domingo, 23 de fevereiro de 2014

O desafio logístico do FIA WEC para a Audi

 
O novo Audi R18 e-tron quattro estará presente nas oito etapas do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) deste ano, que estão divididas entre pistas da Europa, Ásia e das Américas do Sul e do Norte. Antes dos pilotos assumirem o volante, é o time de logística da Audi Sport Team Joest, quem trabalha duro para transportar todo o material necessário ao redor do planeta."Um campeonato mundial como o WEC não é apenas um desafio desportivo e tecnológico para as fábricas. Elas também precisam estar altamente preparadas do ponto de vista logístico, para tudo funcionar dentro do cronograma", comenta o chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. "No Audi Sport Team Joest, nós contamos com um time que já se sente em casa em todas as pistas do calendário e que trabalha conosco há anos. Esse entrosamento é fundamental para cumprir cada detalhe do processo de logística".

Os testes de pré-temporada, que começaram em janeiro, representam o início do calendário sob o ponto de vista logístico, ainda que sejam a parte mais fácil dele. Depois da rodada de abertura do Mundial de Endurance, marcada para 20 de abril em Silverstone, na Inglaterra, a segunda etapa do ano será realizada apenas duas semanas depois, em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Mais quatro semanas e, no primeiro fim de semana de junho, todo o equipamento deverá estar em Le Mans, na França, para o dia de testes visando a prova de 24 Horas que será disputada nos dias 15 e 16 do mesmo mês. Em solo europeu, todo o equipamento, incluindo os carros da Audi Sport e Audi Sport Team Joest, será transportado por caminhões.

A marca das quatro argolas está preparando três protótipos para as corridas de Spa e de Le Mans. E nas demais provas do FIA WEC, usará dois modelos Audi R18 e-tron quattro. E o primeiro desafio fora da Europa será 14 semanas depois da prova na França, com a etapa em Austin, nos Estados Unidos. A própria organização do Campeonato Mundial oferece uma infraestrutura logística para todos os times e, assim, transportará cerca de 200 toneladas de componentes através de aviões de carga. Além disso, alguns materiais podem ser transportados para determinadas corridas através de frete marítimo. Partindo da Europa, serão cerca de 49 mil quilômetros a serem percorridos entre as etapas dos Estados Unidos (Austin, 20 de setembro), Japão (Fuji, 12 de outubro), China (Shanghai, 02 de novembro), Bahrein (15 de novembro) e Brasil (São Paulo, 30 de novembro), além da volta para a Alemanha. "O equipamento não volta para a Alemanha no período entre as etapas", conta Chris Reinke, chefe da LMP na Audi Sport. "Isso significa que a gente precisa considerar uma quilometragem limite para cada componente do carro, além de eventuais acidentes. Existem componentes com desgaste bem peculiar, que precisam ser trocados em ciclos definidos. E também existem as peças que são usadas várias vezes."

Além dos carros e das peças de reposição, as ferramentas (que incluem chaves, plataformas de elevação e outros itens da garagem) também viajam de avião. Os membros da equipe guardam cerca de 36 toneladas de material em 176 cases de voo. O transporte das pessoas ligadas ao time também é planejado com precisão cirúrgica. Uma equipe especializada em set-up e desmontagem viaja para as corridas de 6 Horas um dia antes para receber o equipamento e montar os boxes. E fica um dia a mais no autódromo, desmontando e despachando novamente o aparato. Consequentemente, estes são eventos que podem durar entre 10 e 12 dias para alguns integrantes da equipe, dependendo da localização. E para os especialistas em logística, a temporada começa sempre em dezembro. A de 2014, por exemplo, começou logo que a equipe retornou da viagem ao Bahrein, onde foi encerrado o campeonato do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário