sábado, 12 de janeiro de 2013

TMD Friction do Brasil presente no Chevrolet Trailblazer

Recentemente lançado no mercado nacional, o Chevrolet Trailblazer, que veio ocupar o lugar da conceituada Blazer da GMB, conta com a lona da sapata do freio de estacionamento produzida pela TMD Friction do Brasil. Este sistema de freio de estacionamento é produzido pela Nishinbo, controladora do Grupo TMD.

A lona brasileira atende a severos requisitos internacionais de segurança e de eficiência do freio de estacionamento. Seu correto funcionamento é de suma importância, principalmente em função do peso e do tamanho de seu freio. Ou seja: é fundamental que o sistema possa deter o veículo, mesmo quando em seu peso máximo em um aclive acentuado, sem produzir esforço excessivo na alavanca do freio de estacionamento.

Outro fator também fundamental é evitar que a lona, com o veículo imobilizado por longo período, cole no tambor. Para atender estes requisitos, necessita-se de tecnologia de produto e de processo adequados. Esta lona é produzida na planta de Indaiatuba (SP) da TMD Friction e exportada para a fábrica tailandesa da Nishinbo – fabricante do freio de estacionamento do Trailblazer.

O novo utilitário esportivo da GM possui capacidade para até sete pessoas com um inédito motor V6 a gasolina de 3,6 litros e 239 cv, além do conhecido motor 2.8 turbodiesel CTDI. O Chevrolet Trailblazer foi desenvolvido em conjunto com a nova picape S10 e passou por inúmeros testes de validação na Tailândia, onde já era produzido.

Em 2011 o Grupo Nishinbo Holding Inc. (japonês) adquiriu o Grupo TMD Friction, resultando no maior fabricante mundial de material de fricção para freios de veículos leves e comerciais.

Este é um exemplo da sinergia possível entre as unidades TMD e Nishinbo, e do benefício que montadoras globais, tal como a General Motors, podem obter quando optam por parceiros globais no fornecimento para seus veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário