quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

MITSUBISHI PAJERO TR4 É EXEMPLO DE SUCESSO NA APLICAÇÃO DE COMPÓSITOS



A Mitsubishi comemora 10 anos de produção no Brasil do utilitário esportivo Pajero TR4. O veículo é um exemplo de sucesso da aplicação crescente de plásticos de engenharia pelas montadoras de veículos automotores, que permite modernização contínua no design, redução de peso e de emissões e preservação ambiental com processos de fabricação de componentes mais sustentáveis.

O Pajero TR4 passou a ser produzido na fábrica da Mitsubishi, em Catalão (GO), em junho de 2002. Naquela época, a MVC começou a desenvolver as primeiras peças em polipropileno para o modelo, como para-choques dianteiro e traseiro. Ao longo desses 10 anos, o utilitário passou por diversas atualizações e, a cada nova linha, a MVC ampliou o fornecimento de componentes internos e externos.

Hoje, a MVC fornece para-lamas, porta-pacotes e  revestimentos internos fabricados pelo processo Vacuum Forming, com plástico de engenharia de alta resistência mecânica. O processo é composto por polímeros mais leves e com alta absorção de impacto.

“A partir de 2013 também forneceremos para a Mitsubishi tapetes e carpetes em diferentes modelos. Eles serão fabricados por um novo processo e com corte a jato d’água”, explica Gilmar Lima, diretor-geral da MVC. Este novo sistema de corte com jato d’água é realizado por um robô, que executa a operação de recortes e furações, com alta pressão, nos cinco eixos superficiais do produto. Proporciona elevada precisão dimensional do produto e melhor acabamento superficial, com ganhos de produtividade em relação ao processo atual.

“Além da aplicação do sistema de corte a jato d’água para a linha de tapetes e carpetes dos modelos Mitsubishi, também forneceremos para a Pajero TR4 o forro de teto, fabricado no processo Superlite, que consiste em um polímero reforçado com fibras longas de vidro e proporciona baixíssimo peso e alto desempenho térmico e acústico”, afirma o executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário