O Jeep Compass foi lançado no Brasil em 2012 para
representar a porta de entrada da marca que inventou o segmento 4x4. E para a
linha 2014, o utilitário-esportivo mais urbano da Jeep ganhou boa dose de
ousadia. A principal novidade são as rodas de liga leve, que eram de 17
polegadas, passam a ser de aro 18". Além disso, elas agora são pintadas de
preto, mesma cor aplicada nos contornos das tradicionais sete fendas da grade
dianteira. Os faróis têm máscara negra, e as lanternas traseiras também foram
escurecidas.Por dentro, o Jeep Compass 2014 não só teve os grafismos dos
instrumentos redesenhados como recebeu uma placa prateada no painel, acima do
porta-luvas, na qual se destacam as inscrições Compass e Jeep. A peça arremata
bem o estilo interno, ao lado de outros detalhes de acabamento cromados e
prateados, como os aros do volante, as saídas de ventilação, o topo da manopla
do câmbio e as maçanetas das portas. Para ampliar o conforto de rodagem, que
sempre foi um destaque do modelo, foi instalado um para-brisa com isolamento
acústico, item pouco comum na categoria.
Produzido na fábrica de Belvidere, no estado
norte-americano de Illinois, o Compass tem desenho harmonioso e conjunto mecânico
moderno. O motor 2.0 16V, todo de alumínio, conta com duplo comando variável de
válvulas e está acoplado à transmissão automática CVT (continuamente variável),
que também pode simular seis marchas. Ele trabalha junto com a transmissão
automática CVT2, de relações continuamente variáveis e funcionamento suave. A
eficiência se reflete no baixo consumo. Em percurso urbano, o Jeep Compass é
capaz de fazer até 9,8 km/l.
Por sua vez, o câmbio se sobressai por ser uma segunda
geração de CVT da Chrysler, calibrada para oferecer respostas mais agradáveis e
com maior controle. Em relação a uma caixa automática tradicional de quatro
marchas, a economia de combustível é de até 8%. Outra vantagem do CVT2 é nas
retomadas realizadas entre 50 e 100 km/h. A transmissão conta ainda com o
recurso AutoStick, que simula seis velocidades, para trocas manuais. Em uso
normal, o CVT2 não requer trocas de fluido, reduzindo o custo de manutenção.
A boa dirigibilidade proporcionada pela mecânica do Jeep
Compass é resultado ainda da suspensão independente nas quatro rodas –
dianteira do tipo McPherson e traseira multilink, de braços múltiplos. Oriunda
da versão 4x4, a suspensão é reforçada, trazendo o know-how de sete décadas da
Jeep, para atender com folga às exigências dos diferentes pisos encontrados no
Brasil.A resistência do chassi é completada pela carroceria monobloco, de
excelente rigidez torsional. Suas principais dimensões externas são: 4.448 mm
de comprimento, 1.812 mm de largura (sem os espelhos retrovisores) e 1.718 mm
de altura (incluindo os racks de teto).
A distância entre-eixos de 2.635 mm se traduz em bom
espaço interno para todos os ocupantes do Jeep Compass. Outro destaque da
cabine é a praticidade. A poltrona do passageiro dianteiro, por exemplo, pode
ser dobrada para frente e o banco traseiro, bipartido 60/40, tem encosto
reclinável em 12°.O Jeep Compass é oferecido com um abrangente pacote de
equipamentos de série, incomum em sua categoria.
À parte dos itens já citados,
há alarme, ar-condicionado automático, apoios de cabeça dianteiros ativos,
apoio de braços central dianteiro deslizante com porta-objetos, assistente de
saída em subida, controle de tração, controle de velocidade de cruzeiro,
correção eletrônica de rolagem da carroceria, espelhos retrovisores externos
elétricos e aquecidos, faróis com regulagem de altura, faróis e lanterna traseira
de neblina, freios a disco nas quatro rodas, lanterna de emergência de LEDs
portátil e recarregável, pontos de ancoragem para cadeiras infantis
(Latch/Isofix), porta-copos dianteiros com iluminação, suporte para reboque,
travamento elétrico das portas, tampa de combustível com sensor de velocidade,
vidros com controle de luz solar e volante regulável em altura, entre outros.
O preço sugerido do modelo é de R$ 102.100.
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