Por Roberto Costa
Fotos Divulgação
Fiel ao compromisso de colocar no mercado brasileiro todas as versões lançadas no mercado mundial a Audi cumpre mais uma etapa iniciando a comercialização da versão Sedan do seu consagrado A3. O “menor” sedan Premium do mercado chega com bagagem e preço para dar muita dor de cabeça a concorrência e ajudar na meta manter o crescimento das vendas em dois dígitos percentuais como vem acontecendo nos últimos anos. Em 2013 foram comercializados 6.690 Audi no Brasil com um crescimento de 35 por cento em relação a 2012 e tais números até superam as previsões de crescimento para o Brasil em comparação a meta global de chegar a dois milhões de unidades em 2020 sendo que em 2013 foram de 1.57 milhão.
Trabalhando números futuros a expectativa da Audi para o Brasil é começar a produzir no Brasil em 2015 e assim chegar a trinta mil unidades/ano entre nacionais e importados. O primeiro modelo a ser produzido em São José dos Pinhais, Paraná, será o A3 Sedan e algum tempo o Q3. Para acompanhar tal crescimento o número de revendedores dobrará passando dos atuais vinte nove para sessenta em três anos e, para apoiar o pós-venda, será construído um centro de distribuição de pecas.
O Audi A3 Sedan que estreou nas lojas esta semana chega para ser o campeão de vendas do modelo com a perspectiva de abocanhar quarenta por cento de suas vendas. Elegante, bem equipado e com o tradicional acabamento “Audi” os R$ 116.400,00 cobrados o colocam na vanguarda do nicho em se tratando de custo-benefício e como opcional traz apenas o sistema completo de multimídia que acresce R$9.900,00.
Vendo o Audi A3 Sedan a boa distancia é possível confundir com seu irmão maior o A4 pois seu tamanho “menor” não tira a classe e a esportividade mas ao chegar perto logo nota-se o trabalho da fabricante alemã para lhe oferecer uma personalidade própria aliada a todo seu histórico de luxo, conforto e esportividade mesmo sendo o menor e mais barato de seus sedans. Visto de frente a tradicional grade frontal com os anéis da marca em destaque se encaixa perfeita mente na linha dos pára-choques parecendo uma peça única. Os faróis principais são um capitulo a parte com os principais formando um trapézio seguindo a curvatura da carroceria e os de neblina agrupados na grade de refrigeração de forma discreta.
No perfil linhas sombreadas leves dão um ar de leveza e esportividade com as maçanetas semi-embutidas pintadas na cor do carro, retrovisor de bom tamanho e rodas de 17 polegadas bem guardadas em seus pára-lamas emoldurados em alto relevo.
A traseira segue com linhas leves mostrando um pouco pronunciado spoyler sob a tampa do porta-malas com capacidade para 425 litros (podendo crescer para 880 com o rebatimento do banco traseiro)além de e bonitas e eficientes lanternas estreitas que aglutinam todas as funções necessárias.
Entrando no Audi A3 Sedan além de uma espaço inimaginável para o seguimento logo se percebe o nível de conforto e acabamento disponível com bancos individuais com formato envolvente e regulagens precisas dando perfeitas condições ao motorista para ler o painel de instrumentos composto por três grandes instrumentos e destaque para o monitor do sistema multimídia cujo GPS agora fala português do Brasil.O volante de três raios traz controles multifuncionais e na parte inferior as borboletas para troca de marchas manualmente.O console além da alavanca de marchas traz os controles do sistema digital de ar condicionado e conjunto multimídia.
Instalado no A3 Sedan vem a melhor parte que é dirigir um compacto equipado com motor de1.8 litro turbo e 180 cavalos acoplado ao câmbio S Tronic de sete velocidades, com possibilidade de uso automático ou manual por borboletas atrás do volante, que ajuda afazer a diferença mantendo o motor sempre em rotações apropriadas e fazendo sua dupla embreagem funcionar quando é exigida potencia plena. Segundo o fabricante este modelo alcança 235 quilômetros por hora de velocidade máxima fazendo de Zero a 100 em meros 7,3 segundos podendo ser comparado a alguns modelos esportivos.
Dirigindo o A3 Sedan vai silenciosamente ganhando velocidade e com um comportamento neutro fazendo com que a vontade de dirigir esportivamente chegue e assim logo passamos o câmbio para o modo “S”com as trocas sendo feitas manualmente mas, se o trânsito paulista não dava margens para ganhar velocidade, logo se notava a disposição para sair de dificuldades e fazer ultrapassagens onde muitas vezes a troca de marchas acontecia mais para sentir o sistema que por necessidade.
Em estrada de pista dupla, plana e velocidade máxima de 120 quilômetros por hora sentíamos como se estivéssemos bem mais devagar mas em trecho de serra com bom piso e inúmeras curvas de diversos ângulos o prazer de dirigir se manifestou de vez e por mais que tentassemos abusar a trajetória se mantinha alinhada com o solicitado no volante e a carroceria firme sem adernar ou trazer algum desconforto. Um ponto a registrar é que normalmente carros com esta característica esportiva são duros e até desconfortáveis mas neste modelo nada disso acontece o que evita cansaço ao motorista em viagens longas.
Sem nenhuma preocupação em dirigir economicamente conseguimos, segundo o computador de bordo, rodar 11,8 quilômetros por litro de gasolina ajudado pelo sistema stop-start que desliga e religa o motor automaticamente sempre que ficamos parados em algum engarrafamento.
Agora é esperar a resposta do mercado que tem tudo para ser positiva pelas qualidades do Audi A3 Sedan fabricado em Gyõr na Hungria e seu é seu preço menor que de alguns concorrentes menos equipados.
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