Coluna 0914 26.02.2014 - edita@rnasser.com.br
|
Salão de Genebra, 06 a 16 de março, tem posição
mercadológica bem definida para sobreviver na disputa entre a poderosa meia
dúzia que se impõe ao setor: novidades europeias e pesquisas para os novos
tempos com os automóveis – menores consumo, e emissões, integração com
eletrônica, novos combustíveis.
Novidades De veículos comuns, motores de ciclo Otto –
combustível vaporizado e velas de ignição -, ainda tem seu lugar e serão, por
tempos, maioria das vendas.
Freemont Cross – Tecnologia brasileira
permeando a carro norte americano. As invenções Fiat sob o rótulo Adventure aparecerão no Freemont e em outro Fiat, o
Panda. Coisas conhecidas, decoração com grade, molduras de faróis em preto,
bancos mesclando tecido e couro. Para o mundo, duas versões de motor: 2.0, 16v,
140 cv e 2.4, 170 cv, este tracionando as unidades enviadas ao Brasil. Tração
dianteira com cinco marchas, 4x4, seis velocidades.
Audi TT – Terceira geração do esportivo TT; a
configuração prática do protótipo mostrado no Salão de Detroit, o Allroad
Shooting Brake – utilitário esportivo de performance. Da marca, a
versão S, com tração total, do A1, sem sucesso no Brasil. Série especial, a RS4
Nogaro comemora 20 anos da RS2.
BMW – Série 2 Tourer, primeiro BMW de tração
dianteira, concorrente de Mercedes Classe B. Outro nível, a Série 4 Grand
Coupé.
Citroën C1, Peugeot 108 – Revisão estética do
C1, lançamento do 108, pequenos franceses com a mesma base no pânico da
sobrevivência o carro também é o Toyota Aygo. Da Citroën, o Cactus, nova
experiência construtiva, com envolvente moldura chamada Airbump, um para choques a meia altura.
Ferrari – Revisão no modelo Califórnia,
incluindo turbo alimentador em motor V8 3,9 litros para produzir 560 cv e
abundante torque em baixas rotações, dando extrema maneabilidade.
Honda Civic Type R – Cupê endemoniado,
seguindo a tendência das grandes marcas. Quer chamar atenção arrancando 276 cv
de um motor 2.0.
Hyundai – Crescendo em vendas e participação
mundial, quer tomar posição de coragem, fazendo concorrente para os Mercedes
Classe S, o Hyundai Genesis. V6, 3,8 litros e V8 5,0.
Lamborghini Huracan – Sucessor do Gallardo,
carroceria marcada por intensiva combinação de metal e fibra de carbono, motor
V10, 5,2 litros, 601 cv e pouco imagináveis 325 km/h de velocidade final.
Mercedes S-Class Coupé – Impactante versão
duas portas do novo parâmetro em automóveis de luxo. Junto, versão Estate -
camionete, perua, station wagon ... Ambos V8, 4,7 litros, 450 cv.
Mini - Nova
plataforma, prática, maior, permitirá instigadora versão como a do Mini em 6 -
6! - portas.
Renault –
Tenta voltar aos tempos do Twingo, genial produto. Novo modelo,
desenvolvido com a Smart, criou solução não aplicada pela Renault há quatro
décadas, o motor traseiro. No caso, o tricilíndrico do Smart ForFour.
Volkswagen – Atualização e ampliação da linha
Polo. Versões, motorizações e, até, CrossPolo. E ficará de olho no Vision C,
proposta de sua marca menor, e mais atrevida em design, a Skoda. Se
bem recebido pelo mercado, será co-optado.
Mercado
mundial, uma olhadaFechados
os números das vendas de automóveis em 1014, a Jato Dynamics, consultoria
brasileira em informações automotivas, ilumina o caminho. Chineses, vendendo
19M mantiveram a primeira posição crescendo incríveis 18% apesar de projetados
números menores, garroteados por ação anti poluição - ganhou a indústria,
perdeu o mundo. EUA, 2º., novamente, entre sorrisos expandiu 7,6% em relação a
2012, crescimento ascendente. A crise de 2009 foi-se. Terceiro mercado, Japão,
5,3M, estável, quarto Brasil, 3,5M, queda de 1,6%; Alemanha quinto, com
retração de 4,1%. Todos os BRICS tiveram queda.
Marcas
Num ranking de
marcas Toyota mantém-se líder: 6,4M; VW segunda 5,9M; Ford terceira 5,3M;
Chevrolet 4,3M. Pouco imaginável ao nosso mercado, a Nissan é a quinta mais vendida
no mundo, 3,9M, à frente da Hyundai, 3,7M. Sétima a Honda, colada na mesma
centena de milhar. Oitava Kia 2,1M; Fiat 1,7M e Renault, pouco mais de milhão e
seiscentos mil automóveis vendidos. Quando você olha a Kia, pouco mais que
adolescente, superar as centenárias Fiat e Renault, com expansão garantida por
exportações vê, o mundo do automóvel mudou.Por categoria, picape mais
vendido o Ford F 150. Utilitário esportivo, Honda CR-V, 8º. na lista
geral. Automóvel, Ford Focus, em torno de milhão de unidades.
Roda-a-Roda
Choque – Choques na matriz Ford. Apesar
do salto em 50% nas vendas, seus carros híbridos não cumprem exigências de
consumo pelo governo dos EUA, e empresa dos EUA, a Paice LLC a aciona.
Desacordo - Diz, a fabricante de automóveis
aplica sua tecnologia sem acertar cessão de direitos ou pagamento de royalties.
Mesma empresa acionou a Toyota – e ganhou, e está em arrepios com Kia e Hyundai
pelas mesmas razões.
Cenário – Wanxiang, chinesa, com US$ 149,2M
arrematou os ativos da Fisker Automotive, promissora fábrica de carros
elétricos nos EUA – sem marca e logo.
Novela - Não parece questão encerrada pois a
Wanxiang comprou a 123 Systems, fornecedora das baterias, fechou a torneira,
levou a cliente à falência.
Ocidentalização – Ética do método à parte -
parte mafiosa, a se observar, marcham para o Ocidente. Dias antes compraram 15%
da centenária e internacional Peugeot/Citroën.
Outra – Tesla, outra fabricante,
capitalizada, pertencendo a Elon Musk, dono do Paypal, assustou-se com a situação
da concorrente, comprou e desenvolve tecnologia para baterias, deixando de ser
cliente da Panasonic.
Ampliação – Reformou antigas instalações da
Nummi, ex união GM e Toyota, mas não chegará a utilizá-las para seus carros e
baterias. Novos planos tornaram-nas pequenas. Agora, diz, terá Giga fábrica.
Mercado – Incremento de vendas gerando
expansão não apenas pela autonomia pretendida, 320 km, mas por custar menos,
por ampliar o leque de produtos, com pequeno sedã para combater Mercedes C e
BMW 3, e utilitário esportivo.
… II – Distantes, perdidos em discussões
sobre o álcool ser atrelado à gasolina e esta agora importada, desconhecemos no
Brasil a realidade e o crescimento da presença dos carros elétricos.
Futuro – Pacific
Northwest National Laboratory, dos EUA, acelera ampliar o uso dos veículos
movidos por eletricidade: desenvolveu baterias lítio-enxofre, capazes de
armazenar quatro vezes mais energia – entenda-se a prática de maiores autonomia
e duração.
Não deu – O GT 86, projeto Toyota de fazer
esportivo usando mecânica 2.0 de Subaru, e da tração total eliminando a
dianteira, não vende o esperado. Antes de desistir prepara versão com motor
mais forte, e cancelou a opção conversível.
Claro – Um Subaru completo, tração integral,
anda melhor e custa menos.
Atraso – Fábrica da JAC, em projeto na Bahia,
continua presa à feitura das fundações, e assim não cumprirá o calendário do
início de produção neste exercício. Apenas em 2015.
Coisa séria – Tens agradável e novo
Citroën C4 Lounge 2013 ? Confira se o chassi tem número entre EG
500081 e EG 537375. Se, agende com revenda verificar o módulo de controle do
freio. Nesta série houve descalibração, exigindo muita força para frear.
Mercado – Novo Corolla chegará ao mercado na
2a. quinzena de março. Quer comprar a modelia atual ? Barganhe.
Dá negócio. Carro datado – na gíria o de modelo passado – em
estoque neste ano atípico, é mico a ser esconjurado, do tipo
melhor não ganhar agora para não perder depois.
Atrapalho -
Fiat anunciou a apresentação do Linea 2015 - mas em abril. Não tem problema com
estoques, sinaliza o futuro, avisando a novidade para deter interessados em
adquirir outras marcas.
Brincadeira – Diz a Hyundai ampliará de
cinco para seis anos a garantia de seus carros – caso o Brasil vença a Copa
do Mundo, tornando-se hexacampeão. Parece brincadeira de mau gosto. Se
tem qualidades por que não fazer desde já?
Novidade – Lotus mandou desenvolver moto com
sua marca pelas empresas especialistas Holzer e Kodewa. Sua C-01 mantém a
filosofia da marca, baixo peso e potência média. No caso, 210 cv vindos de
motor V2, 1,195 cm3, transmissão de seis velocidades, em chassis de aço carbono
e titânio. Experimentais, 100 unidades. Afim? inscreva-se em www.lotus-motorcycles.com/
Carnissan– Na
Internet o segundo filmete da hábil conexão proposta pela Nissan entre fabricar
veículos e preparar desfile de Carnaval, seu caso com a escola de samba
Salgueiro. Está em (facebook.com/nissanbrasil)
Esperança – Felipe Nasr foi contratado pela
Williams como terceiro piloto e de testes. Bons patrocínios, como da Petrobrás
e do Banco do Brasil permeando para a equipe, dar-lhe-ão boa visibilidade,
atenção e divulgação.
Caminho – Itens importantíssimos numa atividade
onde é rara a junção de capital e competência pessoal, como no caso. Nasr, sem
o risco de elogio ao conterrâneo, é verdadeira esperança
de ascensão na Fórmula 1, corolário de carreira construída por vitórias.
Derrapagem – Coluna 4813 se
equivocou quando, no final de novembro antecipou a certeza da ida publicando
inconfidência de familiares traçando opções para outras equipes. Errou a
equipe.
Memória –
Honda NSX 1992, ex Ayrton Senna, segundo dono o banqueiro Antônio Carlos de
Almeida Braga, não atingiu valor mínimo, US$ 125 mil – uns R$ 330 mil, em
leilão no circuito inglês de Silverstone.
História – Dificuldade em nosso
antigomobilismo é a falta de informação correta, lastreada. Grande maioria à
base do soube, ouvi li, não sei onde, e por aí vai, sem rumo. Poucos clubes dão
importância às referências, a Federação setorial filiando alguns, pouco se dá a
respeito, omissa no traçar e abrir caminhos.
Descaminho – Sem pesquisas, pouco se sabe da
realidade e, daí, a ignorância irresponsável, a falta de dados, e ante dúvida
sobre algum item, logo rotula de “Série Especial” para
explicar o que não sabe.
Sem rumo - Sem saber decupar números de
registro para descobrir dados do produto, quantificar produção de modelos e
versões, por total, ano ou período, na maioria das vezes usa a palpitologia
baseada no desconhecimento.
Exceções – As há quanto a Malzonis e Pumas
com motor Vemag; bom levantamento de Willys Executivo; dados dispersos com
fontes diferentes relativamente à produção dos Willys Interlagos.
Simca - O bom sítio www.simca.com.br, organiza
cadastro e nele a listagem atingiu 474
unidades, de sucata a carros de museu. Belo trabalho. Tens Simca,
conhece quem tem, conte ao sítio, ajude a salvar a memória da marca.
Gente – Alterações na área de
relacionamento externo da General Motors. OOOO
Aposentadorias, PDVs, demissões, transferência. OOOO Contratará 9
recém formados para moldá-los às funções. OOOO Issao Mizoguchi,
engenheiro, tremenda promoção. OOOO 1o. brasileiro a
dirigir bloco de mercado da Honda, Presidente da Honda South America. Mandará
em tudo da marca: produção, importação, vendas de motos e automóveis. OOOO
Dieter Zetsche, no. 1 da Mercedes, alegre.OOOO Resultados de vendas
e lucros em automóveis, seu projeto pessoal, aumentaram seu bônus pessoal de
8,15M para 8,25M de Euros – uns R$ 26,5M. OOOO
Nenhum comentário:
Postar um comentário