O novo Audi R18
e-tron quattro estará presente nas oito etapas do Campeonato Mundial de
Endurance (FIA WEC) deste ano, que estão divididas entre pistas da Europa, Ásia
e das Américas do Sul e do Norte. Antes dos pilotos assumirem o volante, é o
time de logística da Audi Sport Team Joest, quem trabalha duro para transportar
todo o material necessário ao redor do planeta."Um campeonato mundial como
o WEC não é apenas um desafio desportivo e tecnológico para as fábricas. Elas
também precisam estar altamente preparadas do ponto de vista logístico, para
tudo funcionar dentro do cronograma", comenta o chefe da Audi Motorsport,
Dr. Wolfgang Ullrich. "No Audi Sport Team Joest, nós contamos com um time
que já se sente em casa em todas as pistas do calendário e que trabalha conosco
há anos. Esse entrosamento é fundamental para cumprir cada detalhe do processo
de logística".
Os testes de pré-temporada, que começaram em janeiro, representam o início do
calendário sob o ponto de vista logístico, ainda que sejam a parte mais fácil
dele. Depois da rodada de abertura do Mundial de Endurance, marcada para 20 de
abril em Silverstone, na Inglaterra, a segunda etapa do ano será realizada
apenas duas semanas depois, em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Mais quatro
semanas e, no primeiro fim de semana de junho, todo o equipamento deverá estar
em Le Mans, na França, para o dia de testes visando a prova de 24 Horas que
será disputada nos dias 15 e 16 do mesmo mês. Em solo europeu, todo o
equipamento, incluindo os carros da Audi Sport e Audi Sport Team Joest, será
transportado por caminhões.
A marca das quatro argolas está preparando três protótipos para as corridas de
Spa e de Le Mans. E nas demais provas do FIA WEC, usará dois modelos Audi R18
e-tron quattro. E o primeiro desafio fora da Europa será 14 semanas depois da
prova na França, com a etapa em Austin, nos Estados Unidos. A própria
organização do Campeonato Mundial oferece uma infraestrutura logística para
todos os times e, assim, transportará cerca de 200 toneladas de componentes
através de aviões de carga. Além disso, alguns materiais podem ser
transportados para determinadas corridas através de frete marítimo. Partindo da
Europa, serão cerca de 49 mil quilômetros a serem percorridos entre as etapas dos
Estados Unidos (Austin, 20 de setembro), Japão (Fuji, 12 de outubro), China
(Shanghai, 02 de novembro), Bahrein (15 de novembro) e Brasil (São Paulo, 30 de
novembro), além da volta para a Alemanha. "O equipamento não volta para a
Alemanha no período entre as etapas", conta Chris Reinke, chefe da LMP na
Audi Sport. "Isso significa que a gente precisa considerar uma
quilometragem limite para cada componente do carro, além de eventuais
acidentes. Existem componentes com desgaste bem peculiar, que precisam ser
trocados em ciclos definidos. E também existem as peças que são usadas várias
vezes."
Além dos carros e das peças de reposição, as ferramentas (que incluem chaves,
plataformas de elevação e outros itens da garagem) também viajam de avião. Os
membros da equipe guardam cerca de 36 toneladas de material em 176 cases
de voo. O transporte das pessoas ligadas
ao time também é planejado com precisão cirúrgica. Uma equipe especializada em
set-up e desmontagem viaja para as corridas de 6 Horas um dia antes para receber
o equipamento e montar os boxes. E fica um dia a mais no autódromo, desmontando
e despachando novamente o aparato. Consequentemente, estes são eventos que
podem durar entre 10 e 12 dias para alguns integrantes da equipe, dependendo da
localização. E para os especialistas em logística, a temporada começa sempre em
dezembro. A de 2014, por exemplo, começou logo que a equipe retornou da viagem
ao Bahrein, onde foi encerrado o campeonato do ano passado.
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