longa duração como as Mil Milhas Brasil e os 500
Quilômetros de Interlagos, a Dener Motorsport tem em seu currículo a
participação nas 24 Horas de Daytona de 1998. Na ocasião, o Porsche 911 GT2
pilotado pelo quarteto Regis Schuch/Maurizio Sala/André Lara/Flávio Trindade
largou na terceira posição em sua categoria (GT2) e andou sempre entre o
segundo e o quarto lugares até se atrasar por causa de um acidente. Depois de
uma longa parada nos boxes para os reparos necessários, o Porsche se recuperou
e terminou em quarto na categoria GT2. A participação na prova de 2013
acontecerá nos mesmos moldes, com dois carros preparados no Brasil (ambos
Porsche 911 GT3 Cup, selecionados entre os que disputam o Porsche GT3 Cup
Challenge Brasil).
Atualmente, a prova 24 Horas de Daytona é válida para o campeonato Grand-Am
Series, que divide os carros em três categorias: Daytona Protótipos (carros
especiais de competição equipados com motores derivados de carros de rua),
Grand Touring (modelos esportivos de produção em série) e GX (nova categoria
para veículos com tecnologias e combustíveis alternativos). A semelhança com o
regulamento de campeonatos como o ALMS (American Le Mans Series) e o WEC
(Campeonato Mundial de Endurance) é apenas aparente. No caso dos GTs, o modelo
da Porsche admitido para a Grand-Am é o 911 GT3 Cup, utilizado em campeonatos
como o Porsche Supercup e o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. No WEC e no ALMS,
é o 911 GT3 RSR, desenvolvido pela fábrica especialmente para provas de longa
duração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário