Em uma classificação
marcada pelos eletrizantes últimos segundos de treino em Shangai, na China, a
sexta pole position da Audi na temporada 2013 do FIA World Endurance
Championship escapou por pouco. O Audi R18 e-tron quattro, que vinha sendo
imbatível nos treinos classificatórios desde maio, sairá na segunda posição na
corrida deste domingo e a disputa no grid de largada fica em 5-2 em favor da
Audi sobre a Toyota.
O carro #1 da Audi,
pilotado por Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer, foi o mais
rápido dos protótipos da marca alemã no treino classificatório na China.
Fässler foi o primeiro a entrar na pista e, na média de suas duas voltas
rápidas, ficou com o segundo melhor tempo - apenas 0s432 atrás do Toyota
pilotado por Alexander Wurz. A volta mais rápida do piloto suíço ainda superou
em 0s261 o recorde estabelecido pelo FIA WEC para a pista em 2012. Quando
Benoît Tréluyer assumiu o carro, reduziu a diferença para 0s217 em relação ao
pole position na sua primeira tentativa. Prejudicado pelo tráfego, Benoît fez
uma parada nos boxes para reabastecer e reiniciar suas voltas rápidas já com
pneus desgastados. Quando voltou, cravou 1m49s091 em sua melhor passagem e
diminuiu a vantagem do líder para 0s089 - garantindo um lugar para a Audi na
primeira fila do grid.
No Audi R18 e-tron
quattro #2, Allan McNish e Tom Kristensen ficaram com o tempo de 1m49s173 na
média de suas melhores voltas e, assim, conquistaram a quarta posição no grid
de largada - formando a segunda fila ao lado do carro #8 da Toyota. Mas as
posições de largada, no entanto, devem tomar uma importância secundária ao
longo das seis horas de corrida na metrópole chinesa. O ponto crucial em um circuito
marcado pelo asfalto abrasivo e as sequências de curvas de baixa velocidade
será uma tática de administração dos pneus ao longo da prova. Especialmente em
um sábado em que as temperaturas deverão estar acima dos 20ºC.
A largada para a
penúltima etapa do FIA WEC 2013 está marcada para às 11h locais deste sábado na
China (1h de sábado no horário de Brasília). A prova pode ser acompanhada via streaming tanto
no site da Audi (www.audi-motorsport.com), quando na página oficial da competição (www.fiawec.com).
Confira como ficaram as 10 primeiras posições do
grid para a etapa chinesa do FIA WEC:
1) Lapierre/Wurz
(Toyota) 1m 48.013 s
2)
Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro) 1m 48.102s
3)
Buemi/Davidson/Sarrazin (Toyota) 1m 48.694s
4)
Duval/Kristensen/McNish (Audi R18 e-tron quattro) 1m 49.173s
5) Beche/Belicchi/Prost
(Lola-Toyota) 1m 51.204s
6)
Conway/Martin/Rusinov (Oreca-Nissan) 1m 55.423s
7)
Brundle/Heinemeier Hansson/Pla (Morgan-Nissan) 1m 56.210s
8)
Kimber-Smith/Lux/Shulzhitckiy (Zytek-Nissan) 1m 56.219s
9)
Baguette/Gonzalez/Plowman (Morgan-Nissan) 1m 56.243s
10)
Dolby/Graves/Kerr (Oreca-Nissan) 1m 56.284s
Nenhum comentário:
Postar um comentário