A Mitsubishi comemora 10 anos de produção no Brasil do utilitário esportivo
Pajero TR4. O veículo é um exemplo de sucesso da aplicação crescente de
plásticos de engenharia pelas montadoras de veículos automotores, que permite
modernização contínua no design, redução de peso e de emissões e
preservação ambiental com processos de fabricação de componentes mais
sustentáveis.
O Pajero TR4 passou a
ser produzido na fábrica da Mitsubishi, em Catalão (GO), em junho de 2002.
Naquela época, a MVC começou a desenvolver as primeiras peças em polipropileno
para o modelo, como para-choques dianteiro e traseiro. Ao longo desses 10 anos,
o utilitário passou por diversas
atualizações e, a cada nova linha, a MVC ampliou o fornecimento de componentes
internos e externos.
Hoje, a MVC fornece
para-lamas, porta-pacotes e revestimentos
internos fabricados pelo processo Vacuum Forming, com plástico de engenharia de
alta resistência mecânica. O processo é composto por polímeros mais leves e com
alta absorção de impacto.
“A partir de 2013
também forneceremos para a Mitsubishi tapetes e carpetes em diferentes modelos.
Eles serão fabricados por um novo processo e com corte a jato d’água”, explica
Gilmar Lima, diretor-geral da MVC. Este novo sistema de corte com jato d’água é
realizado por um robô, que executa a operação de recortes e furações, com alta
pressão, nos cinco eixos superficiais do produto. Proporciona elevada precisão
dimensional do produto e melhor acabamento superficial, com ganhos de produtividade
em relação ao processo atual.
“Além da aplicação do
sistema de corte a jato d’água para a linha de tapetes e carpetes dos modelos
Mitsubishi, também forneceremos para a Pajero TR4 o forro de teto, fabricado no
processo Superlite, que consiste em um polímero reforçado com fibras longas de
vidro e
proporciona baixíssimo peso e alto desempenho térmico e acústico”, afirma o
executivo.
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