sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

NOVA HONDA CBR 500R: A PORTA DE ENTRADA PARA AS ESPORTIVAS


Dentro do universo das duas rodas, os modelos sport são especiais e atraem os apaixonados pelas suas formas agressivas, incrível potência e pilotagem emocionante. Referência neste mercado, a Honda já está comercializando o seu modelo esportivo de entrada para a alta cilindrada: a CBR 500R, que combina beleza e alta performance com condução fácil, perfeita para quem está procurando a sua primeira esportiva e deseja sentir a adrenalina presente no DNA da marca, respeitado em todas as pistas do mundo.Além destes atributos, a nova integrante da família 500cc traz ainda preço competitivo, sendo oferecida na rede de concessionárias Honda a partir de R$ 23 mil, na versão standard.

A carenagem, além de transparecer à motocicleta um porte equivalente ao de modelos com maior cilindrada, contribui para a diminuição do arrasto aerodinâmico e acentua ainda mais o seu design esportivo. Integrados ao visual estão o painel de instrumentos digital na cor branca e o conjunto óptico, com refletor duplo multifacetado e lâmpadas halógenas , que oferece boa visibilidade em qualquer condição. A capacidade do tanque de combustível é de 15,7 litros. O peso seco do modelo é de 181 kg (183kg na versão ABS).

O desempenho, tanto em vias urbanas como na estrada, é proporcionado pelo motor bicilíndrico, de quatro tempos e 471 cm3 - DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e arrefecimento a líquido -, que desenvolve potência máxima de 50,4 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 4,55 kgf.m a 7.000 rpm. A rigidez e resistência também foram otimizadas e seus pesos reduzidos, para tornar o funcionamento ainda mais suave e eficiente. O escape foi desenvolvido em aço inoxidável, com design integrado ao pedal do garupa. Aliado a este conjunto motriz, o câmbio de seis velocidades possui embreagem multi-disco e oferece engates precisos, o que possibilita excelente desempenho do conjunto tanto em trechos urbanos quanto na estrada.

No tocante à suspensão, a Honda trouxe tudo que há de mais moderno e de alta tecnologia disponível no mercado de duas rodas. A dianteira recebeu garfo telescópio, com curso de 120 mm, desenvolvido para proporcionar total domínio e estabilidade em curvas, sem deixar de lado o conforto. Na traseira, a suspensão é monoamortecida do tipo Pro-Link, com curso de 119 mm, e conta com nove níveis de regulagens da pré-carga do amortecedor.

Ainda no quesito conforto, o painel de instrumentos é totalmente digital e de fácil leitura, que traz – além do velocímetro - conta-giros por gráfico de barras, relógio, hodômetro (total e parcial), medidores de consumo de combustível instantâneo e média, além de indicadores de diagnóstico do motor, que permite ao motociclista se concentrar na pilotagem com maior conforto e segurança.O banco de dois níveis oferece grande conforto e excelente ergonomia, permitindo que o piloto fique integrado e se fixe mais adequadamente à motocicleta. 

Isto colabora para execução de manobras mais rápidas e que exigem maior firmeza, principalmente em velocidades mais altas.Para oferecer total controle da pilotagem, a nova integrante da família CBR está equipada com freio dianteiro a disco com diâmetro de 320 mm de acionamento hidráulico e cáliper de duplo pistão. Já o traseiro, conta com disco de 240 mm de diâmetro, acionado por pistão e pinça simples. O modelo também chega com versão equipada com freios ABS, sistema eletrônico que evita o travamento das rodas e propicia total segurança, mesmo em situações de frenagem mais bruscas. Para maior segurança, todos dispõem ainda de HISS (Honda Ignition Security System - Sistema de Segurança de Ignição Honda).

A família 500cc conta ainda com outros dois modelos: a recém-lançada CB 500F, naked, e a CB 500X, crossover, que tem previsão de lançamento para este ano. Com os lançamentos, a Honda tem como objetivo oferecer modelos que proporcionem conforto, potência e segurança para todos os públicos e se firmar como líder absoluta no mercado de alta cilindrada.


Já disponível na rede de concessionárias, a CBR 500R será oferecida nas cores branca (STD e ABS) e vermelha (STD) por R$ 23 mil (standard) e R$ 24,5 mil (versão ABS).

Ficha Técnica

Item
CBR500R
Alimentação
Sistema de injeção eletrônica
programada de combustível (PGM-FI)
Altura do assento (mm)
790
Ângulo de Caster / Trail  (º /mm)
25,5 / 101,9
Bateria (V / Ah)
12 / 8,6
Capacidade do tanque (litros)
15,7 (2,8 de reserva)
Óleo do motor (litros)
3,2 (2,7 para troca)
Chassi
Aço, tipo Diamond
Consumo (km/l) (WMTC mode)
27
Diâmetro x curso (mm)
67 x 66,8
Dimensões (C x L x A) (mm)
2.075 x 740 x 1.145
Distância entre eixos (mm)
1.410
Distância mínima do solo (mm)
140
Embreagem
Multidisco / banho de óleo
Farol (alto/baixo) (W)
1 lâmpada halógena H4  60 / 55
Freio dianteiro
Disco Wavy 320mm / 2 cálipers
Freio traseiro
Disco Wavy 240mm / 1 cáliper
Motor
DOHC, bicilíndrico,
4 tempos, arrefecido a líquido, 471 cc
Peso seco (kg)
181 (183 na versão ABS)
Pneu dianteiro
120/70 - ZR17M/C
Pneu traseiro
160/60 - ZR17M/C
Potência máxima (CV/rpm)
50,4 x 8.500
Relação de compressão
10,7: 1
Sistema de partida
Elétrica
Suspensão dianteira
Telescópica
Suspensão traseira
Braço oscilante Pro-Link
Torque máximo (Nm/rpm)
4,3 x 7.000
Transmissão
6 velocidades

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