A Porsche dá a
largada no World Endurance Championship (WEC) e nas 24 horas de Le Mans com
quatro carros. Hoje, quinta-feira, o organizador de Le Mans, o Automobile Club
de l’Ouest (ACO) em Paris, anunciou a relação de participantes que foram
selecionados para disputar a 82ª edição da corrida de longa distância clássica
nos dias 14 e 15 de junho de 2014.
A Porsche inscreveu sua nova equipe para os
dois carros 919 Hybrid com o nome “Porsche Team” na principal categoria de
protótipos de Le Mans (LMP1). Os números de largada para os inovadores carros
esportivos híbridos são 14 e 20. A equipe dos dois 911 RSR inscritos na
categoria GTE Pro é chamada “Porsche Team Manthey”. Os pilotos que conquistaram
a vitória dupla no ano passado darão mais uma vez a largada neste ano com os
números 91 e 92.
Bernhard e Dumas dividem suas forças
Os pilotos de equipe da Porsche Timo Bernhard (número de largada 20) e Romain
Dumas (número de largada 14) foram nomeados para dirigir um dos dois protótipos
Le Mans no WEC. Esta série é formada por oito corridas, incluindo as 24 horas
de Le Mans. Consequentemente, cada um dos dois carros 919 Hybrid será pilotado
por um campeão geral de Le Mans: tanto Bernhard (Alemanha, 33) como Dumas
(França, 36) conquistaram o título com a Audi em 2010. Ainda não foi feita uma
decisão final sobre quais outros pilotos de equipe da Porsche para a categoria
LMP1 se revezarão ao volante do carro durante o FIA World Endurance
Championship de 2014 - Brendon Hartley (Nova Zelândia, 24), Neel Jani (Suíça,
30), Marc Lieb (Alemanha, 33) e Mark Webber (Austrália, 37).
O chefe de equipe Andreas Seidl explicou em Paris: “A escolha óbvia era dividir
esses dois pilotos em dois carros, devido à experiência especial que eles têm
em corridas de longa distância e em Le Mans. A confirmação de nossa inscrição é
outro marco importante em nossa trajetória rumo a Le Mans. Todos estamos
entusiasmados para nos encontrar com nossos concorrentes pela primeira vez na
prova oficial em Paul Ricard no final de março e, é claro, com o início da
temporada do WEC em Silverstone em abril”.
O 919 Hybrid foi desenvolvido para atender às novas regras sobre eficiência
para a principal categoria de protótipos de Le Mans. O 919 Hybrid conta com um
sistema de motor híbrido muito complexo, que inclui um motor V4 a combustão de
baixa capacidade e com supercompressor, um motor elétrico que aciona as rodas
dianteiras e dois sistemas de recuperação de energia.
A Porsche quer defender sua vitória dupla na categoria GT
Na categoria GTE Pro, a Porsche mais uma vez está na disputa com o Porsche Team
Manthey com dois carros 911 RSR, contra as equipes da Aston Martin, Corvette,
Ferrari e SRT Viper. Muitos detalhes no carro esportivo GT de Weissach foram
aperfeiçoados para a última corrida da temporada de 2013. A aerodinâmica
modificada da dianteira, uma asa traseira mais larga e cinemática adaptável de
chassi garantem um melhor equilíbrio e mais capacidade de controle quando o
carro se encontra nos limites de direção. “Na temporada de 2013, o 911 RSR
comprovou de maneira impressionante sua capacidade em corridas de longa
distância com sua vitória dupla em Mans”, afirmou o Diretor da Porsche
Motorsport, Hartmut Kristen. “Na corrida de 24 horas de Daytona, mais uma vez
comemoramos uma vitória em uma corrida de longa distância clássica com a versão
revisada do 911 RSR; isto certamente é um bom sinal para Le Mans 2014”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário