Dentro do
universo das duas rodas, os modelos sport são especiais e atraem os apaixonados
pelas suas formas agressivas, incrível potência e pilotagem emocionante. Referência
neste mercado, a Honda já está comercializando o seu modelo esportivo de
entrada para a alta cilindrada: a CBR 500R, que combina beleza e alta
performance com condução fácil, perfeita para quem está procurando a sua
primeira esportiva e deseja sentir a adrenalina presente no DNA da marca, respeitado
em todas as pistas do mundo.Além destes
atributos, a nova integrante da família 500cc traz ainda preço competitivo,
sendo oferecida na rede de concessionárias Honda a partir de R$ 23 mil, na
versão standard.
A carenagem, além
de transparecer à motocicleta um porte equivalente ao de modelos com maior
cilindrada, contribui para a diminuição do arrasto aerodinâmico e acentua ainda
mais o seu design esportivo. Integrados ao visual estão o painel de
instrumentos digital na cor branca e o conjunto óptico, com refletor duplo
multifacetado e lâmpadas halógenas , que oferece boa visibilidade em
qualquer condição. A capacidade do tanque de combustível é de 15,7 litros. O
peso seco do modelo é de 181 kg (183kg na versão ABS).
O desempenho,
tanto em vias urbanas como na estrada, é proporcionado pelo motor bicilíndrico,
de quatro tempos e 471 cm3 - DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo
comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e arrefecimento a
líquido -, que desenvolve potência máxima de 50,4 cv a 8.500 rpm e torque máximo
de 4,55 kgf.m a 7.000 rpm. A
rigidez e resistência também foram otimizadas e seus pesos reduzidos, para
tornar o funcionamento ainda mais suave e eficiente. O escape foi desenvolvido
em aço inoxidável, com design integrado ao pedal do garupa. Aliado a este
conjunto motriz, o câmbio de seis velocidades possui embreagem multi-disco e
oferece engates precisos, o que possibilita excelente desempenho do conjunto
tanto em trechos urbanos quanto na estrada.
No tocante à
suspensão, a Honda trouxe tudo que há de mais moderno e de alta tecnologia
disponível no mercado de duas rodas. A dianteira recebeu garfo telescópio, com
curso de 120 mm, desenvolvido para proporcionar total domínio e estabilidade em
curvas, sem deixar de lado o conforto. Na traseira, a suspensão é
monoamortecida do tipo Pro-Link, com curso de 119 mm, e conta com nove níveis
de regulagens da pré-carga do amortecedor.
Ainda no quesito
conforto, o painel de instrumentos é totalmente digital e de fácil leitura, que
traz – além do velocímetro - conta-giros por gráfico de barras, relógio,
hodômetro (total e parcial), medidores de consumo de combustível instantâneo e
média, além de indicadores de diagnóstico do motor, que permite ao motociclista
se concentrar na pilotagem com maior conforto e segurança.O banco de dois
níveis oferece grande conforto e excelente ergonomia, permitindo que o piloto
fique integrado e se fixe mais adequadamente à motocicleta.
Isto colabora para
execução de manobras mais rápidas e que exigem maior firmeza, principalmente em
velocidades mais altas.Para oferecer total controle da pilotagem, a nova
integrante da família CBR está equipada com freio dianteiro a disco com
diâmetro de 320 mm de acionamento hidráulico e cáliper de duplo pistão. Já o
traseiro, conta com disco de 240 mm de diâmetro, acionado por pistão e pinça
simples. O modelo também chega com versão equipada com freios ABS, sistema
eletrônico que evita o travamento das rodas e propicia total segurança, mesmo
em situações de frenagem mais bruscas. Para maior segurança, todos dispõem
ainda de HISS (Honda Ignition Security System - Sistema de Segurança de Ignição
Honda).
A família 500cc
conta ainda com outros dois modelos: a recém-lançada CB 500F, naked, e a CB
500X, crossover, que tem previsão de lançamento para este ano. Com os
lançamentos, a Honda tem como objetivo oferecer modelos que proporcionem
conforto, potência e segurança para todos os públicos e se firmar como líder
absoluta no mercado de alta cilindrada.
Já disponível na
rede de concessionárias, a CBR 500R será oferecida nas cores branca (STD e ABS)
e vermelha (STD) por R$ 23 mil (standard) e R$ 24,5 mil (versão ABS).
Ficha Técnica
Item
|
CBR500R
|
Alimentação
|
Sistema de injeção eletrônica
programada de combustível (PGM-FI) |
Altura do assento (mm)
|
790
|
Ângulo de Caster / Trail (º
/mm)
|
25,5 / 101,9
|
Bateria (V / Ah)
|
12 / 8,6
|
Capacidade do tanque (litros)
|
15,7 (2,8 de reserva)
|
Óleo do motor (litros)
|
3,2 (2,7 para troca)
|
Chassi
|
Aço, tipo Diamond
|
Consumo (km/l) (WMTC mode)
|
27
|
Diâmetro x curso (mm)
|
67 x 66,8
|
Dimensões (C x L x A) (mm)
|
2.075 x 740 x 1.145
|
Distância entre eixos (mm)
|
1.410
|
Distância mínima do solo (mm)
|
140
|
Embreagem
|
Multidisco / banho de óleo
|
Farol (alto/baixo) (W)
|
1 lâmpada halógena H4
60 / 55
|
Freio dianteiro
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Disco Wavy 320mm / 2 cálipers
|
Freio traseiro
|
Disco Wavy 240mm / 1 cáliper
|
Motor
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DOHC, bicilíndrico,
4 tempos, arrefecido a líquido, 471 cc
|
Peso seco (kg)
|
181 (183 na versão ABS)
|
Pneu dianteiro
|
120/70 - ZR17M/C
|
Pneu traseiro
|
160/60 - ZR17M/C
|
Potência máxima (CV/rpm)
|
50,4 x 8.500
|
Relação de compressão
|
10,7: 1
|
Sistema de partida
|
Elétrica
|
Suspensão dianteira
|
Telescópica
|
Suspensão traseira
|
Braço oscilante Pro-Link
|
Torque máximo (Nm/rpm)
|
4,3 x 7.000
|
Transmissão
|
6 velocidades
|
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