Pela primeira vez, quem vive na cidade de São Paulo pode
se locomover utilizando trólebus equipados com chassis Volksbus. Dez unidades
do modelo 17.280 piso baixo, equipados com motor elétrico traseiro, já começaram
a rodar na zona Leste da cidade operados por meio da empresa Ambiental
Transportes, que integra o sistema de transporte público da maior cidade
brasileira.As áreas de Marketing do Produto, Engenharia de Desenvolvimento e
Engenharia Elétrica da MAN Latin America, que fabrica os caminhões e ônibus VW,
trabalharam durante seis meses para desenvolver o chassi adequado a este tipo
de aplicação. Para a fabricação dos novos trólebus, o motor e a caixa de câmbio
são removidos e os chassis Volksbus piso baixo são fornecidos com eixos e
relação de diferencial adaptados à operação. Junto com o chassi, um módulo
eletrônico que faz a interface com o novo sistema de tração elétrica e chicotes
elétricos são entregues aos fornecedores envolvidos na operação.
Para a fabricação dos novos trólebus, foi necessária a
parceria da MAN Latin America com as empresas brasileiras Induscar, fabricante
das carrocerias Caio, e a Eletra, responsável pela tração elétrica das
unidades. O chassi Volksbus sai diretamente da fábrica de Resende e vai direto
para o encarroçador. Após a colocação da carroceria, a unidade é enviada à
Eletra para finalizar o processo. São necessários aproximadamente 180 dias para
a fabricação de um novo trólebus.
“Nossa preocupação foi a de desenvolver um chassi que
faça a melhor interface com os sistemas utilizados pelos fornecedores
envolvidos na operação, além de disponibilizar no mercado de ônibus brasileiro
um produto competitivo que atenda às necessidades deste negócio”, comenta
Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin
America.
Segundo Alouche, a empresa pretende ampliar as vendas de chassis para
trólebus uma vez que hoje, com as novas tecnologias empregadas e a manutenção e
modernização da infraestrutura elétrica do sistema, o produto já é considerado
umas das melhores alternativas ao uso do diesel de petróleo no transporte
coletivo. “Nossos clientes buscam cada vez mais por soluções amigáveis ao meio
ambiente. Somos pioneiros em algumas delas e agora, com os chassis para
trólebus, oferecemos mais uma alternativa aos frotistas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário