A Pirelli será a fornecedora de pneus do Porsche GT3 Cup
Challenge a partir de 2014. A fabricante de pneus chega ao campeonato da
Porsche em um ano de grandes mudanças, já que as duas categorias da competição
(Cup e Master) terão carros novos nesta temporada.Com a troca dos pneus e dos
carros, os pilotos do Porsche GT3 Cup Challenge terão um período de adaptação
para descobrir os segredos do novo pacote técnico.
A categoria Cup terá os
novos Porsche 911 GT3 Cup da geração "991", utilizados em 2013 na
Porsche Supercup (campeonato internacional que utiliza as datas da Fórmula 1) e
disponibilizados para as demais séries monomarca da Porsche a partir deste ano.
A Challenge passa a contar com os 911 GT3 Cup "997 II", mais potentes
e modernos que os "997 I" utilizados entre 2011 e 2013. "Com
carros novos e pneus diferentes, os pilotos vão ter que ‘zerar’ as referências
anteriores e redescobrir a melhor maneira de andar no limite", explica
Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil.
Dener explica não ser possível fazer comparações entre os pneus Pirelli e os
utilizados até 2013, fabricados pela japonesa Yokohama. "Eles têm medidas,
compostos e técnicas de construção diferentes", esclarece. Os primeiros
testes, realizados no autódromo de Interlagos, mostraram a necessidade de
alterar ajustes do carro, principalmente geometria e altura da suspensão, para
que os novos pneus trabalhem nas condições ideais. "Cada pneu tem sua
característica. O acerto de carro que se mostra bom para um pneu pode não ser
ideal para outro", prossegue.
Max Wilson e Nonô Figueiredo, pilotos de Stock Car e pilotos consultores do
Porsche GT3 Cup Challenge, foram os responsáveis pelos primeiros testes com os
pneus Pirelli, em Interlagos. Foram feitos três stints, cada um com um acerto
diferente, tendo como parâmetro inicial o utilizado pela Porsche Supercup.
"O objetivo foi conseguir um acerto que deixasse o carro neutro",
explica Vinicius Quadros, um dos engenheiros de pista da categoria. "Fomos
corrigindo suspensão, altura, cambagem e outros fatores. Só não mexemos na asa
traseira e nas barras estabilizadoras, já que estes dois itens podem ser
alterados de acordo com a preferência de cada piloto", finaliza Quadros.
"A Pirelli inicia a parceria com a Porsche GT3 Cup Challenge na
expectativa de contribuir para tornar as corridas ainda mais
emocionantes", afirma Fabio Magliano, gerente de Motorsports da marca. Os
carros serão equipados com a linha de pneus P Zero para pista seca, produzida
na fábrica da Turquia. Referência para o segmento de altíssimo desempenho, o P
Zero destina-se às principais linhas de carros esportivos e de alta potência,
além de contar com compostos exclusivos para as competições em pista. Para
pista molhada, os pneus Cinturato equiparão os veículos da Porsche Cup na
medida 285/645-18.
Na categoria Cup, os 22 carros do grid serão equipados com as medidas
285/645-18 e 325/705-18. Já para os 22 modelos da categoria Challenge, serão
fornecidas as medidas 265-645-18 e 315/680-18. Em 2014, a Pirelli prevê o
fornecimento de mais de seis mil pneus para a temporada.
A temporada 2014 do Porsche GT3 Cup Challenge começará no dia 5 de abril em
Estoril, Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário