Recentemente lançado no mercado nacional, o Chevrolet
Trailblazer, que veio ocupar o lugar da conceituada Blazer da GMB, conta com a
lona da sapata do freio de estacionamento produzida pela TMD Friction do
Brasil. Este sistema de freio de estacionamento é produzido pela Nishinbo,
controladora do Grupo TMD.
A lona brasileira atende a severos requisitos
internacionais de segurança e de eficiência do freio de estacionamento. Seu
correto funcionamento é de suma importância, principalmente em função do peso e
do tamanho de seu freio. Ou seja: é fundamental que o sistema possa deter o
veículo, mesmo quando em seu peso máximo em um aclive acentuado, sem produzir
esforço excessivo na alavanca do freio de estacionamento.
Outro fator também fundamental é evitar que a lona, com o veículo imobilizado por longo período, cole no tambor. Para atender estes requisitos, necessita-se de tecnologia de produto e de processo adequados. Esta lona é produzida na planta de Indaiatuba (SP) da TMD Friction e exportada para a fábrica tailandesa da Nishinbo – fabricante do freio de estacionamento do Trailblazer.
O novo utilitário esportivo da GM possui capacidade para
até sete pessoas com um inédito motor V6 a gasolina de 3,6 litros e 239 cv,
além do conhecido motor 2.8 turbodiesel CTDI. O Chevrolet Trailblazer foi
desenvolvido em conjunto com a nova picape S10 e passou por inúmeros testes de
validação na Tailândia, onde já era produzido.
Em 2011 o Grupo Nishinbo Holding Inc. (japonês) adquiriu
o Grupo TMD Friction, resultando no maior fabricante mundial de material de
fricção para freios de veículos leves e comerciais.
Este é um exemplo da sinergia possível entre as unidades
TMD e Nishinbo, e do benefício que montadoras globais, tal como a General
Motors, podem obter quando optam por parceiros globais no fornecimento para
seus veículos.
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